Como Abrir Uma Empresa Em Portugal

Quando surge uma ideia de sucesso, ou quando temos uma enorme ânsia de desenvolvermos um negócio próprio, surgem várias questões que têm de ser respondidas, de forma a melhor desenvolvermos o potencial do futuro negócio.

criar empresa

Uma das primeiras questões é, precisamente:

Como Abrir Uma Empresa Em Portugal

?

Para responder a esta pergunta é necessário, antes de mais, conhecer:

“Que Tipos De Empresas Se Podem Constituir?”,

de modo a adoptar a forma jurídica mais eficaz para o seu tipo de negócio. É importante ter especial atenção para esta decisão, de forma a não desperdiçar recursos monetários, nem tempo.

Se pretender desenvolver a empresa de Forma Singular tem três opções:

  • Empresário em Nome Individual;
  • Sociedade Unipessoal por Quotas;
  • Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada.

Caso pretenda constituir uma Empresa Colectiva, terá de ter em atenção as seguintes possibilidades:

  • Sociedade por Quotas;
  • Sociedade Anónima;
  • Sociedade em nome Colectivo;
  • Sociedade em Comandita;
  • Cooperativa.

Depois de tomar a decisão relativa à tipologia da empresa a constituir, deverá então, determinar a forma como constitui-la.

Actualmente uma das formas mais utilizadas para a constituição de empresas é a “Constituir Empresa na Hora”, onde com oito simples passos, e somente em 48 minutos, verá a sua empresa criada.

Com a evolução da tecnologia, tornou-se possível evitar deslocações, e “Criar Empresa Online”, através do site oficial do Portal da Empresa.

Para usufruir desta ferramenta basta ser detentor de um Cartão de Cidadão (Ou Certificado Digital) e de um leitor de cartões.

Para além destes métodos, poderá também “Constituir uma Empresa de Forma Tradicional”. É o método mais antigo e mais demoroso, mas conta com a vantagem do contacto pessoal e facilidade no esclarecimento de dúvidas.

Recentemente, já é possível evitar algumas deslocações e requisitar determinados documentos via Internet.

No caso de não possuir nenhuma ideia para um negócio novo, e/ou não desejar correr riscos associados à criação de novas empresas, poderá optar por “Formas alternativas de criar negócios”

Estas formas alternativas incluem a aquisição de empresas já existentes, o Franchising e o Spin-Off.

Ao contrário da criação de negócios do zero, estas alternativas permitem um rendimento mais estável, visto tratar-se de empresas já presentes no mercado com uma base de clientes já existente.

Contudo, antes de assinar o contrato neste tipo de negócios, é importante ter atenção acrescida e, se possível, contar com o apoio de especialistas em matérias como: jurídica, financeira, económica, social e técnica.

Informações relativas a todas estas questões poderão ser encontradas em vários artigos neste site, elaborados de forma simples mas pormenorizada, de forma a incentivar a criação do seu negócio.

Artigos relacionados à criação duma empresa:

Print Friendly

About The Author

Iryna Shev, licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Faculdade De Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa.

Related posts

41 Comments

  1. Sónia

    Com a crise atual torna-se mais complicado abrir um loja. Se não há poder de compra, não vamos poder resistir muito tempo e teremos um dia de encerrar a loja. E depois é preciso ter A ideia que vai tornar o negócio num sucesso. Sou filha de emigrantes e adorava viver em Portugal; como não há trabalho, ter o seu negócio seria uma possibilidade. Sou defensora do desenvolvimento sustentável, dos produtos biológicos, mas em Portugal as pessoas não me parecem convencidas pela nova “cultura verde” que existe nos países nórdicos por exemplo, talvez seja uma questão de cultura, de tradições.
    Obrigada pelas suas dicas.
    Cumprimentos,
    Costa

    Reply
    1. Rui de Oliveira Soares

      Bom Dia Sónia! Não vi o seu comentário. Desculpe! Uma loja física implica um investimento maior que uma loja virtual. Embora, no caso da loja virtual, é preciso saber marketing digital. Talvez a loja virtual seja o passo certo… A ideia não é suficiente. É preciso um misto de ideia e de saber executar. Se pesquisar blogues, fórums, feiras, conferências, associações, eventos sobre temas como vegan, comida saudável, receitas vegetarianas, feminismo, defesa dos direitos dos animais, produtos artesanais, arte, partidos da esquerda como o BE, Livre, Agir, etc. encontrará uma sensibilidade maior para a tipo de produtos que refere e pode depois perguntar a essas mesmas pessoas se os seus produtos são viáveis ou não. Concordo com uma ideia implícita no seu texto. É mais fácil vender esses produtos quando as ideias que esses produtos representam já fazem parte da cultura nacional. Mas, se a concorrência também for maior… :) Rui Soares

