Como procurar emprego durante a pandemia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Se procurar emprego é sempre uma tarefa difícil e morosa, procurar emprego durante a pandemia é um filme! Um filme dramático e cheio de suspense devido ao novo coronavírus que veio desequilibrar a economia a ponto de gerar uma crise mundial que teve – e continua a ter – grandes reflexos no mercado de trabalho.

10 Dicas para procurar emprego durante a pandemia

Não importa se está à procura do primeiro emprego, se foi despedido ou anda em busca de um novo desafio. Deve tomar nota destas dicas para procurar emprego durante a pandemia em vez de interromper o processo e ficar aí, sentado no sofá à espera que cheguem melhores dias. É verdade que neste momento há menos oportunidades de trabalho do que existiam, por exemplo, há um ano atrás, mas isso não o deve travar, até porque há áreas de atuação que estão a ganhar destaque com as alterações impostas pela Covid-19. Além disso, o teletrabalho está a ganhar força, as lojas online a ganhar mais clientes e o trabalho de freelancer a ganhar destaque. Logo, mesmo durante a pandemia é possível encontrar trabalho, desde que se mantenha concentrado e disciplinado!

1. Psst! Não desista!

Procurar emprego durante a pandemia não é situação que se deseje a ninguém, mas se lhe calhou a si… não desista! Há menos vagas de trabalho, mas isso não significa que possa baixar os braços, assumindo que não existem vagas na sua área de trabalho. Elas existem, sim, e precisamente por serem menos não pode descuidar-se ao ponto de deixar outro candidato ocupar-lhe o lugar. Portanto, crie ou mantenha o hábito de pesquisar anúncios de emprego todos os dias, em canais offline, mas principalmente online (como vamos ver de seguida).

Saiba como e onde procurar por um novo emprego!

2. Esteja atento ao mercado online

Deve privilegiar os canais online para procurar emprego durante a pandemia, não só por uma questão de segurança pessoal, mas também porque as empresas estão a valorizar cada vez mais a Internet para encetarem, desenvolverem e concluírem os seus processos de recrutamento. Por isso, visite diariamente portais de emprego e redes sociais como o LinkedIn para ampliar a sua rede de contactos.

3. Atualize o seu currículo

Se o seu currículo está mais do que atualizado, pode passar esta dica à frente, mas se não está, aproveite o confinamento para rever as informações do seu currículo e acrescentar novos dados. Lembre-se, por exemplo, que agora as empresas estão a valorizar pessoas com competências tecnológicas que sejam flexíveis e tenham capacidade de se adaptarem a mudanças.
E já agora aproveite para criar ou atualizar o seu perfil no LinkedIn, pois esta rede social de networking pode-lhe ser muito útil na hora de procurar emprego durante a pandemia.

4. Invista em novos conhecimentos

Não tem informação para acrescentar ao seu currículo, mas gostava de ter? Ótimo porque está na hora de melhorar, maximizar ou pelo menos atualizar os seus conhecimentos! Pesquise na Internet porque nesta altura de pandemia existem muitas ações de formação e cursos online (alguns gratuitos) que podem ajudá-lo a aumentar as suas competências e até a explorar novas áreas de atividade.

5. Aumente o leque de anúncios de emprego a que pode responder

Tome consciência de uma vez por todas de que em época de pandemia o emprego em que tem mais interesse pode não estar disponível. Não seja demasiado exigente! Aumente o leque de anúncios de emprego a que pode responder, pois seguramente que existem muitas outras funções de que vai gostar.

6. Considere trabalhos temporários

A pandemia vai acabar um dia e nessa altura o mercado de trabalho vai recuperar, mas até lá porque não considera trabalhos temporários ou trabalhos como freelancer? Quem sabe um trabalho temporário não se pode transformar num emprego permanente ou se um hobbie não se pode transformar numa fonte de rendimento? E ainda que isso não aconteça, deve aproveitar o facto de alguns setores de atividade (como logística e saúde) estarem a recrutar para trabalhos temporários, pelo menos enquanto procura emprego durante a pandemia.

7. Prepare-se para entrevistas online

Como sabe, por motivos de segurança a maioria dos processos de recrutamento estão a ser feitos remotamente através da Internet, e por isso enquanto estiver a procurar emprego durante a pandemia aproveite para se preparar para entrevistas online, pensando no local mais indicado, em sua casa, para encetar uma videochamada, no equipamento necessário (câmara, colunas de som, microfone…) e pensando também na sua postura corporal, tom de voz, vestuário que vai usar, etc. E se tiver oportunidade, pratique e ensaie para na hora H se sentir confortável em frente da câmara.

Saiba como se preparar para uma entrevista online!

8. Preveja a possibilidade do teletrabalho

Está disponível para o teletrabalho ou precisa de melhorar algumas competências tecnologias para trabalhar a partir de casa? Não perca tempo! Comece já a ampliar as suas habilidades e a procurar um espaço cómodo e bem iluminado, aí em casa, que sirva de escritório, sim?

9. Ajuste a sua expetativa de ordenado à nova realidade

Ao procurar emprego durante a pandemia deve conseguir ajustar as suas pretensões a nível de ordenado à nova realidade motivada pela Covid-19 e consequente crise económica. Ou seja, nesta altura é provável que tenha de baixar a franquia porque os salários oferecidos são, em muitos casos, inferiores aos valores praticados há um ano atrás.

10. Seja paciente

Paciência, paciência, paciência… este é o seu mantra enquanto estiver a procurar emprego durante a pandemia porque há menos anúncios de emprego, porque os processos de recrutamento estão a demorar mais tempo para serem concluídos do que o habitual e porque também os recrutadores se estão a habituar a esta nova situação. Por isso, só com grandes doses de paciência e resiliência consegue superar esta fase menos boa.

E por fim, se está farto de responder a anúncios de trabalho e nada, aceite este conselho em jeito de 11º dica para procurar emprego durante a pandemia: faça candidaturas espontâneas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como procurar emprego durante a pandemia

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.