5 Etapas Para Faturar Pagamentos Em Atraso

Facebook
Twitter
LinkedIn

A inadimplência de clientes é sempre um assunto muito delicado, tão delicado que até o batizaram com um nome difícil de pronunciar, mas que se pode traduzir por incumprimento de uma obrigação. E não está sozinho nesta matéria. Qualquer empresa, a dada altura, é obrigada a lidar com pagamentos em atraso. A questão é perceber qual a melhor forma de ser bem-sucedida. Se ficou interessado, siga as nossas 5 etapas para faturar pagamentos em atraso em apenas um mês!

Etapa 1 para faturar pagamentos em atraso

Aguardar pagamento

A primeira das etapas para faturar pagamentos em atraso é, por assim dizer, a mais pacífica. A sua empresa já entregou um produto ou serviço ao seu cliente e aguarda pagamento. Para alguns negócios, esperar uns dias é normal. O pior é quando passa a primeira semana e não recebe o que lhe é devido e tem de recorrer às etapas que se seguem…

Clique aqui para saber também como lidar com reclamações no atendimento ao cliente.

Etapa 2 para faturar pagamentos em atraso

Começar a cobrar

É hora de passar à segunda das etapas para faturar pagamentos em atraso e começar a cobrar a dívida. Nesse sentido vamos sugerir algumas dicas em relação ao procedimento a adotar:

  • Envie um email a recordar o pagamento (de preferência com a fatura em anexo) ou mesmo uma notificação por SMS. Não pegue no telefone para já porque soa a cobrança e nesta fase, não quer ver o seu cliente constrangido, não é verdade? Por isso, o primeiro contacto deve ser sempre impessoal. Além disso, pense positivo: muito provavelmente trata-se de um cliente devedor ocasional, que por um motivo ou outro acabou por se atrasar.
  • Use um tom direto, mas amigável. Em primeiro lugar porque o atraso não é significativo e em segundo lugar, porque esse cliente inadimplente pode, no futuro, voltar a comprar à sua empresa. A ideia aqui é adotar a mesma educação com o cliente devedor que usa, por exemplo, com o cliente que acabou de entrar na sua loja.
  • A cordialidade e a discrição também são fundamentais para que o cliente devedor não se sinta magoado ou constrangido, inclusive ao ponto de começar a fazer publicidade negativa à sua empresa.
  • Aguarde mais uns dias e se o cliente não responder ao email ou SMS durante a segunda semana de dívida, continue a seguir as etapas para faturar pagamentos em atraso e envie novo email, desta vez a cobrar uma resposta e a ameaçar com um telefonema. Qualquer coisa do género “Caro Sr. Cliente Inadimplente, como não obtive resposta sobre o pagamento da dívida, vou ligar-lhe ainda hoje para (…)”
  • Passadas algumas horas, ligue-lhe e quando ele atender, fale de forma amigável sobre o pagamento em atraso. Sabemos que de entre todas as formas de cobrar um cliente, o contato telefónico é o mais difícil porque o cliente devedor pode argumentar durante a conversa e não é fácil lidar com isso de forma cortês e compreensiva. Porém, existem algumas dicas para aumentar as suas hipóteses de sucesso, entre elas:
  • Preparar-se, imaginando as possíveis desculpas que o cliente pode dar e treinando a forma de as rebater rapidamente e de forma educada.
  • Ter todas as informações referentes à cobrança à mão para não perder o controlo da conversa.
  • Tentar extrair o máximo de informações para que cheguem a um acordo.
  • Ser amigável sem se desviar do seu objetivo.
  • Se ele não atender, volte a tentar. Se ele não atender durante sucessivas tentativas, visite-o (assim vai ser difícil ignorá-lo) ou passe à próxima etapa.

A propósito, será que o cliente tem sempre razão? Clique aqui para saber a resposta!

Etapa 3 para faturar pagamentos em atraso

Renegociar

Já passaram duas semanas e nada? O seu cliente inadimplente não responde aos seus emails nem atende chamadas? É hora de pensar em mais uma das etapas para faturar pagamentos em atraso: renegociar a dívida e oferecer vantagens para o pagamento do valor devido, como um desconto ou com um parcelamento maior.
Durante esta terceira semana, não se esqueça que é melhor receber alguma parte da dívida, do que dinheiro algum. E siga as seguintes dicas:

  • Mantenha uma postura amigável e um bom relacionamento porque este cliente ainda pode vir a pagar e a voltar a comprar à sua empresa.
  • Mostre que está disposto a abrir uma exceção para que o cliente consiga pagar a dívida dentro das suas possibilidades.
  • Envie um outro email a renegociar a dívida, enumerando as opções possíveis, por exemplo, dividir o valor em mais algumas parcelas ou diminuir a parcela atrasada e acrescentar a diferença na última ou ainda fazer um desconto caso efetue o pagamento ainda este mês. Também pode renegociar a dívida incentivando o pagamento através de descontos e promoções nas compras seguintes, mas qualquer que seja a opção oferecida, identifique o valor ou parcela que quer receber, sem falta, esta semana.

Etapa 4 para faturar pagamentos em atraso

Fale com o seu advogado

O seu cliente inadimplente aceitou renegociar a dívida e já pagou, inclusive, a primeira parcela? Ótimo, fez um bom trabalho em apenas um mês! É melhor receber pouco que nada. Pode abandonar a leitura deste artigo.

Agora… se o seu cliente devedor continua a ignorá-lo, tem de avançar para mais uma das etapas para faturar pagamentos em atraso: aconselhar-se junto do seu advogado.

Efetivamente, quando algum cliente não faz um pagamento (especialmente tratando-se de um valor avultado), uma empresa sofre prejuízos e tem todo a razão em querer receber o que é seu por direito. Claro que o cliente também tem os seus direitos, e daí existir um código de defesa do consumidor, mas as empresas também podem recorrer à lei.

Etapa 5 para faturar pagamentos em atraso

O negócio não para…

Chegámos ao fim da linha. À última das etapas para faturar pagamentos em atraso que, na verdade, é uma alternativa à via judicial mencionada anteriormente.
Se o seu cliente devedor ainda não se manifestou ou recusa fazer o pagamento, que tal passar à frente? Sim, leu bem, passar à frente, tentar esquecer o assunto e concentrar-se nos seus clientes atuais ou potencias, empregando as suas energias num trabalho de prospeção de próximas oportunidades.

E agora que conhece as etapas para faturar pagamentos em atraso, saiba como se prevenir, aprendendo a lidar com os diferentes tipos de clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

5 Etapas Para Faturar Pagamentos Em Atraso

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.