Melhores ferramentas para teletrabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Vivemos – pelo menos na Europa – a maior experiência de trabalho remoto de sempre, com várias pessoas a procurarem por ferramentas para teletrabalho que lhes permitam continuar a desenvolver de forma atempada e produtiva, as suas funções durante o combate à Covid-19.

De plataformas para videoconferências a ferramentas de gestão de projetos, passando por serviços de mensagens instantâneas, armazenagem de informação e até aplicativos para evitar distrações… há um pouco de tudo no universo das ferramentas para teletrabalho! Ferramentas que são hoje, mais do que nunca, necessárias para continuar a operar.

De facto, e obedecendo às medidas decretadas pelo governo para conter a Covid-19, os portugueses estão a tentar ficar o máximo de tempo possível em casa em quarentena, para evitar a transmissão do novo Coronavírus, mas ao mesmo tempo estão a tentar continuar a ser produtivos através do teletrabalho. A única forma, em muitas empresas, de continuar a laborar sem expor os colaboradores ao risco de contágio! Porém, na falta de uma cultura de trabalho à distância, os portugueses – tal como milhares de pessoas em todo o mundo – têm procurado por sugestões de ferramentas para teletrabalho no Google, sendo que de acordo com dados deste motor de busca, o tema home office atingiu na primeira semana de março um aumento de 34% nas pesquisas em todo o mundo! E a expressão work from home registou na mesma semana o maior número de pesquisas dos últimos três meses. E é por isso que acreditamos que também você desse lado esteja a pesquisar por ferramentas para teletrabalho que o possam a ajudar a manter a produtividade. Acertámos? Excelente, pois temos várias sugestões, disponíveis online para Android, iOS, OSX e Windows, e todas com versões gratuitas!

Ferramentas para teletrabalho | Skype para videoconferências

Trabalhar a partir de casa sem ver ninguém? Nada disso! Com o Skype pode fazer videoconferências e reunir com os seus colegas sempre que houver necessidade ou simplesmente sempre que sentir vontade de os rever. Além de videoconferências (onde até pode partilhar o ecrã), o Skype permite o envio de mensagens de texto, reuniões em áudio e até chamadas internacionais com tarifas mais acessíveis, entre outros recursos. Tudo de uma forma bastante fácil e intuitiva, disponível tanto para smartphones como para desktops, televisores e consolas de jogos.

Ferramentas para teletrabalho | Zoom para ver os seus colegas

Outra ferramenta de videoconferência com grande reputação no mercado é o Zoom. Possibilita reuniões até 100 participantes na versão gratuita e ainda permite gravações para partilha com colegas que não puderam estra presentes, por exemplo.

Ferramentas para teletrabalho | Hangouts Meet para aproveitar recursos premium grátis durante a pandemia

Outra ferramenta para videoconferência, o Hangouts da Google, está neste período de quarentena com os recursos das versões pagas disponibilizados gratuitamente a trabalhadores que precisam de partilhar arquivos e efetuar reuniões por vídeo.

Ferramentas para teletrabalho | Trello para gestão de projetos

O Trello ajuda na organização e monitorização de tarefas e gestão de projetos através de cartões tipo lembretes (muito apelativos visualmente) onde pode colocar várias informações pertinentes. Este recurso é particularmente interessante para quem está a trabalhar a partir de casa porque permite o acesso e o controlo do andamento de projetos a partir de qualquer browser.

Ferramentas para teletrabalho | Asana para relatórios completos

A Asana é outra aplicação de gestão de projetos que permite a criação de relatórios muito completos sobre todas as tarefas da sua empresa (nomeadamente as prioridades e prazos de entrega), facilitando o trabalho remoto e a interação de equipas.

Ferramentas para teletrabalho | Slack para comunicar com a sua equipa

O Slack é um dos melhores amigos das equipas que trabalham à distância. Sabe porquê? Porque centraliza toda a comunicação sobre um projeto, gerando mensagens instantâneas e dispensando outros canais como email e telefone. É uma espécie de chat exclusivo para assuntos de trabalho: reúne equipas, organiza as tarefas, otimiza-as, partilha-as e ainda integra com outras ferramentas de teletrabalho como Trello e Google Drive. Mas aqui mensagens de amigos e familiares não entram, pelo que fica mais fácil manter a produtividade durante a quarentena.

