Descubra as melhores sugestões para campanhas de Natal
Não conseguiu aumentar as vendas na Black Friday? Não desanime! A maior época de vendas do ano está à porta, sim, mas ainda vai a tempo de conhecer as melhores sugestões para campanhas de Natal de forma a atrair mais clientes e compensar os maus resultados do ano de 2020.
O espírito natalício não falha e é mais contagioso que a Covid-19! Muitos consumidores já andam a cantarolar músicas de Natal, a enfeitar as suas casas com árvores e luzinhas coloridas e a procurar por ideias para os seus presentes de Natal, e é por isso que tem de se apressar: ler este artigo, conhecer algumas sugestões para campanhas de Natal e pô-las em prática o quanto antes para gerar mais interesse pelos seus produtos ou serviços!
1. Sugestões para campanhas de Natal | Email marketing segmentado
A nossa primeira sugestão vai para campanhas de email marketing segmentado, ou seja, para o envio de emails personalizados para os diferentes grupos do seu público-alvo, já que nem todas as pessoas estão na mesma etapa do funil de vendas:
- Sugestões de presentes de Natal para prospects, para despertar o interesse para os seus produtos;
- Campanhas relacionadas com um artigo em específico para clientes habituais;
- Campanhas para uma loja física, em particular, e só para pessoas que estejam nas
- proximidades;
- Campanhas direcionadas a um público mais jovem ou mais idoso…
O que importa é aproveitar a sua lista de contactos, que tem os endereços de pessoas que já manifestaram interesse pela sua empresa, para promover os seus produtos ou serviços neste Natal. E não se esqueça de apostar também, e independentemente do segmento, num bom título, num visual natalício agradável e, claro, num conteúdo realmente relevante e num link para o seu site ou loja virtual.
Para mais informação, leia também o nosso artigo sobre como fazer email marketing para o Natal.
2. Sugestões para campanhas de Natal | Listas de desejos de Natal
Como sabe, antes de começar a venda de forma mais aguerrida, deve despertar o desejo no seu público-alvo e a melhor forma de fazê-lo é através de campanhas com listas de desejos de Natal (no site, loja virtual, redes sociais, email marketing, links patrocinados, etc). Interessa é aproveitar este tipo de campanha pré-Natal para mostrar os produtos ou serviços que podem interessar os seus clientes e potenciais clientes e que possam ser incluídos nas suas listas de desejos – e mais tarde incluídos nas suas listas de compras, claro!
3. Sugestões para campanhas de Natal | Ideias para presentes de Natal
Outro tipo de promoção pré-Natal que não pode desperdiçar, é a campanha com sugestões de presentes de Natal. Pode fazer campanhas mais generalistas que possam atingir toda a gente de igual forma, já que a maioria dos portugueses compra (e recebe) presentes no Natal, mas a ideia aqui é segmentar o seu público de modo a oferecer sugestões que tenham afinidade com os seus gostos e características. Uma campanha com sugestões de presentes para o amigo secreto, para os avós, para crianças, etc. Em alternativa, ou em simultâneo, também pode fazer campanhas com base no perfil dos diferentes segmentos da sua audiência: uma campanha para quem gosta de ler, viajar, fazer desporto, cozinhar, etc.
4. Sugestões para campanhas de Natal | Sorteios ou concursos
Ninguém resiste a uma oportunidade de ganhar qualquer coisa e por isso deve investir também em sorteios ou concursos no período do Natal, seja de uma forma mais clássica (sorteio), seja de uma forma mais criativa (concurso) que estimule a imaginação dos concorrentes e se preste a partilhas em redes sociais, aumentando assim a visibilidade da sua empresa (foto ou frase mais criativa sobre um dos seus produtos, por exemplo).
5. Sugestões para campanhas de Natal | Redes sociais
Como as redes sociais concentram muitos utilizadores que nesta altura do ano procuram por sugestões de presentes de Natal (entre outras coisas), deve considerá-las na hora de publicar as suas campanhas. Mas de modo diferenciado, pois os seus seguidores no Facebook, não são os mesmo do Instagram ou LinkedIn! No Facebook, por exemplo, pode publicar os tais sorteios ou concursos que falámos na sugestão anterior, e no Instagram pode aproveitar para expor os seus produtos numa montra virtual, através de fotografias apelativas. E independentemente do formato da sua campanha, deve colocar sempre um call-to-action ou chamada para a ação que conduza os utilizadores até ao seu site ou loja virtual.
6. Sugestões para campanhas de Natal | Publicidade paga
Se tiver budget disponível, aproveite também para investir em publicidade paga agora pelo Natal. Será sempre um investimento com grande retorno porque, como sabe, os consumidores estão a usar cada vez mais a Internet para as suas pesquisas de presentes de Natal. Portanto, seja através do Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, entre outros, promova os seus produtos ou serviços através de campanhas segmentadas e com palavras-chave relacionadas com o Natal.
Principais erros a evitar no Google Ads!
7. Sugestões para campanhas de Natal | Marketing digital + marketing tradicional
O marketing digital (online) também traz excelentes resultados, se conjugado com o marketing tradicional (offline) particularmente nesta época festiva. Nesse sentido, se o seu negócio não for exclusivamente digital, crie ações de marketing que possam aumentar as vendas da sua empresa, ora direcionando os consumidores para a sua loja física, ora para o seu site ou loja virtual: pode divulgar pela Internet as promoções da sua loja física, pode usar um mesmo anúncio no Google Ads e num outdoor no metro ou na paragem de autocarro, etc.
8. Sugestões para campanhas de Natal | Causas sociais
A solidariedade sempre foi importante, mas neste Natal de 2020, em plena pandemia, é fundamental para uma empresa poder mostrar os seus valores aos seus clientes, seja oferecendo alguns produtos, seja colocando-os a um preço mais acessível, seja redirecionado uma percentagem das vendas de Natal a uma causa ou instituição de solidariedade social.
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