Vantagens Em Ter Uma Empresa Solidária

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Ajudar o próximo, juntar-se a uma causa, utilizar o seu tempo livre ou parte dos lucros do seu negócio para fazer o bem não interessa a quem, são vantagens que bastem para decidir ter uma empresa solidária. Mas a isso ainda há a juntar benefícios fiscais e empresariais que colocam a cereja no topo do bolo: empresas solidárias conseguem ser mais rentáveis!

Seguramente que há vantagens em ter uma empresa solidária, caso contrário não estaria a aumentar consideravelmente o número de empresários que inclui medidas de responsabilidade social nas estratégias dos seus negócios. Adeptos das boas práticas empresariais que ajudam a alavancar o país, gerando impactos positivos nas comunidades a que se dirigem, mas também nos paradigmas da educação, da investigação ou do sentido de cidadania.

O que são empresas solidárias?

Genericamente, são consideradas empresas solidárias, as empresas que diferem das tradicionais associações sem fins lucrativos, mas que investem parte dos seus lucros ou do seu tempo, em causas nobres, como voluntariado corporativo, donativos a instituições de solidariedade social e outros projetos solidários.

Quais as vantagens em ter uma empresa solidária?

São vários os benefícios em ter uma empresa solidária, de vantagens fiscais e sociais, passando pela notoriedade e rentabilidade da marca.

Benefícios fiscais

Se a sua empresa (sujeito passivo de IRC) concede donativos em dinheiro a entidades públicas ou privadas que se dedicam a atividades nas áreas social, cultural, ambiental, desportiva ou educacional, poderá beneficiar de uma majoração entre 20% e 50% do custo, para efeitos de determinação do respetivo lucro tributável.

Benefícios empresariais a nível interno

  • Quando a sua empresa contribui para causas solidárias, incentiva e motiva os colaboradores a serem mais produtivos.
  • Os funcionários de uma empresa solidária são, regra geral, pessoas orgulhosas por fazer parte de uma organização que se preocupa com o bem-estar social.

Conheça também outras dicas para motivar os seus colaboradores.

Benefícios empresariais a nível externo

  • Com o mecenato, a sua empresa ganha prestígio porque nenhum consumidor fica indiferente a um negócio que aposta na área da responsabilidade social.
  • O facto de ganhar prestígio leva a sua empresa a aumentar a reputação da marca e consequentemente a ganhar a credibilidade e confiança dos consumidores.
  • Sendo uma referência dentro do seu mercado de atuação, a sua empresa consegue atrair e reter mais clientes.
  • Por outro lado, ações de solidariedade (por exemplo, no Natal) funcionam como publicidade gratuita: chamam a atenção do público, mas também dos meios de comunicação social, o dá uma grande notoriedade à empresa e influencia a opinião pública.
  • Interagindo com projetos de solidariedade, a sua empresa acaba por relacionar-se também com outras empresas e isso abre as portas a novas oportunidades de negócio e parcerias estratégicas.

Benefícios sociais

  • Ao ser solidária, a sua empresa interage de forma mais efetiva com a comunidade, integrando-se melhor no meio que a rodeia.
  • E, claro, deixámos o mais importante para o fim: uma empresa solidária ajuda o próximo, sejam crianças órfãs, pessoas com problemas físicos e mentais, lares de terceira idade, animais… e muito mais!

Como implementar o mecenato na sua empresa?

Conheceu as vantagens em ter uma empresa solidária e gostava de iniciar um projeto de voluntariado? Continue a ler este artigo e tome nota de algumas ideias para implementar o mecenato.

Dia do Voluntariado

Para começar, o ideal é marcar o Dia do Voluntariado da sua empresa. Pode parecer pouco, mas é quanto basta para encetar a sua estratégia social que, com o tempo, abarcará outros projetos.

A ideia é procurar uma instituição que possa precisar dos seus recursos humanos para promover o envolvimento dos colaboradores em causas sociais. Fazer limpezas ou pintar as paredes numa IPSS? Dar formação a toxicodependentes? Tomar conta de crianças carenciadas? Desenvolver atividades com idosos? Acarinhar animais que vivem em canis… Ideias não faltam!

Este Dia do Voluntariado pode coincidir com a época do Natal, o aniversário da sua empresa ou outra data que faça sentido para a sua corporação. O que importa é que nesse dia, faça chuva ou faça sol, contribuam para o benefício da comunidade, sim? Isso vai ser ótimo para aumentar o prestígio da sua marca, contribuir para a perceção de que se trata de uma família mais do que uma empresa, mas também para motivar os seus colaboradores.

Ações ou campanhas pontuais

Se não quer arriscar marcar um dia para voluntariado, por que não organizar ações ou campanhas de solidariedade de intervenção pontual? Uma campanha de recolha de alimentos ou vestuário para distribuir numa associação local, por exemplo, é uma excelente forma de implementar o mecenato na sua empresa.

Projetos de grupo

Outra sugestão interessante é aproveitar o know-how da sua empresa e as competências especificas dos seus colaboradores para promover projetos de grupo de cariz social. Projetos capazes de ajudar a comunidade e envolver pessoas de diferentes departamentos, em horário de expediente, mas fora do ambiente normal e formal de trabalho. Por exemplo, se trabalha com novas tecnologias pode ministrar uma ação de formação sobre como usar a Internet, para a terceira idade. Se trabalha na área da restauração, pode oferecer refeições a sem-abrigo. Se trabalha na área da medicina dentária, pode fazer consultas gratuitas de rastreamento para crianças em idade escolar.

Pró-bono ou assessoria profissional

Se tem uma consultora, um gabinete jurídico ou trabalha no setor tecnológico – entre outros – considere o formato pró-bono para ajudar o próximo. Basta prestar os seus serviços habituais a associações carenciadas sem qualquer custo adicional.

Contribuições em donativos ou géneros

E por fim, outra forma de implementar o mecenato na sua empresa é contribuir para determinada causa ou associação com donativos. Desde a contribuição financeira à oferta (ou desconto) de produtos/serviços que vende, passando pela cedência de equipamentos ou instalações.

Todas as vantagens em ter uma empresa solidária provam que a responsabilidade social influencia positivamente a performance e potencial de crescimento de um negócio. Do que está à espera para potenciar o seu?

Talvez lhe interesse ler também o nosso artigo sobre Marketing Cultural. Clique aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Vantagens Em Ter Uma Empresa Solidária

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.