Conheça as melhores linhas de assunto de email
Para aumentar as taxas de abertura das campanhas de email marketing da sua empresa, convém saber quais as linhas de assunto de email que funcionam mesmo, ou seja, que atraem os leitores e que os levam a clicar na mensagem sem pestanejar!
Se os resultados do seu email marketing estão aquém das expetativas, em vez de pensar em desistir desta estratégia que tem trazido tantos benefícios à concorrência, experimente dedicar mais tempo ao planeamento e elaboração das linhas de assunto de email. Pense em frases criativas e persuasivas para destacar as suas mensagens entre tantas outras, conquistar mais leads e registar novos clientes… ou limite-se a seguir as nossas dicas!
12 Linhas de assunto de email que funcionam mesmo
O envio de email marketing continua a ser uma das melhores estratégias para encetar e manter um relacionamento positivo com prospects e clientes. Porém, como assegurar que no meio de tantos e tantos emails, os seus contactos vão abrir a mensagem da sua empresa? Simples! Basta ter um conteúdo relevante para enviar… e apostar numa boa linha de assunto de email para se destacar e obter mais cliques!
Siga estes exemplos, dê uma boa impressão e garanta que os seus envios de email marketing não vão parar ao caixote de lixo sem serem abertos!
Antes de continuar, talvez lhe interesse saber como construir uma base de dados de email marketing lucrativa.
1. Surpresa!
Linhas de assunto de email com o fator surpresa funcionam sempre bem porque os destinatários não conseguem resistir a algo que não estavam à espera.
Exemplo: Chore. Chore a rir com a nova comédia (…)
2. Negativa
A negativa chama a atenção porque as pessoas estão habituadas a emails com linhas de assunto positivas, quando se trata de emails publicitários, comerciais ou institucionais.
Exemplo: Tudo o que NÃO pode fazer para evitar a Covid-19.
3. Especificidade
Uma informação muito especifica (se estiver de acordo com o perfil e os interesses do destinatário) pode despertar a atenção e o desejo em aprofundar conhecimentos.
Exemplo: 10 Dicas para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam!
4. Explicação
Usar um “como” numa linha de assunto de email é sempre uma excelente ideia porque isso significa que vai explicar algo, e a maioria dos leitores está interessada em aprender.
Exemplo: Como emagrecer 5 quilos em 10 dias.
5. Pergunta
As melhores linhas de assunto de email são aquelas que envolvem os leitores e nada melhor do que usar uma pergunta para lhes chamar a atenção e despertar a curiosidade, não é verdade?
Exemplo: Conhece o melhor restaurante italiano de Lisboa?
6. Emoção
Uau! Ui! Ai! Oh! As emoções relacionadas com gatilhos mentais são perfeitas para fomentar relacionamentos e por isso, se conseguir despertar a emoção de um leitor, ganha um clique!
Exemplo: Dia dos Namorados ♥
7. Curiosidade
Por natureza, o ser humano é curioso e a sua empresa só tem a lucrar com isso se usar a curiosidade nas linhas de assunto de email marketing para gerar interesse pelo conteúdo.
Exemplo: 2 Segredos para poupar na compra do material escolar.
8. Personalização
É possível que o envio de email marketing na sua empresa já seja personalizado e esteja a utilizar o nome do seu contacto na linha de assunto. Mas existem outras formas certeiras de dar um toque pessoal e garantir a abertura do email: usando, por exemplo, informações do histórico de navegação, compras anteriores, aniversário, localização, etc.
Exemplo: Está à procura da sua próxima casa? Temos a solução!
9. Urgência
Se as linhas de assunto dos emails que a sua empresa envia criarem um senso de urgência (através da escassez ou de um prazo), é ver os leitores a clicarem na mensagem como se não houvesse amanhã!
Exemplo: Só hoje! Desconto de 50% em todos os produtos!
10. Número
Números, estatísticas e percentagens são sempre foco de interesse para a maioria das pessoas porque a quantificação torna uma ideia geral numa ideia concreta, e porque os números de destacam das letras nas linhas de assunto dos emails, claro!
Exemplo: Saiba o que é que 98% dos homens prefere (…)
11. Oferta
Quem, mas quem resiste a uma oferta? Ninguém! É por isso que se tiver oportunidade de oferecer algo (uma amostra de um produto, um ebook, um cupão de desconto, um brinde…) o deve fazer logo na linha de assunto do email, sim? Todas as pessoas adoram presentes por insignificantes que sejam e não resistem a clicar num email que oferece ou dá a ilusão de que está a oferecer algo.
Exemplo: Recebe uma amostra do creme hidratante XPTO, grátis!
12. Dica extra!
E por fim, uma dica infalível para conseguir aumentar as taxas de cliques nos seus envios de email marketing! Escreva linhas de assunto de acordo com esta fórmula: número + adjetivo + palavra-chave + benefício.
Exemplo: 12 melhores linhas de assunto de email.
Agora que já sabe o que escrever em linhas de assunto de email para chamar a atenção de mais clientes e alavancar vendas, dê o passo seguinte que é apostar na segmentação da sua base de contactos para lhe direcionar conteúdos relevantes e adequados ao estádio, dentro do funil de vendas, em que se encontram: de leads a clientes que já efetuaram várias compras na sua loja!
Precisando de ajuda, não deixe de ler o nosso artigo sobre como fazer email marketing de sucesso!