Avaliação de desempenho em trabalho remoto

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba tudo sobre avaliação de desempenho em trabalho remoto

Não vamos falar no papel da Covid-19 na adoção do trabalho remoto por muitas empresas. Nem explorar a facilidade ou dificuldade com que as pessoas se adaptaram ao trabalho a partir de casa. A questão que nos trás aqui é outra e está muito à frente: como fazer a avaliação de desempenho em trabalho remoto?

É natural que face a um modelo relativamente novo na sua empresa, esteja com dificuldades em fazer a avaliação de desempenho em trabalho remoto e garantir que a sua equipa está a alcançar resultados. Mas tal como teve de alterar métodos de trabalho devido à pandemia, agora tem de alterar métodos de avaliação devido ao facto de não estar a trabalhar lado a lado com a sua equipa, certo? E não é assim tão complicado! Se continuar a ler este artigo vai perceber que existem várias formas fáceis e simples de implementar para avaliar a performance de uma equipa em teletrabalho.

Principais tipos de avaliação de desempenho em trabalho remoto

Naturalmente que o tipo de avaliação de desempenho em trabalho remoto vai depender do tipo de negócio, tipo de equipa e tipo de funções de cada colaborador, mas uma coisa é certa: a avaliação de desempenho tradicional não serve! Para trabalho à distância é melhor usar um dos modelos para medir o desempenho de uma equipa de que vamos falar de seguida.

1. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Autoavaliação

Isto da autoavaliação faz lembrar os tempos de escola quando pedia ao professor uma nota superior à que merecia, não é verdade? Porém, em trabalho remoto a autoavaliação pode funcionar lindamente se facultar a cada elemento da sua equipa um questionário e depois der a liberdade para uma análise individual, de acordo com os objetivos da empresa. Irão, os seus colaboradores, atribuir “notas” mais altas do que aquelas que merecem? É possível, sim, mas nesse caso deve haver espaço para um equilíbrio de opiniões e uma negociação por novas metas para melhorar os resultados.

2. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação direta

Na avaliação direta não tem de ir até casa de cada um dos elementos da sua equipa para ver como está a correr o trabalho. Aqui o que se pretende é que faça uma avaliação direta de forma mais tradicional e sem intermediários (não obstante poder recorrer ao departamento de Recursos Humanos), para avaliar a performance de cada elemento da sua equipa de trabalho à distância, face a determinados objetivos.

3. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação conjunta

Como o nome indica, a avaliação conjunta é feita por si e pelos seus colaboradores: você avalia cada um e cada um avalia-o a si. Em resultado, a hierarquia rígida é neutralizada para se dar lugar a um verdadeiro trabalho de equipa em que impera o diálogo que visa o crescimento de ambas as partes.

4. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação 360º

Todos juntos! A avaliação de desempenho 360º é o melhor modelo para agregar a opinião de vários elementos da empresa: o responsável pelo grupo, os elementos da equipa, a administração da empresa e até clientes e fornecedores podem participar!
No fim da avaliação de desempenho 360º, analisam-se e comparam-se os pareceres para chegar a informações valiosas de forma a atingir melhores resultados.
Este método, além de avaliar cada colaborador individualmente, avalia o trabalho da equipa e a relação entre colegas, o que pode potenciar um trabalho remoto ainda mais eficaz.

5. Avaliação de desempenho em trabalho remoto | Avaliação por objetivos

Um passo de cada vez. Na avaliação por objetivos, avalia-se o trabalho levado a cabo para atingir cada uma das metas propostas. Aqui não são avaliadas as competências técnicas e comportamentais, apenas o cumprimento de objetivos.

Dizem que os portugueses querem continuar em teletrabalho… Clique aqui para saber se é verdade!

Ferramentas para avaliação de desempenho em trabalho remoto

E agora que sabe qual ou quais os melhores métodos para avaliar uma equipa em teletrabalho, conheça algumas ferramentas que o podem auxiliar a acompanhar a produtividade do grupo.

  • Avaliação psicométrica – Existem várias ferramentas para avaliação psicométrica que lhe permitem fazer uma avaliação comportamental, cognitiva e emocional a cada um dos elementos da equipa.
  • Trello – O Trello é um dos aplicativos ou ferramentas de trabalho remoto que pode usar para gestão de equipas e projetos, de forma a controlar à distância a produtividade de seus colaboradores.
  • Runrun.it – O Runrun.it é uma excelente alternativa ao Trello se precisar de mais detalhe na avaliação de equipas em teletrabalho, pois permite organizar e controlar a agenda da equipa, atribuir tarefas diretamente aos colaboradores, estabelecer prazos, etc.
  • Apps de análise de produtividade – Também pode recorrer a apps para controlar à distância e de forma mais apertada, a produtividade da sua equipa, classificando atividades, verificando horários, monitorizando a utilização de sites e softwares por parte dos colaboradores, etc.
  • Team building – Ações de team building e workshops (se possíveis de organizar) são excelentes para melhorar relacionamentos entre os membros da equipa e assim reforçar a sua performance individual e coletiva quando estiverem em teletrabalho.

Fatores a levar em consideração na avaliação de equipas em teletrabalho

Já conhece os principais tipos e as ferramentas para fazer uma avaliação de equipas em teletrabalho, pelo que só falta tomar nota de alguns dos fatores que deve avaliar:

  • Diferenças entre o trabalho individual e o trabalho em equipa, se as houver.
  • Diferenças entre o desempenho presencial e o desempenho remoto, se possível.
  • Adaptação ao trabalho remoto.
  • Comprometimento, em teletrabalho, com as regras e a cultura da empresa.
  • Entrega de resultados em trabalho remoto.
  • Comportamento individual em teletrabalho: resiliência, proatividade, comunicação, relacionamento interpessoal, autogestão, espírito de equipa, etc.

Se a gestão de uma equipa em trabalho remoto já era complicada, que dizer da sua avaliação? Felizmente, com estas dicas para analisar o trabalho a partir de casa, vai conseguir chegar a conclusões proveitosas para alavancar os resultados da sua empresa!

Não deixe de ler também o nosso artigo sobre as melhores ferramentas para teletrabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Avaliação de desempenho em trabalho remoto

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.