Conselhos de gestão de Peter Drucker

Peter Drucker

Conselhos de gestão de Peter Drucker que deve considerar na administração da sua empresa

Considerado o pai da gestão, Peter Drucker, sempre acreditou que na base do sucesso de um negócio está a habilidade do seu gestor se colocar ao lado dos clientes, desenvolver o potencial de cada colaborador e concentrar-se em oportunidades e vantagens competitivas. Hoje em dia, estas observações podem-lhe parecer normais, mas nos anos 40 eram visionárias e nos anos 60, os livros de Drucker eram o primeiro recurso de uma empresa em apuros! Não é por acaso que o autor foi considerado por consenso como o fundador da gestão modera.

Quase 14 anos após sua morte, as lições e conselhos de gestão de Peter Drucker permanecem atuais, fazendo jus ao apelido de “pai da gestão moderna”. Este homem foi uma lenda internacional, um ícone dos negócios e um dos maiores pensadores sobre os efeitos da globalização na economia e nas empresas. Os seus ensinamentos ficaram espalhados em mais de 30 obras que influenciaram gestores de todo o mundo, entre eles grandes líderes, como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e o criador da Ford Motor, Henry Ford.

Principais conselhos de gestão de Peter Drucker

De seguida, um apanhado sobre os conselhos de gestão de Peter Drucker que deve considerar na sua empresa.

Amor: apaixonado pelo que faz?

Precisa de amar o que faz. Ponto. Este é o primeiro dos conselhos de gestão de Peter Drucker. Por isso, se trabalha sem paixão, mude de direção e encontre aquilo que gosta realmente de fazer. O seu desempenho também depende disso.

Ação: está a tomar a iniciativa?

De acordo com o pai da gestão de empresas, os empresários de sucesso, além de sentirem amor pelo que fazem, não esperam por uma ideia brilhante nem por um momento oportuno: fazem acontecer!

A tal paixão sem ação não leva ninguém a alcançar resultados. Por isso, só os empreendedores com atitude e espírito de iniciativa, elevam as suas empresas a outros patamares. E está na hora de lhes seguir o exemplo!

Negócio: sabe identificar o propósito da sua empresa?

Mais difícil do que abrir um negócio, é identificar o seu real propósito. Se para si o propósito e a missão da sua empresa estão claros, ótimo, avance para a próxima dica. Caso contrário, identifique o seu verdadeiro negócio.

Clientes: conhece-os bem?

Não basta, ainda assim, identificar claramente o negócio, tem de conhecer também os seus clientes. Este passo deve ser dado, inclusive, antes de desenvolver o seu produto ou serviço, pois este deve corresponder exatamente às necessidades ou problemas do seu público-alvo. Caso contrário, a sua empresa não consegue sobreviver durante muito tempo.

Pessoas: desenvolveu o potencial de cada uma?

Peter Drucker acreditava que o sucesso de uma empresa dependia do desempenho dos seus colaboradores e que o segredo para alcançar um nível de excelência era descobrir e desenvolver o potencial de cada um. Se trabalhar junto dos seus funcionários e os motivar em prol dos objetivos do vosso negócio, o resultado será mais eficaz. Este é outros dos conselhos de gestão de Peter Drucker!

Aproveite para ler o nosso artigo “Gestão de pessoas e gestão de Recursos Humanos: as diferenças”.

Ideias: cultiva as suas?

Peter Drucker é o autor de uma comparação simples, mas perfeita, que reflete a capacidade de uma empresa sobreviver – “ideias inovadoras são como os ovos de sapos: de mil eclodidos, apenas um ou dois sobrevivem até a maturidade.” Bom, mas isto já você sabia, não é? Poucas ideias são de facto boas, mas o que talvez não saiba é que pode adotar uma cultura que lhe permite ir de ideias razoáveis a produtos inovadores, no menor tempo possível e ao menor custo. Como? Desenvolvendo o MVP (Produto Viável Mínimo), ou seja, criando um MVP sem lançar um produto definitivo no mercado e promovendo uma cultura de ideias na sua empresa. Tantas quantas sejam precisas para chegar aos melhores produtos ou serviços! E nada de investir tempo e dinheiro em produtos e serviços que não são o foco de seu negócio! Mas, por outro lado, não tenha receio de investir na alteração da utilização de um produto/serviço, mesmo que não tenha sido planeado dessa forma. Nada é para sempre. Como Peter Drucker dizia, algumas das maiores histórias de sucesso nos negócios foram o resultado de uma mudança de direção com base na resposta do mercado, como uma surpreendente e nova utilização de um produto!

Principais obras de Peter Drucker

Para si, que ficou (ainda) mais interessado no trabalho de Peter Drucker, fica um resumo do conteúdo das principais obras do pai da gestão moderna.

Conceito da Corporação – Este livro aborda uma das principais teorias de Peter Drucker, aquela que diz que o mais importante numa organização são as pessoas, entre outros conceitos que relaciona com a empresa General Motors dos anos 40.

O Gestor Eficaz – Este livro ensina os gestores a serem eficazes e a conduzirem os seus negócios rumo ao sucesso.

As Novas Realidades – Este livro publicado em 1989, analisa as mudanças que ocorrerão nas décadas que se seguem, bem como o papel das lideranças políticas nestas transformações e as exigências da sociedade pós-empresarial.

Sociedade Pós-Capitalista – Este livro mostra como o conhecimento passou a ser o principal ativo das sociedades, deixando para trás o capital, a terra e o trabalho.

Desafios da Gestão para o Século XXI – Este livro, como o nome indica, aborda os novos desafios da gestão de empresas moderna.

Em jeito de conclusão, para si que gere um negócio, fica uma das premissas mais emblemáticas de Peter Drucker: a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, ao cliente certo, pelo meio de distribuição mais adequado, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, tornará a venda quase que automática em função da procura ter sido corretamente equacionada.

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Ao mesmo tempo que segue os conselhos de gestão de Peter Drucker, conheça as nossas 5 dicas de gestão para iniciantes.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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