Ferramentas para teletrabalho | Teams para troca de mensagens com diferentes grupos

Com versão livre para um máximo de 300 utilizadores – e agora durante o surto com uso gratuito durante 6 meses – a ferramenta Teams da Microsoft pode ser uma grande aliada em tempo de teletrabalho forçado. E isso porque lhe permite comunicar através de mensagens instantâneas com diferentes equipas (incluindo videochamada) e ao mesmo tempo colaborar na edição de ficheiros de diferentes projetos em Word, PowerPoint ou Excel.

Ferramentas para teletrabalho | Google Drive para guardar e partilhar documentos

Uma das ferramentas da Google mais usadas em teletrabalho é o Google Drive e já vai perceber porquê! Trata-se de um serviço de armazenamento na cloud (ou na nuvem) que permite que os seus documentos sejam salvos e partilhados em segurança com outros utilizadores, sejam textos, fotografias, vídeos ou até músicas. Esta ferramenta permite-lhe dispensar discos externos e pen drives e integra com outras ferramentas Google como Google Docs, Google Fotos e Google Forms.

Ferramentas para teletrabalho | Dropbox e OneDrive para continuar nas nuvens…

Se preferir outras ferramentas de armazenamento na cloud pode descarregar o Dropbox ou OneDrive, o único inconveniente é que só são grátis até 2 GB e 5 GB, respetivamente.

Ferramentas para teletrabalho | Hootsuit para gestão de redes sociais

Com os seus clientes a passarem cada vez mais tempo nas redes sociais, o Hootsuit é bem capaz de ser útil durante esta quarentena. Trata-se de uma plataforma para gestão de redes sociais que permite agendar publicações para o Facebook, Instagram e Twitter de forma rápida e simples.

Mais ferramentas de gestão para redes sociais? Clique aqui!

Ferramentas para teletrabalho | Clicksign para assinar à distância

Como assinar documentos se está fechado em casa de quarentena? Simples! Basta fazer download do Clicksign, um programa de gestão e assinatura de documentos com validade jurídica.

Ferramentas para teletrabalho | Toggl para controlar as horas

Se precisa de controlar as horas de trabalho agora que está a trabalhar a partir de casa, sujeito a inúmeras distrações, instale o Toggl. Esta ferramenta que pode usar a partir do seu smartphone, monitoriza o tempo investido em cada projeto e ainda gera relatórios detalhados.

Ferramentas para teletrabalho | WeTransfer para enviar documentos pesados

Enviar uma grande quantidade de documentos para um ou mais colegas durante a quarentena? Com o WeTransfer, é claro que pode! Falamos de um serviço de transmissão de arquivos através da cloud que funciona da seguinte forma: o utilizador carrega os arquivos que deseja e depois partilha-os através do WeTransfer que, por sua vez, gera um link a que qualquer pessoa pode aceder sem conta na plataforma (apenas durante alguns dias) para ver e /ou descarregar os documentos. Muito útil para quem trabalha com fotografias e documentos gráficos demasiado pesados para enviar por email. Embora na versão gratuita só seja possível o envio até 2 GB de arquivos para até 20 emails, isso é mais do que suficiente para muitas empresas em teletrabalho.

Conheça também os 5 aplicativos que podem melhorar a gestão da sua startup.

Ferramentas para teletrabalho | Serene e Forest para evitar distrações

O ideal seria não termos de avançar com esta sugestão, mas bem sabemos que o teletrabalho trás consigo inúmeras distrações que o podem impedir de manter o foco e a produtividade. Ora, as ferramentas Serene (iOs) e Forest (Android) podem ajudá-lo a evitar distrações bloqueando alguns sites temporariamente e usando os chamados estimuladores como é o caso dos relógios em contagem decrescente até ao próximo intervalo.

Com computador, ligação à Internet, motivação, saúde… e com esta lista de ferramentas para teletrabalho, tem tudo o que precisa para manter a produtividade em quarentena!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Melhores ferramentas para teletrabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.