Como Usar O Instagram Para Promover O Seu Negócio

Saiba como usar o instagram para empresas

Vamos partir do princípio que já sabe que o Instagram também pode ser usado como uma ferramenta de marketing, para passarmos diretamente ao tema que este artigo aborda: a capacidade de projeção da sua marca, promoção do seu negócio e interação com clientes que esta ferramenta possibilita. Preparado para se juntar ao grupo de empresas que um pouco por todo o mundo usam o Instagram? Ótimo! Mas antes disso, saiba como usar este aplicativo da forma correta, ou seja, de forma a conseguir um sucesso de marketing instantâneo. Não é complicado aproveitar a aceitação crescente do Instagram para contar e partilhar com os seus seguidores a história visual da sua marca. Mas se precisa de ajuda, leia estas dicas para promover a sua marca da maneira mais autêntica possível.

instagram

1. Identifique o seu público-alvo

O Instagram não é diferente de qualquer outra rede social. Também aqui deve começar por identificar o seu público-alvo, comportamento e tipo de conteúdo que ele prefere, antes de começar a publicar as suas fotos. Essa análise prévia é importante para produzir conteúdo adequado aos gostos dos seus clientes.

2. Defina a sua estratégia

Infelizmente não basta criar uma página para publicar fotografias bonitas. Depois de identificado o público-alvo, deve definir uma estratégia para o Instagram da sua empresa que contenha metas e objetivos (por exemplo, likes, construção de um banco de imagens com as hastgs mais utilizadas pelos seus clientes, partilhas, aumento de visitas no seu site, etc).

Nesta estratégia deve incluir um plano com cronograma de publicações e momentos de pesquisa sobre tudo o que é dito sobre a sua marca e a concorrência, se possível diário. A par, deve estabelecer métricas para avaliar os resultados e acompanhar as partilhas, interação com as pessoas e aumento de seguidores.

3. Mostre o seu produto ou serviço

E agora que chegou ao Instagram, mostre o seu produto ou serviço com frequência. Se tem diferentes produtos à disposição dos consumidores, aproveite para mostrar as diversas variedades, sendo que no caso de um serviço, pode perfeitamente mostrar os equipamentos e produtos que a sua empresa tem para oferecer.

4. Mostre o seu produto ou serviço a ser usado

Além de publicar fotos do seu produto/serviço, deve publicar imagens que mostrem o produto a ser usado. Se conseguir fotos de clientes reais usando o seu produto, melhor! E se conseguir imagens do produto a ser usado de uma maneira diferente da qual está habituado, publique-as. No Instagram, quanto mais original e divertida for a imagem, melhor.

5. Publique fotos criativas

Utilize filtros para melhorar as suas fotos no Instagram. Verifique os melhores ângulos, a iluminação e outros truques de fotografia. Use o Photoshop, Diptic, ou Photoshak para editar as suas fotos ou fazer compilações para publicar no Instagram. E seja criativo!

6. Grave vídeos

Como o Instagram possibilita a publicação de vídeos até 15 segundos, utilize essa funcionalidade para gravar vídeos interessantes no seu feed.

7. Mostre os bastidores da sua empresa

O que está por detrás da sua marca? Do sucesso do seu produto? Da notoriedade do seu serviço? Mostre os bastidores da sua empresa aos seus seguidores, ou seja, mostre como e por quem é que o produto é feito. Essa é uma excelente forma de gerar partilhas no Instagram. Fotografe ainda um produto nas suas várias etapas de produção: criação, manufatura, empacotamento e entrega. E faça o mesmo com os serviços: fotografe as várias fases de execução. Este processo que antecede o momento de compra desperta o interesse dos consumidores que, ao tomarem conhecimento da forma como o produto é concebido, ficam aptos a relacionarem-se mais intimamente com ele e com a marca da sua empresa.

8. Mostre os colaboradores da empresa

Mostrou que tem um bom produto ou um excelente serviço, muito bem, mas mostrou as pessoas responsáveis pela sua produção? Os consumidores gostam de ver que estão a lidar com pessoas de carne e osso ao comprarem ou contratarem um serviço. Se mostrar os colaboradores da sua empresa em ambiente de trabalho, ajuda as pessoas a identificarem-se com a sua marca. Aproveite e fotografe também os eventos da sua empresa, como festas e aniversários.

9. Partilhe conteúdo exclusivo

Use o seu feed do Instagram para publicar fotografias que não publicou no Facebook, Twitter, blogue, site, etc. Só assim, com fotos exclusivas, consegue que os seus seguidores se sintam especiais.

10. Lance produtos ou serviços em primeira mão

Se vai lançar um novo produto ou serviço, anuncie em primeira mão no Instagram. Por exemplo, no dia que a sua empresa lançar o produto, faça um vídeo de 15 segundos onde os colaboradores estejam a preparar o lançamento (até pode nem revelar o que é para criar mais expetativa), e um outro vídeo com o lançamento real junto dos seus clientes.

11. Crie parcerias com outras marcas no Instagram

Aproveite as suas parcerias que também marcam presença no Instagram para instigar a publicação das imagens dos seus produtos/serviços nos seus feeds.

