Trabalho remoto: aprenda tudo sobre como conciliar vida pessoal com profissional
Em muitos países, incluindo Portugal, a pandemia trouxe novos hábitos de trabalho que nalgumas empresas vieram para ficar ou pelo menos estão para durar. E o teletrabalho é um deles. Porém, ainda há muitos profissionais que sentem dificuldade em conciliar vida pessoal com profissional trabalhando a partir de casa…
É verdade que além de um grave problema de saúde pública, a Covid-19 veio ajudar a cruzar trabalho com família, e por isso é necessário que continue a procurar pelo equilíbrio necessário para conciliar vida pessoal com profissional dentro de casa, cumprir com as suas tarefas, manter o emprego e deixar a sua família feliz!
Como conciliar vida pessoal com profissional?
A gestão equilibrada entre trabalho e lazer é mesmo a melhor forma de ser mais feliz e mais produtivo, por isso não deixe de ler as próximas dicas para conciliar vida pessoal com profissional.
1. Planeie as suas atividades profissionais e pessoais com antecedência
Uma das grandes vantagens do trabalho remoto – que deve aproveitar a seu favor! – é o facto de ter liberdade para fazer o seu horário, desde que cumpra com as suas tarefas. Mas se resolver fazer um horário diferente todos os dias, é capaz de ser ainda mais complicado conciliar trabalho com família! Por isso o aconselhamos a planear previamente as suas atividades: experimente organizar cada semana de trabalho com antecedência para conseguir realizar as suas tarefas profissionais e, ao mesmo tempo, fazer as suas atividades preferidas e facilmente conciliar vida pessoal com profissional.
2. Identifique e crie as suas rotinas específicas
Se o trabalho remoto ainda é uma novidade para si e está com dificuldade em desapegar-se da rotina que tinha lá no escritório, experimente identificar novas rotinas que sejam mais ajustadas à sua natureza e estilo de vida atual. Ou seja, para muitos profissionais o período da manhã é o mais produtivo, mas isso não significa que no seu caso em particular o período da tarde ou mesmo o período da noite não seja mais rentável, não é verdade? Logo, faça as suas experiências para identificar as horas em que trabalha com mais afinco.
3. Estabeleça horários de trabalho e lazer
E depois de identificar as horas em que trabalha com mais afinco, cumpra com esse horário de trabalho, intercalando-o com momentos de descanso nas alturas em que sabe que está menos produtivo. Isso porque trabalhar demasiadas horas seguidas por dia não dá bom resultado, mas aproveitar o facto de estar em casa para descansar mais do que devia, também não! Portanto, o ideal é estabelecer e cumprir com horários específicos de trabalho e lazer, conciliando a sua profissão com momentos de qualidade sozinho, com amigos ou com a sua família. E lembre-se de que se começar a prolongar o horário de expediente (só mais 10 minutos hoje, só mais 1 hora amanhã…) vai por em causa a sua saúde e estabilidade familiar.
Conheça as dicas para não perder o foco em teletrabalho!
4. Respeite as pausas
Além de ser importante definir rotinas e estabelecer horários para conciliar vida pessoal com profissional, também é fundamental que respeite os momentos de pausa. Se ainda não criou um ciclo de pausas, experimente, por exemplo, trabalhar 25 minutos seguidos e descansar 5 minutos (sem ficar a responder a emails ou a fazer scroll pelas redes sociais). Pode aproveitar esse tempo para esticar as pernas, comer ou beber alguma coisa, espreitar os seus filhos, brincar com o cão, etc. E além destes pequenos intervalos, lembre-se de fazer uma hora completa de almoço, tal como fazia no escritório, porque comer frente ao computador sem parar de trabalhar não é opção! Mas, pelo contrário, tirar uma hora inteira para a sua pausa de almoço, fá-lo regressar com mais energia e vontade de trabalhar.
5. Procure por um espaço exclusivo para trabalhar
Independentemente do número de divisões que a sua casa tem, é sempre possível encontrar um cantinho exclusivo para montar o seu “escritório”, de preferência um local limpo, organizado, confortável e com bastante luz natural. De outra forma, trabalhando na cama, no sofá ou numa área por onde estão sempre a passar outras pessoas, não vai conseguir separar mentalmente os seus momentos de trabalho dos seus momentos de relaxamento. Em consequência, não vai conseguir concentrar-se e se não conseguir concentrar-se não consegue realizar as tarefas previstas na sua rotina e horário de trabalho e isso pode obrigá-lo a dedicar mais tempo do que devia ao teletrabalho em detrimento do descanso necessário ao seu bem-estar físico e mental.
6. Comunique frequentemente com os seus colegas de trabalho
Lá por estar em casa em teletrabalho, não significa que deixe de comunicar com os seus colegas. É importante manter um contacto estreito com a sua equipa, seja através de telefonemas, videochamadas ou mensagens de chat. Sem um sistema de comunicação constante não consegue manter o espírito de equipa, trabalhar para os mesmos objetivos, nem obter em tempo útil as informações que precisa para desenvolver o seu trabalho de forma eficiente.
7. Não seja demasiado exigente
Seja no escritório, seja aí em sua casa, há dias em que pura e simplesmente não consegue produzir tanto quanto desejava, e não deve recriminar-se por isso. Os momentos em que tem a sua produtividade no nível máximo, compensarão os outros em que está mais desanimado, cansado ou distraído. Não seja demasiado exigente consigo próprio: trabalhar mais e produzir menos nunca é uma solução e por isso evite levar os seus limites ao extremo, sobrecarregar-se e por em risco a sua saúde.
8. Faça refeições saudáveis e exercício físico
Evitar trabalhar em excesso, ainda assim, também não é suficiente para manter a sua saúde e bem-estar. Em trabalho remoto – todo o dia em casa sentado frente ao computador – há que investir ainda mais numa alimentação saudável coadjuvada por exercício físico, sim?
9. Converse com as pessoas com quem partilha a casa
E por fim, porque é possível que nem todos os elementos do seu agregado familiar estejam a compreender o conceito de teletrabalho, é fundamental que fale com as pessoas com quem vive a respeito disso, esclarecendo-as sobre os seus horários de trabalho (em que não deve ser interrompido) e sobre os seus horários de lazer de forma a que todos possam dar o seu contributo para essa tarefa difícil que é conciliar vida pessoal com profissional.
E agora que já tem algumas dicas para melhor conciliar vida pessoal com profissional em trabalho remoto, clique aqui e aproveite para ler também o nosso artigo sobre teletrabalho e filhos: a missão (im)possível de entreter as crianças para conseguir trabalhar a partir de casa!