Já Pensou Em Incluir Realidade Virtual No Marketing Da Sua Empresa?

Já pensou em usar realidade virtual no marketing da sua empresa?

Vende bicicletas, motas ou carros? Patins, skates, pranchas de surf e afins? Então por que não coloca os seus clientes numa viagem com o produto? Dentro de poucos anos as vendas poderão ser feitas assim: durante um passeio ao volante de um carro topo de gama, o cliente começa a interessar-se pelo produto e pela marca que é mostrada amiúde para todos os lados para o qual o automóvel é dirigido. Ele é as sensações e as emoções virtuais a misturarem-se com o despertar do desejo, este sim, um objetivo bem real na estratégia de marketing de qualquer empresa. É verdade que pode não estar ao alcance de todas as organizações, pelo menos por enquanto, mas a realidade virtual já não é inatingível.

Imagine que uma linda modelo (mesmo que seja um avatar) mostra de forma simpática e sugestiva a nova coleção de roupa outuno/inverno. A moça ajuda o cliente a decidir-se pela compra e ajuda-o a si a vender produtos de forma mais agradável e atraente porque as peças de vestuário, neste caso, são apresentadas como se tudo acontecesse no mundo real enquanto o cliente está confortavelmente sentado no seu sofá e não num divã incomódo de uma loja, a suar em bica, à espera de ser atendido. Mais! Os sensores de localização do dispositivo que o cliente estará a utilizar darão a sensação de profundidade, de toque. É como se o cliente estivesse lá, dentro da loja. E se a bonita vendedora se desfizer em simpatias, é venda quase certa!

Agora imagine que quer vender uma viagem. Qual a melhor forma de o fazer senão através de um pequeno tour pelo destino que o cliente tem em mente? A verdade é que já existem algumas empresas que estão a misturar anúncios virtuais com o mundo real mercê de um marketing que começou a pensar em dispositivos de realidade virtual e aumentada para os seus anúncios. Resultado? Esses anúncios estão a permitir a inclusão das empresas num ambiente futurista e ficam gravados na mente dos antigos, novos ou futuros clientes.

realidade virtual

O que é a realidade virtual?

É a utilização de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar num mundo criado por um computador em 360º em 3D transmitindo ao máximo a sensação de realidade, através da interação em tempo real, com técnicas e equipamentos que ampliam o sentimento de presença no ambiente recriado.

A realidade virtual começou a desenvolver-se em várias áreas diferentes a partir dos anos 70, sendo que alguns dos primeiros usos foram em simuladores de vôo, que ajudavam a treinar futuros pilotos. Atualmente ainda se acredita que a realidade virtual só serve para jogos de computador, entre outras brincadeiras, mas ela tem aplicações práticas bem mais importantes em indústrias, na ciência e no treino de pessoas para atividades de risco. E tem também um papel a desenvolver na área do marketing!

A realidade virtual pode ser incluída em estratégias de marketing?

Pode, pois! A realidade virtual tem entrado de mansinho no mercado de consumo mas já deu provas de quão poderosa pode ser para o comércio online e offline. Já existem dispositivos de vídeo que são colocados na cabeça dos clientes para lhes transmitirem ambientes de realidade virtual que estão a ser negociados como parte integrante da venda de smartphones.

Quais as vantagens da realidade virtual para uma empresa?

Uma delas é o custo é relativamente baixo tanto para as empresas quanto para os consumidores. Oferecer ao consumidor uns headphones é consideravelmente mais barato do que comprar uma passagem de avião para qualquer lugar, por exemplo.

Outra é o facto de que visualizar produtos e serviços através da realidade virtual dá às pessoas uma forma diferente de pensar nas marcas, porque as “experimentam”. A tecnologia de realidade virtual não vai alterar necessariamente o conteúdo das histórias por detrás das vendas, essas mantém-se, mas mudam a forma de contar essas histórias. A margem de criatividade é incrível! Pode mostrar ao seu cliente a adrenalina na condução de um veículo desportivo, os procedimentos de uma operação a um órgão de um corpo humano, a facilidade de manuseamento de um produto, o sucesso de um serviço.

Como usar a realidade virtual para promover a sua empresa?

Se tem uma loja, comece por usar a tecnologia para recriar a sua loja em realidade virtual: os produtos, as prateleiras, o merchandising… Se tem outro tipo de negócio permita que os seus clientes testem os seus produtos/serviços em casa. Recebam demonstrações onde estiverem, testem antes de comprar. Tudo através da realidade virtual.

Quais as aplicações mais comuns?

Além do entretenimento (jogos de vídeo, filmes, museus, etc), a realidade virtual é usada também na educação (treinos de voo, exercícios para exército/polícia, para estudantes de medicina, etc), saúde (terapia com realidade virtual, reabilitação e tratamento de fobias, por exemplo) e marketing (promoção de produtos e serviços).

Quem já está a usar?

A marca de automóveis Volvo, por exemplo, fez um test drive imersivo em que convidou os consumidores a experimentarem o Volvo XC90 com realidade virtual. Para tal bastava fazer download da app para o smartphone e colocar no Google Cardboard (funcionava sem o Cardboard também). 

Outra empresa, a Coca-Cola, aproveitou a Copa do Mundo e montou uma réplica dos vestiários do Maracanã, onde os participantes podiam colocar os óculos de realidade virtual de modo a serem transportados para o campo de futebol, para jogarem um jogo com a camisola do Brasil vestida… sem se levantarem dos sofás.

Os óculos de realidade virtual, Oculus Rift, por exemplo, pertencentes a uma empresa adquirida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, prometem fazer da realidade virtual a próxima revolução nos relacionamentos pessoais nas redes sociais. No Facebook, a realidade virtual poderá permitir que visite os locais em que os seus amigos tiraram as suas últimas fotos como se estivesse lá, junto com deles. Genial.

Ainda estamos a começar mas as possibilidades são imensas! Comece também você a pensar nisso.

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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