Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

5 Etapas Para Faturar Pagamentos Em Atraso

A inadimplência de clientes é sempre um assunto muito delicado, tão delicado que até o batizaram com um nome difícil de pronunciar, mas que se pode traduzir por incumprimento de uma obrigação. E não está sozinho nesta matéria. Qualquer empresa, a dada altura, é obrigada a lidar com pagamentos em atraso. A questão é perceber qual a melhor forma de ser bem-sucedida. Se ficou interessado, siga as nossas 5 etapas para faturar pagamentos em atraso em apenas um mês!

Etapa 1 para faturar pagamentos em atraso

Aguardar pagamento

A primeira das etapas para faturar pagamentos em atraso é, por assim dizer, a mais pacífica. A sua empresa já entregou um produto ou serviço ao seu cliente e aguarda pagamento. Para alguns negócios, esperar uns dias é normal. O pior é quando passa a primeira semana e não recebe o que lhe é devido e tem de recorrer às etapas que se seguem…

Clique aqui para saber também como lidar com reclamações no atendimento ao cliente.

Etapa 2 para faturar pagamentos em atraso

Começar a cobrar

É hora de passar à segunda das etapas para faturar pagamentos em atraso e começar a cobrar a dívida. Nesse sentido vamos sugerir algumas dicas em relação ao procedimento a adotar:

  • Envie um email a recordar o pagamento (de preferência com a fatura em anexo) ou mesmo uma notificação por SMS. Não pegue no telefone para já porque soa a cobrança e nesta fase, não quer ver o seu cliente constrangido, não é verdade? Por isso, o primeiro contacto deve ser sempre impessoal. Além disso, pense positivo: muito provavelmente trata-se de um cliente devedor ocasional, que por um motivo ou outro acabou por se atrasar.
  • Use um tom direto, mas amigável. Em primeiro lugar porque o atraso não é significativo e em segundo lugar, porque esse cliente inadimplente pode, no futuro, voltar a comprar à sua empresa. A ideia aqui é adotar a mesma educação com o cliente devedor que usa, por exemplo, com o cliente que acabou de entrar na sua loja.
  • A cordialidade e a discrição também são fundamentais para que o cliente devedor não se sinta magoado ou constrangido, inclusive ao ponto de começar a fazer publicidade negativa à sua empresa.
  • Aguarde mais uns dias e se o cliente não responder ao email ou SMS durante a segunda semana de dívida, continue a seguir as etapas para faturar pagamentos em atraso e envie novo email, desta vez a cobrar uma resposta e a ameaçar com um telefonema. Qualquer coisa do género “Caro Sr. Cliente Inadimplente, como não obtive resposta sobre o pagamento da dívida, vou ligar-lhe ainda hoje para (…)”
  • Passadas algumas horas, ligue-lhe e quando ele atender, fale de forma amigável sobre o pagamento em atraso. Sabemos que de entre todas as formas de cobrar um cliente, o contato telefónico é o mais difícil porque o cliente devedor pode argumentar durante a conversa e não é fácil lidar com isso de forma cortês e compreensiva. Porém, existem algumas dicas para aumentar as suas hipóteses de sucesso, entre elas:
  • Preparar-se, imaginando as possíveis desculpas que o cliente pode dar e treinando a forma de as rebater rapidamente e de forma educada.
  • Ter todas as informações referentes à cobrança à mão para não perder o controlo da conversa.
  • Tentar extrair o máximo de informações para que cheguem a um acordo.
  • Ser amigável sem se desviar do seu objetivo.
  • Se ele não atender, volte a tentar. Se ele não atender durante sucessivas tentativas, visite-o (assim vai ser difícil ignorá-lo) ou passe à próxima etapa.

A propósito, será que o cliente tem sempre razão? Clique aqui para saber a resposta!

Etapa 3 para faturar pagamentos em atraso

Renegociar

Já passaram duas semanas e nada? O seu cliente inadimplente não responde aos seus emails nem atende chamadas? É hora de pensar em mais uma das etapas para faturar pagamentos em atraso: renegociar a dívida e oferecer vantagens para o pagamento do valor devido, como um desconto ou com um parcelamento maior.
Durante esta terceira semana, não se esqueça que é melhor receber alguma parte da dívida, do que dinheiro algum. E siga as seguintes dicas:

  • Mantenha uma postura amigável e um bom relacionamento porque este cliente ainda pode vir a pagar e a voltar a comprar à sua empresa.
  • Mostre que está disposto a abrir uma exceção para que o cliente consiga pagar a dívida dentro das suas possibilidades.
  • Envie um outro email a renegociar a dívida, enumerando as opções possíveis, por exemplo, dividir o valor em mais algumas parcelas ou diminuir a parcela atrasada e acrescentar a diferença na última ou ainda fazer um desconto caso efetue o pagamento ainda este mês. Também pode renegociar a dívida incentivando o pagamento através de descontos e promoções nas compras seguintes, mas qualquer que seja a opção oferecida, identifique o valor ou parcela que quer receber, sem falta, esta semana.

Etapa 4 para faturar pagamentos em atraso

Fale com o seu advogado

O seu cliente inadimplente aceitou renegociar a dívida e já pagou, inclusive, a primeira parcela? Ótimo, fez um bom trabalho em apenas um mês! É melhor receber pouco que nada. Pode abandonar a leitura deste artigo.

Agora… se o seu cliente devedor continua a ignorá-lo, tem de avançar para mais uma das etapas para faturar pagamentos em atraso: aconselhar-se junto do seu advogado.

Efetivamente, quando algum cliente não faz um pagamento (especialmente tratando-se de um valor avultado), uma empresa sofre prejuízos e tem todo a razão em querer receber o que é seu por direito. Claro que o cliente também tem os seus direitos, e daí existir um código de defesa do consumidor, mas as empresas também podem recorrer à lei.

Etapa 5 para faturar pagamentos em atraso

O negócio não para…

Chegámos ao fim da linha. À última das etapas para faturar pagamentos em atraso que, na verdade, é uma alternativa à via judicial mencionada anteriormente.
Se o seu cliente devedor ainda não se manifestou ou recusa fazer o pagamento, que tal passar à frente? Sim, leu bem, passar à frente, tentar esquecer o assunto e concentrar-se nos seus clientes atuais ou potencias, empregando as suas energias num trabalho de prospeção de próximas oportunidades.

E agora que conhece as etapas para faturar pagamentos em atraso, saiba como se prevenir, aprendendo a lidar com os diferentes tipos de clientes.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
5 Etapas Para Faturar Pagamentos Em Atraso
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

Eleve o Seu Negócio ao Topo do Google com Estratégias de SEO de Sucesso!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.