Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Trabalho remoto: aprenda a conciliar vida pessoal com profissional

Trabalho remoto: aprenda a conciliar vida pessoal com profissional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Trabalho remoto: aprenda tudo sobre como conciliar vida pessoal com profissional

Em muitos países, incluindo Portugal, a pandemia trouxe novos hábitos de trabalho que nalgumas empresas vieram para ficar ou pelo menos estão para durar. E o teletrabalho é um deles. Porém, ainda há muitos profissionais que sentem dificuldade em conciliar vida pessoal com profissional trabalhando a partir de casa…

É verdade que além de um grave problema de saúde pública, a Covid-19 veio ajudar a cruzar trabalho com família, e por isso é necessário que continue a procurar pelo equilíbrio necessário para conciliar vida pessoal com profissional dentro de casa, cumprir com as suas tarefas, manter o emprego e deixar a sua família feliz!

Como conciliar vida pessoal com profissional?

A gestão equilibrada entre trabalho e lazer é mesmo a melhor forma de ser mais feliz e mais produtivo, por isso não deixe de ler as próximas dicas para conciliar vida pessoal com profissional.

1. Planeie as suas atividades profissionais e pessoais com antecedência

Uma das grandes vantagens do trabalho remoto – que deve aproveitar a seu favor! – é o facto de ter liberdade para fazer o seu horário, desde que cumpra com as suas tarefas. Mas se resolver fazer um horário diferente todos os dias, é capaz de ser ainda mais complicado conciliar trabalho com família! Por isso o aconselhamos a planear previamente as suas atividades: experimente organizar cada semana de trabalho com antecedência para conseguir realizar as suas tarefas profissionais e, ao mesmo tempo, fazer as suas atividades preferidas e facilmente conciliar vida pessoal com profissional.

2. Identifique e crie as suas rotinas específicas

Se o trabalho remoto ainda é uma novidade para si e está com dificuldade em desapegar-se da rotina que tinha lá no escritório, experimente identificar novas rotinas que sejam mais ajustadas à sua natureza e estilo de vida atual. Ou seja, para muitos profissionais o período da manhã é o mais produtivo, mas isso não significa que no seu caso em particular o período da tarde ou mesmo o período da noite não seja mais rentável, não é verdade? Logo, faça as suas experiências para identificar as horas em que trabalha com mais afinco.

3. Estabeleça horários de trabalho e lazer

E depois de identificar as horas em que trabalha com mais afinco, cumpra com esse horário de trabalho, intercalando-o com momentos de descanso nas alturas em que sabe que está menos produtivo. Isso porque trabalhar demasiadas horas seguidas por dia não dá bom resultado, mas aproveitar o facto de estar em casa para descansar mais do que devia, também não! Portanto, o ideal é estabelecer e cumprir com horários específicos de trabalho e lazer, conciliando a sua profissão com momentos de qualidade sozinho, com amigos ou com a sua família. E lembre-se de que se começar a prolongar o horário de expediente (só mais 10 minutos hoje, só mais 1 hora amanhã…) vai por em causa a sua saúde e estabilidade familiar.

Conheça as dicas para não perder o foco em teletrabalho!

4. Respeite as pausas

Além de ser importante definir rotinas e estabelecer horários para conciliar vida pessoal com profissional, também é fundamental que respeite os momentos de pausa. Se ainda não criou um ciclo de pausas, experimente, por exemplo, trabalhar 25 minutos seguidos e descansar 5 minutos (sem ficar a responder a emails ou a fazer scroll pelas redes sociais). Pode aproveitar esse tempo para esticar as pernas, comer ou beber alguma coisa, espreitar os seus filhos, brincar com o cão, etc. E além destes pequenos intervalos, lembre-se de fazer uma hora completa de almoço, tal como fazia no escritório, porque comer frente ao computador sem parar de trabalhar não é opção! Mas, pelo contrário, tirar uma hora inteira para a sua pausa de almoço, fá-lo regressar com mais energia e vontade de trabalhar.

5. Procure por um espaço exclusivo para trabalhar

Independentemente do número de divisões que a sua casa tem, é sempre possível encontrar um cantinho exclusivo para montar o seu “escritório”, de preferência um local limpo, organizado, confortável e com bastante luz natural. De outra forma, trabalhando na cama, no sofá ou numa área por onde estão sempre a passar outras pessoas, não vai conseguir separar mentalmente os seus momentos de trabalho dos seus momentos de relaxamento. Em consequência, não vai conseguir concentrar-se e se não conseguir concentrar-se não consegue realizar as tarefas previstas na sua rotina e horário de trabalho e isso pode obrigá-lo a dedicar mais tempo do que devia ao teletrabalho em detrimento do descanso necessário ao seu bem-estar físico e mental.

6. Comunique frequentemente com os seus colegas de trabalho

Lá por estar em casa em teletrabalho, não significa que deixe de comunicar com os seus colegas. É importante manter um contacto estreito com a sua equipa, seja através de telefonemas, videochamadas ou mensagens de chat. Sem um sistema de comunicação constante não consegue manter o espírito de equipa, trabalhar para os mesmos objetivos, nem obter em tempo útil as informações que precisa para desenvolver o seu trabalho de forma eficiente.

7. Não seja demasiado exigente

Seja no escritório, seja aí em sua casa, há dias em que pura e simplesmente não consegue produzir tanto quanto desejava, e não deve recriminar-se por isso. Os momentos em que tem a sua produtividade no nível máximo, compensarão os outros em que está mais desanimado, cansado ou distraído. Não seja demasiado exigente consigo próprio: trabalhar mais e produzir menos nunca é uma solução e por isso evite levar os seus limites ao extremo, sobrecarregar-se e por em risco a sua saúde.

8. Faça refeições saudáveis e exercício físico

Evitar trabalhar em excesso, ainda assim, também não é suficiente para manter a sua saúde e bem-estar. Em trabalho remoto – todo o dia em casa sentado frente ao computador – há que investir ainda mais numa alimentação saudável coadjuvada por exercício físico, sim?

9. Converse com as pessoas com quem partilha a casa

E por fim, porque é possível que nem todos os elementos do seu agregado familiar estejam a compreender o conceito de teletrabalho, é fundamental que fale com as pessoas com quem vive a respeito disso, esclarecendo-as sobre os seus horários de trabalho (em que não deve ser interrompido) e sobre os seus horários de lazer de forma a que todos possam dar o seu contributo para essa tarefa difícil que é conciliar vida pessoal com profissional.

E agora que já tem algumas dicas para melhor conciliar vida pessoal com profissional em trabalho remoto, clique aqui e aproveite para ler também o nosso artigo sobre teletrabalho e filhos: a missão (im)possível de entreter as crianças para conseguir trabalhar a partir de casa!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

marca online

Passo-a-passo para criar uma marca de sucesso

Precisa de ajuda para criar uma marca de sucesso? Siga este passo-a-passo! Do nome ao slogan, passando pelo design, público e comunicação, é só tomar nota das sugestões para conseguir conquistar mais clientes!

como fazer um site

Saiba como preparar o seu site para o outono

Otimizar para mobile, usar um design limpo, hierarquizar a informação e rever a velocidade de carregamento são algumas das estratégias de marketing digital para preparar o seu site para a nova estação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.