      Reply
    2. Rui Alves

      Concordo, mas não da totalidade por exemplo a parte cultural pois novo métodos estão a entrar em portugal e a ser aceites basta é analisar a população e a sua faixa etária.
      Por isso defendo sempre nunca negar o tradicional, mas ao mesmo tempo estar sempre inovação. Na frase anterior que referir que o tradicional é também um via de inovação e se conseguires conciliar em certos negócios (junção do tradicional inovado com as novas evoluções de mercado), podes ter um método onde toda a faixa etária se sentirá bem entre elas. O negócio não deve ser pensado somente em meios lucrativos, porém, deve-se perceber o meio onde se encontra e que tipo de clientes pretendes.
      As vezes o melhor negócio é saber inovar sem desvalorizar, a cultura e sociedade.

      Reply
    1. Bruno Fernandes

      Prezados bom dia!
      é possivel um cidadão estrangeiro abrir uma pequena empresa em Portugal?

      se for possivel quais são os requisitos e as documentações necessarias?

      Muito obrigado

      Bruno Fernandes

      Reply
  2. Nuno Jorge Besteiro Guerra

    Olá Boas pois é o seguinte eu vim da suiça para portugal vai fazer um ano estou no desemprego mas esta a terminar pois eu gostaria de abrir por aqui uma pizzaria coisa que não há gostaria de saber o que fazer . Há sou de figueira de castelo rodrigo.

    Reply
  3. Norte

    Bonjour,
    J’aimerai ouvrir une entreprise au Portugal, et vendre mon travail vers la France. Pouvez -vous me donner quelque conseils sur les démarches à suivre.
    Merci

    Reply
    1. Rui de Oliveira Soares

      Olá!

      O blog está em português. Por isso, vou responder em português.

      Você quer criar uma empresa em Portugal para vender o seu trabalho para França. Pode optar por iniciar a sua atividade como empresário em nome individual ou constituir uma sociedade comercial com responsabilidade limitada, por exemplo, uma sociedade unipessoal por quotas. Para perceber melhor a diferença entre as 2 opções, pode consultar um advogado.

      Antes de iniciar a sua atividade, é essencial que contate o seu contabilista e entenda quais são as suas obrigações fiscais e custos fixos em termos de contabilidade.

      Para constituir uma sociedade unipessoal por quotas, deve dirigir-se a um destes locais:
      http://www.empresanahora.pt/ENH/sections/PT_contactos/

      O mercado é global. Pode constituir uma empresa em Portugal e vender serviços para qualquer outro país. Em relação a França, deve consultar especificamente o seu contabilista sobre o IVA nos serviços prestados a pessoas individuais ou coletivas com residência ou sede em França.

      Um Abraço!

      Rui

      Reply
    2. Carlos

      Bonjour

      L’idée est bonne puisque le Portugal offre:
      -Une main d’oeuvre de très qualité et restant de bon marche
      -un climat agréable
      -de personnes consciencieuses et impliquées dans ce qu’elles font
      -une structure d’exportation complet que celui soit routier ou maritime

      Mais ma connaissance en terme de démarches administratives, cout

      Reply
  4. Lucas

    Olá, sou cidadão brasileiro mas pretendo abrir uma empresa física em Portugal, o que tenho que fazer? Que documentos preciso? E se tiver dicas, aceito todas

    Reply
  5. Migiel

    Boas tardes,sou cidadão espanhol e quero criar uma sociedade Unip.Lda. Quais são os documentos e requisitos necessários????? A minha morada é em Espanha,mais os clientes que tenho são 99% portugueses,e facturar desde Espanha não é possível porque a minha tesouraria não aguentaria o IVA intracomunitario pois os meus fornecedores são maiormente espanhóis. O negócio é revenda ao maior pelo que não preciso abrir loja.

    Obrigado.

    Reply
  6. Haulenes

    Olá rui, já algum tempo tenho o sonho de trabalhar fora do brasil pois aqui tá mto difícil , como to no ramo de limpesa e lavagem de carros, pensei em começar um negócio em Portugal o q vc mim sobre isso e qual procedimento pra concluir esse projeto?

    Reply
    1. Simões

      O que mais há em Portugal é empresa que lava carros e de limpeza, aconselho a pensar em outro tipo de negócio, por exemplo ensinar a escrever em português.

      Reply
  7. Janaína Lopez

    Pretendo me mudar para Portugal, mas não pretendo atuar imediatamente na minha área, que é Psicologia. Pretendo abrir uma empresa de serviços de estética/beleza…Brasileiros podem abrir microempresa de prestação de serviços estando no país com visto de turista? Me informaram que não e possível. Esta informação procede?

    Grata.

