Guia Completo Duma Entrevista De Emprego

entrevista de emprego

– Mantém o interesse na candidatura?
– Sim…
Podemos agendar uma entrevista?
– Claro!

entrevista de emprego

Se já respondeu afirmativamente a estas duas perguntas sabe que o próximo passo é apontar a morada do local para onde se deve dirigir e aguardar com aquele nervoso miudinho que antecede estes encontros… particularmente se após algumas entrevistas de emprego continua desempregado. É o seu caso? Não desanime. Vai ver que é desta! Mas antes, pelo sim pelo não, leia o texto em baixo.

Primeiro de tudo, não vale a pena pensar que pode perfeitamente ir ao ginásio no horário habitual e chegar meia hora atrasado à entrevista. Não. Desmarque o já tinha combinado porque…

NUNCA DEVE CHEGAR ATRASADO

Se isso acontecer significa para o entrevistador que é provável que também não cumpra o horário de trabalho. Mas também…

NÃO CHEGUE À ENTREVISTA COM MUITA ANTECEDÊNCIA

Se chegar demasiado cedo revela a sua ansiedade e incomoda as pessoas que estão a trabalhar e que podem ser obrigadas a suportar a presença de um estranho sentado na sala da receção mais tempo do que seria necessário. Se isso acontecer, aproveite para dar uma volta ou beber um café enquanto faz tempo. Entre à hora marcada e mantenha-se sereno no lugar que lhe indicaram. Aguarde que o entrevistador se dirija a si. Quando o vir, por favor…

NÃO ESPETE UM DEDO NO AR NEM SE LEVANTE REPENTINAMENTE

Lembre-se que o interesse é mútuo. Aguarde que lhe forneçam indicações e ao cumprimentar o seu entrevistador…

SORRIA

Mostre como está satisfeito por o conhecer ainda que lhe pareça a pessoa mais antipática, feia e assustadora do mundo. Como sabe, a primeira impressão marca bastante. Certifique-se de que se vai apresentar da forma politicamente correta, que lhe garante a simpatia do entrevistador. Confira então a…

FORMA COMO SE PRETENDE VESTIR

Fez bem em comprar uns sapatos novos mas esqueceu-se de retirar o autocolante com o preço? Hum… Faz calor e teve de caminhar durante algum tempo? Hum, hum, evite marcas de suor, rosto afogueado e mãos húmidas usando um bom desodorizante e passando pela casa de banho para se refrescar antes de entrar na sala. Evite ingerir alimentos ou bebidas que lhe possam causar mau hálito antes da entrevista e, nunca é demais avisar…

NÃO VALE ENTRAR A MARCAR PASTILHA ELÁSTICA

Mesmo que esteja na disposição de vestir umas calças de ganga que lhe ficam mesmo bem e calçar os ténis novos que têm uma lista cor de laranja florescente, para uma entrevista de emprego, nunca!

TEM DÚVIDAS SOBRE O QUE VESTIR? SIGA ESTAS DICAS!

Para uma empresa ou para um cargo mais formal opte por um fato clássico de cor sóbria com camisa branca, gravata e sapatos clássicos, bem engraxados. Para um cargo semiformal use calças de fato, camisa com pullover e os sapatos do conjunto anterior. Se o cargo é informal, vista umas calças de ganga escura com uma camisa de cor escura ou pólo.
No caso das senhoras, por muito tentadora que seja a ideia de usar a indumentária que mais olhares atrai – minissaia e camisola decotada – o conselho é idêntico. Para um cargo formal um fato simples num tom discreto com camisa branca e sapatos fechados de cor neutra e salto médio. Para um cargo semiformal um vestido simples de cor neutra, pelo joelho, que pode conjugar com os mesmos sapatos do modelo anterior. E para um cargo informal umas calças de ganga escura e uma camisola clássica, sendo que aqui já pode optar por saltos altos ou mesmo rasos.

E NADA DE MAQUILHAGEM EXAGERADA!

Por outro lado, se não tem tempo de arranjar as unhas ou retocar o verniz que está a lascar, pegue em acetona e limpe-as simplesmente. Guarde os óculos de sol na mala e verifique se não está a usar acessórios ou perfume em demasia:

APRESENTE-SE AO ENTREVISTADOR COMO IMAGINA QUE ELE GOSTARIA QUE SE APRESENTASSE AOS CLIENTES DA SUA EMPRESA

Ainda que possa não ser necessário…

LEVE CONSIGO BLOCO DE NOTAS, CURRÍCULO, PORTEFÓLIO E CARTAS DE RECOMENDAÇÃO IMPRESSAS OU FÁCEIS DE ACEDER ATRAVÉS DE UM PORTÁTIL OU TABLET QUE RAPIDAMENTE PODE RETIRAR DA MALA.
E PROCURE PREVIAMENTE INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA NA INTERNET.

Vá informado.

