A Importância Da Comunicação

comunicação

Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, e foi através desta necessidade que ganhámos o principal fator de vantagem evolutiva. Ao desenvolver a linguagem seja ela não-verbal ou verbal, a nossa espécie permitiu-nos primitivamente dar a conhecer os perigos que o mundo oferecia e dessa forma alertar a restante prole para o seu efeito, e de forma mais evoluída, a criação de grandes ideias inovadoras que permitem atualmente o conforto de todos os cidadãos.

A comunicação na sua definição consiste num processo que envolve troca de informações e utiliza sistemas simbólicos como suporte para este fim.

Comunicar é parte da vida sendo através deste processo tão natural que partilhamos o que somos e a forma como gostaríamos de vir a ser. A comunicação surge no berço e é fruto da educação, e é por meio dela, que desenvolvemos maior ou menor capacidade de realizar uma ligação que atende plenamente às necessidades humanas e assim promover uma interação de qualidade com os semelhantes.

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento. E como se sabe, todos somos seres humanos e por conseguinte seres relacionais, logo precisamos de garantir que conseguimos relacionar-nos de forma positiva e útil.

Na nossa vida pessoal, a comunicação constitui-se como um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, factos, ideias, desejos, etc., tornando-se evidente que quem não comunica eficazmente, acaba por ficar fora do círculo que nos permite sentir parte integrante. No mundo empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos funcionários, cujas consequências se fazem sentir de variadas maneiras (desde a mais positiva à mais negativa) e por isso é tão importante conseguir-se realizar uma comunicação eficiente e eficaz.

comunicação

Mas existirá um caminho para uma boa e efetiva comunicação, seja ela familiar, empresarial ou simplesmente entre amigos? É evidente que sim. Para se conseguir alcançar o patamar da eficácia neste campo é necessário que durante uma conversa sejamos nós próprios, sendo para isso necessário partilharmos os nossos sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o que é importante para nós. Quando todo esse conteúdo é partilhado, já estamos a meio caminho para a outra parte se interessar e manter a comunicação. Outra questão muito importante sobre comunicar é que este processo não ocorre apenas através do que dizemos, mas também muito se pode dizer através das atitudes e do silêncio. Para além disso é importante termos consciência de que o nosso corpo fala por intermédio de gestos e muitas vezes por expressões.

Resumidamente e independentemente de qualquer contexto é importante ter em conta que para o desenvolvimento de uma boa comunicação é imprescindível:

  • Falar de forma simples e objetiva, pois assim permitirá a transmissão de informações claras;
  • Retificar com o seu interlocutor se este compreendeu aquilo que quis dizer. Pode pedir-lhe até para ele resumir por palavras suas aquilo que disse;
  • Ser espontâneo. É importante numa comunicação não se sentir que está a debitar algo que foi previamente estudado pois quebra o ritmo de absorção da mensagem;
  • “Ser curto e grosso”. Ao conseguir dizer o que pretende no menor tempo possível, de forma pausada e calma irá fazer com que o seu interlocutor se foque apenas em si e na mensagem essencial;
  • Preparar-se para dizer aquilo que quer comunicar, pois assim estará mais seguro durante o processo de comunicação e conseguirá fazer com que o seu pensamento flua melhor;
  • Prestar atenção à sua linguagem não-verbal bem como à do seu interlocutor, a fim de poder modificar a intensidade do seu discurso, caso sinta necessidade ou de acordar a audiência ou de a acalmar;
  • Ter vocabulário e ser compreensivo com o seu interlocutor caso seja interrompido;
  • Procurar colocar-se no lugar do outro, pois ao fazê-lo irá conseguir compreender qual o enquadramento mental do seu interlocutor permitindo-lhe apelar a determinados sentimentos e/ou racionalidade;
  • Adequar o seu discurso ao seu receptor;
  • Aceitar feedbacks da sua comunicação dos mais variados interlocutores. Aceite as observações que achar pertinentes e conseguirá da próxima vez que comunicar, uma comunicação mais eficiente.

A comunicação é verdadeiramente um elemento fundamental da nossa vivência e por isso mesmo se torna essencial compreender quais as melhores formas de a podermos por em prática. Ela é quem nos liga ao nosso semelhante através de uma empatia que vai além de qualquer simbolismo ou metáfora comunicada. É também através dela que conseguimos aprender e evoluir como povo e espécie, pois permite a integração de conteúdos de outros que como nós comunicam, apesar de por vezes o fazerem noutras línguas, noutras culturas, ou noutros rituais.

Sobre Daniela Ferreira
Daniela Ferreira
O meu nome é Daniela Ferreira e sou Engª. do Ambiente formada pelo Instituto Superior Técnico. Defendo que a função de um engenheiro é servir. É pôr a tecnologia ao serviço da população. Defendo a educação ambiental com unhas e dentes. Sou uma acérrima defensora de que a verdadeira forma de alcançar o desenvolvimento sustentável de que tanto se fala passa pela educação das gerações mais novas, e a re-educação das mais maduras. Adoro escrever (poesia sobretudo), pintar, desenhar e dançar. Não sou uma engenheira convencional. Mais do que isso sou uma mulher “de ideias fixas.” Leiam-me. Não se vão arrepender.

1 comentário em “A Importância Da Comunicação

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei o texto “A importância da comunicação” e queria usar alguns trechos como citação no meu tcc, porém não tem o ano que foi publicado. Poderia me informar? Obrigada.

Deixe um Comentário