A Importância Da Comunicação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, e foi através desta necessidade que ganhámos o principal fator de vantagem evolutiva. Ao desenvolver a linguagem seja ela não-verbal ou verbal, a nossa espécie permitiu-nos primitivamente dar a conhecer os perigos que o mundo oferecia e dessa forma alertar a restante prole para o seu efeito, e de forma mais evoluída, a criação de grandes ideias inovadoras que permitem atualmente o conforto de todos os cidadãos.

A comunicação na sua definição consiste num processo que envolve troca de informações e utiliza sistemas simbólicos como suporte para este fim.

Comunicar é parte da vida sendo através deste processo tão natural que partilhamos o que somos e a forma como gostaríamos de vir a ser. A comunicação surge no berço e é fruto da educação, e é por meio dela, que desenvolvemos maior ou menor capacidade de realizar uma ligação que atende plenamente às necessidades humanas e assim promover uma interação de qualidade com os semelhantes.

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento. E como se sabe, todos somos seres humanos e por conseguinte seres relacionais, logo precisamos de garantir que conseguimos relacionar-nos de forma positiva e útil.

Na nossa vida pessoal, a comunicação constitui-se como um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, factos, ideias, desejos, etc., tornando-se evidente que quem não comunica eficazmente, acaba por ficar fora do círculo que nos permite sentir parte integrante. No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, cujas consequências se fazem sentir de variadas maneiras (desde a mais positiva à mais negativa) e por isso é tão importante conseguir-se realizar uma comunicação eficiente e eficaz.

comunicação

Mas existirá um caminho para uma boa e efetiva comunicação, seja ela familiar, empresarial ou simplesmente entre amigos? É evidente que sim. Para se conseguir alcançar o patamar da eficácia neste campo é necessário que durante uma conversa sejamos nós próprios, sendo para isso necessário partilharmos os nossos sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o que é importante para nós. Quando todo esse conteúdo é partilhado, já estamos a meio caminho para a outra parte se interessar e manter a comunicação. Outra questão muito importante sobre comunicar é que este processo não ocorre apenas através do que dizemos, mas também muito se pode dizer através das atitudes e do silêncio. Para além disso é importante termos consciência de que o nosso corpo fala por intermédio de gestos e muitas vezes por expressões.

Resumidamente e independentemente de qualquer contexto é importante ter em conta que para o desenvolvimento de uma boa comunicação é imprescindível:

  • Falar de forma simples e objetiva, pois assim permitirá a transmissão de informações claras;
  • Retificar com o seu interlocutor se este compreendeu aquilo que quis dizer. Pode pedir-lhe até para ele resumir por palavras suas aquilo que disse;
  • Ser espontâneo. É importante numa comunicação não se sentir que está a debitar algo que foi previamente estudado pois quebra o ritmo de absorção da mensagem;
  • “Ser curto e grosso”. Ao conseguir dizer o que pretende no menor tempo possível, de forma pausada e calma irá fazer com que o seu interlocutor se foque apenas em si e na mensagem essencial;
  • Preparar-se para dizer aquilo que quer comunicar, pois assim estará mais seguro durante o processo de comunicação e conseguirá fazer com que o seu pensamento flua melhor;
  • Prestar atenção à sua linguagem não-verbal bem como à do seu interlocutor, a fim de poder modificar a intensidade do seu discurso, caso sinta necessidade ou de acordar a audiência ou de a acalmar;
  • Ter vocabulário e ser compreensivo com o seu interlocutor caso seja interrompido;
  • Procurar colocar-se no lugar do outro, pois ao fazê-lo irá conseguir compreender qual o enquadramento mental do seu interlocutor permitindo-lhe apelar a determinados sentimentos e/ou racionalidade;
  • Adequar o seu discurso ao seu receptor;
  • Aceitar feedbacks da sua comunicação dos mais variados interlocutores. Aceite as observações que achar pertinentes e conseguirá da próxima vez que comunicar, uma comunicação mais eficiente.

A comunicação é verdadeiramente um elemento fundamental da nossa vivência e por isso mesmo se torna essencial compreender quais as melhores formas de a podermos por em prática. Ela é quem nos liga ao nosso semelhante através de uma empatia que vai além de qualquer simbolismo ou metáfora comunicada. É também através dela que conseguimos aprender e evoluir como povo e espécie, pois permite a integração de conteúdos de outros que como nós comunicam, apesar de por vezes o fazerem noutras línguas, noutras culturas, ou noutros rituais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

8 respostas

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei o texto “A importância da comunicação” e queria usar alguns trechos como citação no meu tcc, porém não tem o ano que foi publicado. Poderia me informar? Obrigada.

  2. Ao longo da vida mudei meu modo de falar, agir, assim como, mudei minhas expressões corporais e faciais somente para conseguir me comunicar com filhos, marido, alunos, colegas de trabalho, chefe. Considerar todos como pessoas iguais a você, que sente, quer atenção, respeito, chora, tem dores, problemas e que precisa comunicar isso, mesmo que seja gritando literalmente ou explodindo por dentro, acredito que seja a chave da comunicação fluente e efetiva que deve ser coroada por confiança, rara, escassa, confiança.

  3. O ser humano deve ter uma Linguagem para a perfeita Comunicação.Caso não lhe seja fornecida está Linguagem, através da Instrução, ele não sera um Ser Social.

  4. Adorei o texto de importância de comunicação, me ajudou muito no meu trabalho. Gostaria de citar no meu trabalho pode me fornecer o ano k foi publicado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

A Importância Da Comunicação

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.