    Reply
  8. VAL

    BOA TARDE!!! MORO EM PORTUGAL E GOSTARIA DE ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO DE ARTIGOS PARA FESTA. MAS GOSTARIA DE IMPORTAR ESSES PRODUTOS. VOCE PODE ME EXPLICAR POR FAVOR O QUE DEVE SER FEITO? JA OUVI DIZER QUE PORTUGAL E UM PAIS ONDE A ALFANDEGA E MAIS RIGOROSA. ENTAO QUAL O MELHOR CAMINHO PARA EU IMPORTAR ESSES PRODUTOS?
    MUITO OBRIGADA

    Reply
  9. Paulo santos

    Ola boa noite. Moro em portugal e gostaria d3 saber como e que ooderia abrir uma empresa a nivel de comercio…

    Reply
  10. Ricky

    Bons dias,

    A minha duvida consiste na criação de uma empresa de prestação de serviços a nível informático e telecomunicações ao domicilio para pessoas com dificuldades nestas areas como possivelmente outras coisas como acompanhar a intervenção de um técnico ao cliente,… etc.
    Conclusão a minha duvida, será LEGAL e possível eu criar uma empresa cobrar uma prestação mensal e no acto de qualquer intervenção não haja qualquer custo para o cliente.
    Desde já muito obrigada.

    Cmp.

    Reply
  11. Sílvia

    Olá!
    Talvez eu esteja um pouco desajustada mas encontro-me a fazer as primeiras pesquisas para a criação de uma empresa, apenas com o intuito de obter mais informações.

    Eu sou uma jovem, ainda no 2º ano da faculdade mas tenho um grande espírito empreendedor e, mais tarde, adoraria abrir um negócio próprio. Sei que poderá ser difícil mas acredito que obter emprego por conta de outrem sera mais ainda.

    Eu tenho algumas ideias em mente mas não sei até que ponto serão viáveis, nem sei como dar o primeiro passo. Eu estudo Gestão de Recursos Humanos mas o meu maior sonho sempre foi a música, mais precisamente, o canto. Tenho uma banda, dou concertos e tenho alguns contactos na area. A minha ideia seria criar uma micro ou pequena empresa onde se pudesse aliar esta componente dos RH, a area da formação, com a area musical. Mais concretamente, seria dar workshops, aulas de música, masterclass, etc.

    Qual é a sua opinião? Tendo em conta a situação atual de Portugal, acha que poderia ter sucesso?

    Obrigada.

    Reply
  12. Delma

    Ola, sou brasileira e pretendo abrir uma empresa em Portugal. Gostaria de saber se existe um valor mínimo de investimento no País para brasileiros? Se existe um número mínimo de funcionários que precisamos ter na empresa, para sermos enquadrados no visto D2?
    Tem dica de tipo de negócio hoje seria interessante em Portugal?

    Reply
  13. Vanuza Santos

    Sou Brasileira e qro abrir um salão de beleza em Portugal em sociedade com uma amiga, tenho essa opção é qual a documentação necessária.

    Reply
  14. Maria

    Boa tarde,

    Sou residente em Inglaterra mas quero abrir uma empresa em Portugal. Pago Segurança Social em Inglaterra e por isso gostaria de sabe como fazer neste caso: se tenho que pagar seguranca social em Portugal ou continuar a pagar em Inlgaterra.
    Obrigada

    Reply
  15. Manassa Fernandes

    Sou um cidadão angolano e pretendo abrir uma empresa em Portugal, um café ou ciberg ou uma casa de fruta

    Reply
  16. Elias Reis

    Olá Rui, sou brasileiro e gostaria de abrir uma empresa para comprar produtos nos EUA e enviar para o Brasil. Se eu abrir uma empresa (Trade) em Portugal quais são os impostos que pagaria e será que é viável esta possibilidade?

    Obrigado!

    Reply
  17. hugo

    bom dia quero levar minha familia para portugal e abrir uma empresa de autopecas que e meu ramo aqui no brasil, posso abrir essa empresa sem ser cidadao e morar ai. aqui no brasil esta muito perigoso queremos nos mudar para um pais mais tranquilo,

    Reply
  18. Vanderlei Mariotto

    Boa tarde
    Tenho uma patente para produzir argilas para clarificação de óleos vegetais e gorduras animais. Trata-se de um mercado altamente rentável. Existem argilas no mercado, que são ativadas com ácidos, sulfúrico ou clorídrico. Essas argilas contaminam o meio ambiente, geram um efluente agressivo ao meio, entram em combustão espontânea e o resíduo gerado na filtração só pode ser depositado em aterros industriais, oferecendo ao meio ambiente um grande risco ecológico. Minhas argilas, ao contrário, são ativadas sem o uso de ácidos. É um processo que não gera efluentes, pois é todo produzido à seco. Minhas argilas não entram em combustão espontânea e o resíduo de filtração, ao invés de ser enviado aos aterros, podem servir para a produção de rações animais, adubos e fertilizantes, visto que não contém ácidos e são ricos em nutrientes.
    Tenho grande interesse em depositar minha patente em Portugal. Como devo fazer? Por favor, envie suas respostas através de meu e-mail. Obrigado

    Reply
  19. Tiago

    Boa noite ja a muito tempo que ando devolta a procurar como para abrir uma empresa de transportes..Gostaria de saber o que e preciso a niveis de papelada e a onde ir..???

