Se procurar emprego é sempre uma tarefa difícil e morosa, procurar emprego durante a pandemia é um filme! Um filme dramático e cheio de suspense devido ao novo coronavírus que veio desequilibrar a economia a ponto de gerar uma crise mundial que teve – e continua a ter – grandes reflexos no mercado de trabalho.
10 Dicas para procurar emprego durante a pandemia
Não importa se está à procura do primeiro emprego, se foi despedido ou anda em busca de um novo desafio. Deve tomar nota destas dicas para procurar emprego durante a pandemia em vez de interromper o processo e ficar aí, sentado no sofá à espera que cheguem melhores dias. É verdade que neste momento há menos oportunidades de trabalho do que existiam, por exemplo, há um ano atrás, mas isso não o deve travar, até porque há áreas de atuação que estão a ganhar destaque com as alterações impostas pela Covid-19. Além disso, o teletrabalho está a ganhar força, as lojas online a ganhar mais clientes e o trabalho de freelancer a ganhar destaque. Logo, mesmo durante a pandemia é possível encontrar trabalho, desde que se mantenha concentrado e disciplinado!
1. Psst! Não desista!
Procurar emprego durante a pandemia não é situação que se deseje a ninguém, mas se lhe calhou a si… não desista! Há menos vagas de trabalho, mas isso não significa que possa baixar os braços, assumindo que não existem vagas na sua área de trabalho. Elas existem, sim, e precisamente por serem menos não pode descuidar-se ao ponto de deixar outro candidato ocupar-lhe o lugar. Portanto, crie ou mantenha o hábito de pesquisar anúncios de emprego todos os dias, em canais offline, mas principalmente online (como vamos ver de seguida).
Saiba como e onde procurar por um novo emprego!
2. Esteja atento ao mercado online
Deve privilegiar os canais online para procurar emprego durante a pandemia, não só por uma questão de segurança pessoal, mas também porque as empresas estão a valorizar cada vez mais a Internet para encetarem, desenvolverem e concluírem os seus processos de recrutamento. Por isso, visite diariamente portais de emprego e redes sociais como o LinkedIn para ampliar a sua rede de contactos.
3. Atualize o seu currículo
Se o seu currículo está mais do que atualizado, pode passar esta dica à frente, mas se não está, aproveite o confinamento para rever as informações do seu currículo e acrescentar novos dados. Lembre-se, por exemplo, que agora as empresas estão a valorizar pessoas com competências tecnológicas que sejam flexíveis e tenham capacidade de se adaptarem a mudanças.
E já agora aproveite para criar ou atualizar o seu perfil no LinkedIn, pois esta rede social de networking pode-lhe ser muito útil na hora de procurar emprego durante a pandemia.
4. Invista em novos conhecimentos
Não tem informação para acrescentar ao seu currículo, mas gostava de ter? Ótimo porque está na hora de melhorar, maximizar ou pelo menos atualizar os seus conhecimentos! Pesquise na Internet porque nesta altura de pandemia existem muitas ações de formação e cursos online (alguns gratuitos) que podem ajudá-lo a aumentar as suas competências e até a explorar novas áreas de atividade.
5. Aumente o leque de anúncios de emprego a que pode responder
Tome consciência de uma vez por todas de que em época de pandemia o emprego em que tem mais interesse pode não estar disponível. Não seja demasiado exigente! Aumente o leque de anúncios de emprego a que pode responder, pois seguramente que existem muitas outras funções de que vai gostar.
6. Considere trabalhos temporários
A pandemia vai acabar um dia e nessa altura o mercado de trabalho vai recuperar, mas até lá porque não considera trabalhos temporários ou trabalhos como freelancer? Quem sabe um trabalho temporário não se pode transformar num emprego permanente ou se um hobbie não se pode transformar numa fonte de rendimento? E ainda que isso não aconteça, deve aproveitar o facto de alguns setores de atividade (como logística e saúde) estarem a recrutar para trabalhos temporários, pelo menos enquanto procura emprego durante a pandemia.
7. Prepare-se para entrevistas online
Como sabe, por motivos de segurança a maioria dos processos de recrutamento estão a ser feitos remotamente através da Internet, e por isso enquanto estiver a procurar emprego durante a pandemia aproveite para se preparar para entrevistas online, pensando no local mais indicado, em sua casa, para encetar uma videochamada, no equipamento necessário (câmara, colunas de som, microfone…) e pensando também na sua postura corporal, tom de voz, vestuário que vai usar, etc. E se tiver oportunidade, pratique e ensaie para na hora H se sentir confortável em frente da câmara.
Saiba como se preparar para uma entrevista online!
8. Preveja a possibilidade do teletrabalho
Está disponível para o teletrabalho ou precisa de melhorar algumas competências tecnologias para trabalhar a partir de casa? Não perca tempo! Comece já a ampliar as suas habilidades e a procurar um espaço cómodo e bem iluminado, aí em casa, que sirva de escritório, sim?
9. Ajuste a sua expetativa de ordenado à nova realidade
Ao procurar emprego durante a pandemia deve conseguir ajustar as suas pretensões a nível de ordenado à nova realidade motivada pela Covid-19 e consequente crise económica. Ou seja, nesta altura é provável que tenha de baixar a franquia porque os salários oferecidos são, em muitos casos, inferiores aos valores praticados há um ano atrás.
10. Seja paciente
Paciência, paciência, paciência… este é o seu mantra enquanto estiver a procurar emprego durante a pandemia porque há menos anúncios de emprego, porque os processos de recrutamento estão a demorar mais tempo para serem concluídos do que o habitual e porque também os recrutadores se estão a habituar a esta nova situação. Por isso, só com grandes doses de paciência e resiliência consegue superar esta fase menos boa.
E por fim, se está farto de responder a anúncios de trabalho e nada, aceite este conselho em jeito de 11º dica para procurar emprego durante a pandemia: faça candidaturas espontâneas!