Como e onde procurar por um novo emprego

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como e onde procurar por um novo emprego

Foi despedido? Está empregado, mas a procurar por um novo emprego? Já enviou dezenas de currículos e nada? As entrevistas correm sempre mal? Pois seja bem-vindo ao quotidiano de muitos portugueses que, infelizmente, estão desempregados ou descontentes com o seu emprego e procuram por uma nova oportunidade… que demora a chegar! Na verdade, não temos uma lista com sugestões e filtros para procurar por um novo emprego neste site, mas temos uma série de sugestões que o vão ajudar a mudar de vida!

Procurar por um novo emprego é sempre cansativo, frustrante, foco de stress e ansiedade. O mercado de trabalho é muito competitivo, os profissionais têm cada vez mais competências e menos receio de mudar de emprego e até de funções, pelo que isto é um “apanha-me se puderes” com um “tudo ao molho e fé em Deus” à mistura. Quer saber como sair ileso e com um novo emprego para colocar no currículo? Siga os nossos conselhos!

1. Defina os seus objetivos

Se já tem os seus objetivos profissionais definidos há muito tempo, pode passar este conselho à frente. Mas se ainda hesita quando lhe perguntam o que quer ou o que gostava de fazer… é melhor parar e pensar na carreira que deseja abraçar para melhor traçar o seu caminho na busca de um novo emprego e conseguir um contrato o quanto antes. Repare que a definição de objetivos (função, contrato, empresa, localização, horário, etc) também lhe vai permitir agilizar as pesquisas online, já que consegue escolher melhor os critérios de pesquisa para as ofertas de emprego.

2. Identifique os seus pontos fortes e fracos

Independentemente da sua área de formação e experiência profissional, nesta altura do campeonato já é capaz de identificar os seus pontos fortes e pontos fracos, não é verdade? Pois faça-o, se necessário através de uma análise SWOT aplicada a si mesmo, pois é essencial saber quais os anúncios a que pode e deve responder com toda a confiança e quais os anúncios que deve passar à frente.

3. Invista na sua formação profissional

É claro que ao identificar os seus pontos fracos, acaba por descobrir lacunas na sua formação. Preencha-as! Procurar por um novo emprego também implica pesquisa por cursos, workshops, eventos ou apenas livros e outros materiais que o ajudem a ampliar habilitações e competências profissionais. Assim, conseguirá destacar-se num mercado de trabalho que, como sabe, é bastante competitivo.

4. Atualize o seu curriculum vitae

Há quanto tempo não mexe no seu currículo? Ter o curriculum vitae atualizado é fundamental para alcançar os seus objetivos de carreira, de outra forma como é que um potencial empregador pode descobrir se é o candidato ideal para o cargo? Além disso, deve investir em palavras-chaves importantes para a função que quer desempenhar porque algumas empresas usam softwares de recrutamento para analisar currículos, fazendo uma triagem automática.

Como fazer um bom currículo?

5. Pesquise em sites de emprego

A Internet facilita bastante a tarefa de procurar por um novo emprego porque coloca ao dispor dos candidatos, 24h por dia, uma série de sites de emprego onde podem encontrar e responder a anúncios da sua área, sem perder muito tempo, pois todas estas plataforma têm filtros de pesquisa para que os utilizadores possam agilizar o processo.

6. Crie um perfil no LinkedIn e mantenha-o atualizado

Procurar por anúncios de emprego na Internet é bom, mas por vezes não chega para dar de caras com a vaga ideal. Nesse sentido, deve criar um perfil no LinkedIn, uma rede social de negócios utilizada, principalmente, por profissionais que pretendam apresentar as suas competências. E depois de criar o seu perfil, deve mantê-lo atualizado para que os recrutadores o possam encontrar. Ao mesmo tempo, pode pesquisar por vagas de emprego no LinkedIn e ainda ativar um alerta, uma funcionalidade que indica que está ativamente à procura de trabalho. Desta forma, os seus contactos tomam conhecimento de que procura um novo emprego e podem informá-lo se souberem de uma vaga que corresponda ao seu perfil.

Como encontrar emprego no LinkedIn.

7. Use outras redes sociais

O LinkedIn é excelente para encontrar um novo emprego, mas pode ser secundado por outras redes sociais. E isso porque os recrutadores muitas vezes procuram conhecer melhor um candidato através do seu perfil no Facebook, por exemplo. Logo, esteja atento! Se anda a procurar por um novo emprego, verifique se as suas fotos de perfil demonstram profissionalismo e, se conseguir, vá destacando as suas competências em redes sociais, na informação que pode colocar sobre si e até em publicações que partilha com amigos.

8. Faça networking

A quem procura por um novo emprego é sempre aconselhado o networking e sabe porquê? Porque o alargamento da rede de contactos é, muitas vezes, tudo o que precisa para chegar à melhor vaga. Claro que não estamos a falar de uma coleção aleatória de contactos, mas de uma rede construída com cuidado e mantida com mais cuidado ainda. Cultivando relacionamentos profissionais de forma regular, mesmo quando não está ativamente a procurar emprego e a precisar de ajuda. Trocando conhecimentos, mesmo quando não precisa de recomendações.

E lembre-se de que a participação em eventos (de cursos a palestras), é excelente para ir engrossando esta rede de contactos.

Como atrair a atenção de um headhunter?

9. Prepare-se bem para as entrevistas

Se seguir os nossos conselhos, a dada altura começa a ser chamado para entrevistas e como tal, deve estar preparado para falar sobre as suas competências e experiências de acordo com as especificações que a vaga exige (e destacando os seus pontos fortes!) e isso implica um trabalho de preparação na senda de convencer o entrevistador de que é o melhor candidato. Não é fácil, mas também não é assim tão complicado sair-se bem numa entrevista de emprego. Basicamente, precisa de treinar o que vai dizer e deixar os improvisos para outra altura, sim? Depois, deve informar-se com antecedência sobre a empresa em causa, até porque é provável que lhe perguntem “porque gostava de trabalhar aqui” e não queiram uma resposta ao estilo “porque sim”.

Enfim, procurar um novo emprego não é fácil, pelo que o melhor que tem a fazer é seguir todos estes conselhos para conseguir, o mais depressa possível, a vaga dos seus sonhos. Boa sorte!

Até lá, precisando de se ocupar e de ganhar algum dinheiro, pode sempre investir num negócio online. A PME tem a plataforma ideal e ainda um artigo com 20 sugestões para ganhar dinheiro extra na Internet!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como e onde procurar por um novo emprego

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.