    Reply
  20. Carla Queirós

    Bom dia,
    Estou a pensar em iniciar pequena actividade em casa de confecção/venda de bolos, doces regionais e gostaria de saber que passos devo dar.
    Tenho pesquisado e deparei-me de que é necessário fazer transformação da cozinha, isso é mesmo obrigatório para este tipo de actividade, visto que é de pequenas dimensões?
    Obrigada.

    Reply
  21. Kleber

    Oi boa noite!

    Sou cidadão de nacionalidade brasileira, atualmente moro em Portugal, em processo de legalização(visto de trabalho), estou necessitando abrir uma empresa de prestação de serviços na área de telecomunicações com outra pessoa, que nomeadamente é um cidadão com dupla cidadania; a minha dúvida é se os procedimentos na abertura vão ser os mesmos de um cidadão Português? já que o meu sócio(majoritário) vai entrar com a solicitação de abertura da empresa.

    Reply
  22. FÁBIO SILVA

    Gostaria de saber montar uma empresa de importação e exportação de produtos brasileiro , sou Brasileiro e gostaria de saber se leva muito tempo e quais os direitos que posso adquirir referente a minha regularização no país. Pergunto pois ainda estou no Brasil.

    Reply
  23. Eliab

    Olá. Sou Brasileiro e pequeno empresário no Brasil e gostaria de abrir um empresa em Portugal para importar meus produtos do Brasil a fim de vender em toda Europa. E possivel? Como devo proceder? Lembrando que não sou cidadão europeu.
    Obrigado.

    Reply
  24. Marcelo santana

    Boa noite trabalho com vendas em escolas vendendo um material pedagógico direto com os alunos sendo que passo num dia divulgando e no outro entregando para os que tiveram enterece queria abrir um empressa aí gostaria de obter essa informação se eu poderia trabalhar tranquilo pois levarei família minha esposa e filhas obrigado

    Reply
  25. wanderlan antonio arruda de abreu

    Queria conheçer alguem que mora aii em Portugal para conversar a respeito de
    empregos e até então moradia e quem sabe montar algo aiii como oficina de fumilaria
    e pintura ou uma pizzaria e qual seria o custo disso.

    Reply
  26. Ana Paula Arruda

    Olá sou cabeleireira já morei em Portugal.. e voltei para o Brasil para estudar química e gostaria de saber como faço para abrir uma empresa de cosméticos… Tipo progressiva, tintura, alisamento, descoloração, shampoo etc como.faço os produtos que tenho ae na Europa nã. Tem j. Pesquisei. Desde j. Muito obrigado

    Reply
  27. Manoela Costa

    Bom dia! Tenho planos de abrir um foodtruck aqui em Braga. Gostaria de saber como proceder. Pra onde posso me dirigir fisicamente para tirar algumas duvidas?

    Reply
  28. Valdilson Gomes

    Estou no Brasil e pretendo ir para Portugal. Quero abrir uma pequena empresa em Aveiro.
    Qual é melhor ideia?
    Lava rápido ecológico para veículos?
    Empresa de jardinagem?
    Café ?
    Salão de beleza?
    Agradeço as sugestões.

    Reply
  29. Catarina

    Boa tarde,

    Gostaria de abrir a minha empresa em Portugal, mas tenho algumas questoes:
    – é necessario ter um diploma para abrir uma empresa?
    – uma formaçao adquirida no estrangueiro (França) é reconhecida em Portugal?
    Caso nao consiga responder as minhas questoes, onde me posso informar?

    Aguardo resposta. Obrigada.

    Cumprimentos,

    Catarina

    Reply
  30. Maria Gomes

    Boa tarde.
    Tenho um espaço com 100m2, em que estou a pensar alugar para festas de aniversário infantis. Pode me ajudar, em tudo que preciso fazer para legalizar, todas as burocracias necessárias? O licenciamento, etc?
    Muito obrigada

    Reply
  31. Maria

    Olá estou desempregada e desesperadamente preciso iniciar alguma atividade laboral. Tenho habilidades com as mãos mas preciso saber como são as leis e impostos a pagar relativamente ao artesanato. Poderá me orientar aos links onde posso encontrar esta informação por favor. Eu pretendia abrir uma loja online.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *