Saiba tudo sobre avaliação de desempenho em trabalho remoto
Não vamos falar no papel da Covid-19 na adoção do trabalho remoto por muitas empresas. Nem explorar a facilidade ou dificuldade com que as pessoas se adaptaram ao trabalho a partir de casa. A questão que nos trás aqui é outra e está muito à frente: como fazer a avaliação de desempenho em trabalho remoto?
É natural que face a um modelo relativamente novo na sua empresa, esteja com dificuldades em fazer a avaliação de desempenho em trabalho remoto e garantir que a sua equipa está a alcançar resultados. Mas tal como teve de alterar métodos de trabalho devido à pandemia, agora tem de alterar métodos de avaliação devido ao facto de não estar a trabalhar lado a lado com a sua equipa, certo? E não é assim tão complicado! Se continuar a ler este artigo vai perceber que existem várias formas fáceis e simples de implementar para avaliar a performance de uma equipa em teletrabalho.
Principais tipos de avaliação de desempenho em trabalho remoto
Naturalmente que o tipo de avaliação de desempenho em trabalho remoto vai depender do tipo de negócio, tipo de equipa e tipo de funções de cada colaborador, mas uma coisa é certa: a avaliação de desempenho tradicional não serve! Para trabalho à distância é melhor usar um dos modelos para medir o desempenho de uma equipa de que vamos falar de seguida.
1. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Autoavaliação
Isto da autoavaliação faz lembrar os tempos de escola quando pedia ao professor uma nota superior à que merecia, não é verdade? Porém, em trabalho remoto a autoavaliação pode funcionar lindamente se facultar a cada elemento da sua equipa um questionário e depois der a liberdade para uma análise individual, de acordo com os objetivos da empresa. Irão, os seus colaboradores, atribuir “notas” mais altas do que aquelas que merecem? É possível, sim, mas nesse caso deve haver espaço para um equilíbrio de opiniões e uma negociação por novas metas para melhorar os resultados.
2. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação direta
Na avaliação direta não tem de ir até casa de cada um dos elementos da sua equipa para ver como está a correr o trabalho. Aqui o que se pretende é que faça uma avaliação direta de forma mais tradicional e sem intermediários (não obstante poder recorrer ao departamento de Recursos Humanos), para avaliar a performance de cada elemento da sua equipa de trabalho à distância, face a determinados objetivos.
3. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação conjunta
Como o nome indica, a avaliação conjunta é feita por si e pelos seus colaboradores: você avalia cada um e cada um avalia-o a si. Em resultado, a hierarquia rígida é neutralizada para se dar lugar a um verdadeiro trabalho de equipa em que impera o diálogo que visa o crescimento de ambas as partes.
4. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação 360º
Todos juntos! A avaliação de desempenho 360º é o melhor modelo para agregar a opinião de vários elementos da empresa: o responsável pelo grupo, os elementos da equipa, a administração da empresa e até clientes e fornecedores podem participar!
No fim da avaliação de desempenho 360º, analisam-se e comparam-se os pareceres para chegar a informações valiosas de forma a atingir melhores resultados.
Este método, além de avaliar cada colaborador individualmente, avalia o trabalho da equipa e a relação entre colegas, o que pode potenciar um trabalho remoto ainda mais eficaz.
5. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação por objetivos
Um passo de cada vez. Na avaliação por objetivos, avalia-se o trabalho levado a cabo para atingir cada uma das metas propostas. Aqui não são avaliadas as competências técnicas e comportamentais, apenas o cumprimento de objetivos.
Dizem que os portugueses querem continuar em teletrabalho… Clique aqui para saber se é verdade!
Ferramentas para avaliação de desempenho em trabalho remoto
E agora que sabe qual ou quais os melhores métodos para avaliar uma equipa em teletrabalho, conheça algumas ferramentas que o podem auxiliar a acompanhar a produtividade do grupo.
- Avaliação psicométrica – Existem várias ferramentas para avaliação psicométrica que lhe permitem fazer uma avaliação comportamental, cognitiva e emocional a cada um dos elementos da equipa.
- Trello – O Trello é um dos aplicativos ou ferramentas de trabalho remoto que pode usar para gestão de equipas e projetos, de forma a controlar à distância a produtividade de seus colaboradores.
- Runrun.it – O Runrun.it é uma excelente alternativa ao Trello se precisar de mais detalhe na avaliação de equipas em teletrabalho, pois permite organizar e controlar a agenda da equipa, atribuir tarefas diretamente aos colaboradores, estabelecer prazos, etc.
- Apps de análise de produtividade – Também pode recorrer a apps para controlar à distância e de forma mais apertada, a produtividade da sua equipa, classificando atividades, verificando horários, monitorizando a utilização de sites e softwares por parte dos colaboradores, etc.
- Team building – Ações de team building e workshops (se possíveis de organizar) são excelentes para melhorar relacionamentos entre os membros da equipa e assim reforçar a sua performance individual e coletiva quando estiverem em teletrabalho.
Fatores a levar em consideração na avaliação de equipas em teletrabalho
Já conhece os principais tipos e as ferramentas para fazer uma avaliação de equipas em teletrabalho, pelo que só falta tomar nota de alguns dos fatores que deve avaliar:
- Diferenças entre o trabalho individual e o trabalho em equipa, se as houver.
- Diferenças entre o desempenho presencial e o desempenho remoto, se possível.
- Adaptação ao trabalho remoto.
- Comprometimento, em teletrabalho, com as regras e a cultura da empresa.
- Entrega de resultados em trabalho remoto.
- Comportamento individual em teletrabalho: resiliência, proatividade, comunicação, relacionamento interpessoal, autogestão, espírito de equipa, etc.
Se a gestão de uma equipa em trabalho remoto já era complicada, que dizer da sua avaliação? Felizmente, com estas dicas para analisar o trabalho a partir de casa, vai conseguir chegar a conclusões proveitosas para alavancar os resultados da sua empresa!
Não deixe de ler também o nosso artigo sobre as melhores ferramentas para teletrabalho.