MOSTRE-SE CONFIANTE

Sem exagerar. Não se deve sentar antes de lhe indicarem que o faça nem se deve autoelogiar continuamente mas deve olhar de frente o entrevistador e apertar-lhe a mão com firmeza.
Durante a entrevista…

NÃO DIVAGUE

Sabemos como era bem mais fácil dizer apenas que é casado e pai de dois filhos em vez de explicar que é divorciado mas tem a seu cargo um irmão menor com problemas de saúde sem aproveitar a ocasião para acusar o Governo de falta de incentivos nem enaltecer as pessoas que o ajudam, como a sua tia, mas tem de…

RESPONDER SEMPRE OBJETIVAMENTE E COM HONESTIDADE SEM ENTRAR EM PORMENORES DA SUA VIDA PRIVADA

Também pode existir na sua vida um ex-patrão que rivalizaria com o próprio Hitler mas nunca fale disso. Não se embrenhe com comentários desnecessários. E falar mal de entidades patronais anteriores é sempre um erro crasso.

Mas se o seu entrevistador parecer entediado, remexendo-se na cadeira ou brincando com a caneta, reverta a situação alterando o discurso para uma história mais engraçada. Inclusive…

PODE TREINAR EM CASA UMA OU DUAS NARRATIVAS

Falamos de histórietas baseadas em situações verídicas (ou não) sobre as suas habilitações profissionais, adaptando-as se necessário às competências que entende necessárias à função para a qual está a candidatar-se. Como pode construir essas narrativas? Simples! Pense numa história, curta e harmoniosa onde possa mostrar que é leal, pro-ativo, trabalhador, inteligente, confiante e motivado. E veja se tem oportunidade para a transmitir. No entanto…

NUNCA FALE DE UMA QUALIDADE QUE NÃO TEM

Mas também não se acanhe em memorizar listas de qualidades que deve ter (ou fingir que tem) como esta:

  • Dinamismo
  • Empenho
  • Responsabilidade
  • Entusiasmo
  • Criatividade
  • Persistência
  • Dedicação
  • Iniciativa
  • Competência
  • Capacidade de liderança
  • Capacidade de comunicação

E não pense que pode escapar da entrevista sem referir aspetos negativos da sua personalidade.

É CAPAZ DE TER DE MENCIONAR ALGUM DEFEITO

E vai ter a oportunidade de manipular a resposta a seu favor falando de qualidades que também podem ser defeitos como ser exigente demais, ser perfecionista e muito autocrítico. Gostou da sugestão? Então fixe os exemplos e nunca diga que é desorganizado, desmotivado ou tem dificuldade em cumprir tarefas. Combinado?

Outra dica importante…

NÃO CORTE A PALAVRA AO ENTREVISTADOR
MAS TAMBÉM NÃO SE LIMITE A ESCUTAR E ACENAR COM A CABEÇA. COLOQUE AS SUAS PERGUNTAS!

É a sua oportunidade de brilhar! Por exemplo peça ao entrevistador para lhe explicar o organigrama da empresa, pergunte-lhe pelo setor de atividade, qual a quota de mercado que detém e, principalmente, o que espera de si se assumir a função para a qual está a ser entrevistado.

Ao longo da entrevista, tenha cuidado com a linguagem verbal e corporal. Não fique sentado imóvel a dar mostras de todo o seu nervosismo nem mantenha uma posição irrequieta na cadeira.

TENTE MANTER-SE DESCONTRAÍDO, INCLINANDO-SE OCASIONALMENTE PARA A FRENTE, GESTICULANDO PARA SUBLINHAR ALGUMA RESPOSTA

Conserve uma atitude profissional mesmo que o seu entrevistador não seja a pessoa mais educada do mundo.

Estamos a chegar ao final e já sabe, porque já passou por isto várias vezes, que a questão mais temida de todas vai-se fazer ouvir… Sim, mais tarde ou mais cedo o entrevistador vai perguntar…

TCHAM TCHAM TCHAM
QUANTO GOSTAVA DE RECEBER?

Mas a partir de agora você já sabe que vai retorquir de acordo com três planos (escolha o que lhe for mais conveniente): o plano A é sorrir e pedir que seja o entrevistador a avançar com o valor que tem em mente. Se funcionar, perfeito, se não funcionar avance para o plano B e opte por, em vez de referir um valor exato, dar uma margem entre x e y. E lembre-se de indicar para o valor mais baixo uma remuneração aceitável. Se nenhum dos planos for exequível, passe ao plano C e inverta o discurso, diga que mais importante que a remuneração é o seu verdadeiro interesse nesta vaga que poderá contribuir para o seu crescimento profissional e acrescente que acredita que poderá contribuir também para o sucesso da empresa se enquadrado nos seus recursos humanos. É uma porta aberta para se autopromover, mostrando que quer estar em constante evolução e que o que o realiza é o crescimento pessoal, desenvolvimento profissional, desafios, relações com novos profissionais, participação em diferentes projetos…

AFIRME COM CONVICÇÃO QUE A INTERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL CONTRIBUI PARA A SUA EVOLUÇÃO ENQUANTO SER E PARA O CRESCIMENTO E SUCESSO DA EMPRESA EM QUE ESTIVER ENQUADRADO

Música para os ouvidos de qualquer entrevistador!
No final da entrevista não desate a correr porta fora, pensando que desta já se safou Não…

DESPEÇA-SE DO ENTREVISTADOR CORDIALMENTE DEPOIS DE LHE PERGUNTAR QUANTO TEMPO DEVE ESPERAR POR UMA RESPOSTA

Sorria durante esse aperto de mão, agradecendo o tempo dispensado. E vá para casa preparar-se para regressar ao ativo.

BOA SORTE!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.
Deixe um Comentário