Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

A Importância Da Comunicação

Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, e foi através desta necessidade que ganhámos o principal fator de vantagem evolutiva. Ao desenvolver a linguagem seja ela não-verbal ou verbal, a nossa espécie permitiu-nos primitivamente dar a conhecer os perigos que o mundo oferecia e dessa forma alertar a restante prole para o seu efeito, e de forma mais evoluída, a criação de grandes ideias inovadoras que permitem atualmente o conforto de todos os cidadãos.

A comunicação na sua definição consiste num processo que envolve troca de informações e utiliza sistemas simbólicos como suporte para este fim.

Comunicar é parte da vida sendo através deste processo tão natural que partilhamos o que somos e a forma como gostaríamos de vir a ser. A comunicação surge no berço e é fruto da educação, e é por meio dela, que desenvolvemos maior ou menor capacidade de realizar uma ligação que atende plenamente às necessidades humanas e assim promover uma interação de qualidade com os semelhantes.

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento. E como se sabe, todos somos seres humanos e por conseguinte seres relacionais, logo precisamos de garantir que conseguimos relacionar-nos de forma positiva e útil.

Na nossa vida pessoal, a comunicação constitui-se como um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, factos, ideias, desejos, etc., tornando-se evidente que quem não comunica eficazmente, acaba por ficar fora do círculo que nos permite sentir parte integrante. No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, cujas consequências se fazem sentir de variadas maneiras (desde a mais positiva à mais negativa) e por isso é tão importante conseguir-se realizar uma comunicação eficiente e eficaz.

Mas existirá um caminho para uma boa e efetiva comunicação, seja ela familiar, empresarial ou simplesmente entre amigos? É evidente que sim. Para se conseguir alcançar o patamar da eficácia neste campo é necessário que durante uma conversa sejamos nós próprios, sendo para isso necessário partilharmos os nossos sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o que é importante para nós. Quando todo esse conteúdo é partilhado, já estamos a meio caminho para a outra parte se interessar e manter a comunicação. Outra questão muito importante sobre comunicar é que este processo não ocorre apenas através do que dizemos, mas também muito se pode dizer através das atitudes e do silêncio. Para além disso é importante termos consciência de que o nosso corpo fala por intermédio de gestos e muitas vezes por expressões.

Resumidamente e independentemente de qualquer contexto é importante ter em conta que para o desenvolvimento de uma boa comunicação é imprescindível:

  • Falar de forma simples e objetiva, pois assim permitirá a transmissão de informações claras;
  • Retificar com o seu interlocutor se este compreendeu aquilo que quis dizer. Pode pedir-lhe até para ele resumir por palavras suas aquilo que disse;
  • Ser espontâneo. É importante numa comunicação não se sentir que está a debitar algo que foi previamente estudado pois quebra o ritmo de absorção da mensagem;
  • “Ser curto e grosso”. Ao conseguir dizer o que pretende no menor tempo possível, de forma pausada e calma irá fazer com que o seu interlocutor se foque apenas em si e na mensagem essencial;
  • Preparar-se para dizer aquilo que quer comunicar, pois assim estará mais seguro durante o processo de comunicação e conseguirá fazer com que o seu pensamento flua melhor;
  • Prestar atenção à sua linguagem não-verbal bem como à do seu interlocutor, a fim de poder modificar a intensidade do seu discurso, caso sinta necessidade ou de acordar a audiência ou de a acalmar;
  • Ter vocabulário e ser compreensivo com o seu interlocutor caso seja interrompido;
  • Procurar colocar-se no lugar do outro, pois ao fazê-lo irá conseguir compreender qual o enquadramento mental do seu interlocutor permitindo-lhe apelar a determinados sentimentos e/ou racionalidade;
  • Adequar o seu discurso ao seu receptor;
  • Aceitar feedbacks da sua comunicação dos mais variados interlocutores. Aceite as observações que achar pertinentes e conseguirá da próxima vez que comunicar, uma comunicação mais eficiente.

A comunicação é verdadeiramente um elemento fundamental da nossa vivência e por isso mesmo se torna essencial compreender quais as melhores formas de a podermos por em prática. Ela é quem nos liga ao nosso semelhante através de uma empatia que vai além de qualquer simbolismo ou metáfora comunicada. É também através dela que conseguimos aprender e evoluir como povo e espécie, pois permite a integração de conteúdos de outros que como nós comunicam, apesar de por vezes o fazerem noutras línguas, noutras culturas, ou noutros rituais.

Se gostou deste artigo, talvez seja do seu agrado os nossos artigos: Conduzir Reuniões de Sucesso e Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas, boas leituras.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

10 Responses

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei o texto “A importância da comunicação” e queria usar alguns trechos como citação no meu tcc, porém não tem o ano que foi publicado. Poderia me informar? Obrigada.

  2. Ao longo da vida mudei meu modo de falar, agir, assim como, mudei minhas expressões corporais e faciais somente para conseguir me comunicar com filhos, marido, alunos, colegas de trabalho, chefe. Considerar todos como pessoas iguais a você, que sente, quer atenção, respeito, chora, tem dores, problemas e que precisa comunicar isso, mesmo que seja gritando literalmente ou explodindo por dentro, acredito que seja a chave da comunicação fluente e efetiva que deve ser coroada por confiança, rara, escassa, confiança.

  3. O ser humano deve ter uma Linguagem para a perfeita Comunicação.Caso não lhe seja fornecida está Linguagem, através da Instrução, ele não sera um Ser Social.

  4. Adorei o texto de importância de comunicação, me ajudou muito no meu trabalho. Gostaria de citar no meu trabalho pode me fornecer o ano k foi publicado?

  5. Tudo o que nós fazenos tem um valor comunicativo. Ou seja; nós nos comunicamos mesmo quando não estamos a nos comunicar. Ex. Um morto.

  6. Adorei o texto;
    O Tema " A importância Da Comunição é muito importante nos dias de hoje, e na nossa vida;
    pois sem ela não é possivel sermos o que somos hoje e o que queremos ser no futuro;

    PRamos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
A Importância Da Comunicação
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.