12. Incorpore as fotos dos seus seguidores

Como o aplicativo já permite que coloque fotos do Instagram no seu site e outras páginas, mostre – principalmente a quem não utiliza o Instagram – as melhores fotos tiradas pelos seguidores (mas peça permissão para o fazer). Os seguidores escolhidos sentir-se-ão apreciados, e a sua empresa partilha (mais) imagens dos seus produtos/serviços.

13. Comente as fotos dos seus seguidores

Tenha a generosidade de comentar ou colocar um like nas fotos dos seus seguidores, publicadas no Instagram, principalmente se incluem os seus produtos/serviços ou citam a marca/empresa de forma positiva.

14. Responda a comentários em todas as suas publicações

Responda a todos os comentários sobre as suas fotos no Instagram, principalmente se o comentário for uma pergunta ou um feed negativo.

15. @mencione os seus clientes

Outra grande funcionalidade do Instagram é @mencionar os seus seguidores, clientes ou qualquer outro utilizador com (boas) fotos dos seus produtos ou serviços. Além de mostrar o devido apreço por estes consumidores, está a interagir com o seu mercado.

Pode ainda @mencionar celebridades e líderes da área de mercado em que atua e se o fizer, informe essas pessoas ou empresas, pois nunca se sabe se vão gostar o suficiente para partilhá-las com os seus próprios fãs.

16. Peça por comentários nas suas fotos e vídeos

Tem de se esforçar para criar uma relação com o seu público e esforçar-se mais ainda para criar oportunidades de partilha dos seus conteúdos no Instagram. Por isso, não se acanhe: faça perguntas abertas e peça aos seus seguidores que manifestem a sua opinião sobre a ou as publicações recentes da sua empresa. Uma forma de levar o utilizador a comentar é perguntando, por exemplo, se já utilizou os produtos que comercializa e se sim, que opinião tem sobre eles. Adicione ainda uma hashtag única e dê aos seus seguidores uma ideia para partilhar fotos de como eles utilizam os seus produtos ou serviços entre eles.

17. Faça perguntas sobre estilos de vida

Nada como fazer perguntas sobre o estilo de vida do seu público-alvo para perceber como o pode agradar e ajudar a resolver problemas do dia-a-dia. Por exemplo, se vende bacalhau, pergunte aos seus seguidores que receitas sugeriam para um jantar de grupo. Se vende sapatos, pergunte que modelo melhor combina com uma saída para um cocktail ao final do dia, etc, etc.

18. Utilize publicações do género “complete a frase”

Uma ótima ideia para gerar comentários e partilhas é fazer atualizações com uma frase que os seus seguidores no Instagram devem completar. Por exemplo, se vende equipamentos de informática, crie uma publicação com uma imagem do tablet que lançou recentemente, por exemplo, e inclua uma frase que os utilizadores devem completar: “logo que acordo eu ligo o meu_____” ou “não passo sem o meu (…) porque ______”. Ou, se tem um ginásio, use uma frase do género “vou todos os dias ao ginásio porque ________” ou “no ginásio (…) sinto-me ________”. Isto faz com que as pessoas no Instagram falem sobre os seus produtos ou serviços. Não tenha dúvidas.

19. Faça publicações de legendas de fotos

Outro passatempo com sucesso no Instagram – e que cria um enorme número de partilhas – é a colocação de legendas. Peça aos seus seguidores que enviem uma legenda para uma foto que tenha publicado e veja como vai ser divertido escolher a melhor ou simplesmente comparar as ideias dos seus seguidores!

20. Faça um concurso de fotos

Um concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter é uma ótima ideia para conseguir conteúdo criado pelos seus seguidores no Instagram, para rececionar ideias vindas dos próprios clientes, gerar mais partilhas ou simplesmente aumentar o número de fãs. Os temas do concurso devem ser suficientemente apelativos para conseguir fotos e vídeos de acordo com os objetivos do seu negócio. Para maior sucesso do concurso, inclua a funcionalidade de votação que leva os participantes a disputarem os votos entre si, espalhando o concurso nas redes sociais entre familiares e amigos e amigos de amigos de amigos… Por último, garanta que o seu prémio é justo, suficientemente atrativo para que os seguidores participem e partilhem na sua própria rede de contactos.

21. Publique constantemente

Independente de ter muitos ou poucos seguidores, publique constantemente no Instagram. Isso faz com que a sua marca seja vista regularmente pelos seus seguidores e aumenta as hipóteses de chegar a mais pessoas e de transformá-las em clientes. Não quer dizer que tenha de publicar duas ou três vezes por dia (como algumas marcas) mas também não deve publicar menos do que duas a três vezes por semana.

22. Encontre o horário perfeito de publicação no Instagram

Nem todas as empresas devem publicar no mesmo dia e à mesma hora. Use uma ferramenta de Analytics para monitorizar as suas fotos no Instagram e perceber quando recebem mais likes e mais comentários. Descubra ainda quando é que as suas hashtags tem sido usadas. Após essa pesquisa, pode publicar as suas novas fotos nos horários de maior movimentação.

23. Melhore o seu feed constantemente

Baseado nos resultados das suas fotos, mantenha o nível tentando ao mesmo tempo melhorar a sua performance. Se já percebeu que um tipo particular de foto gera mais interessa, mantenha ou aumente esse tipo de publicação. E se usar uma hashtag geral faz com que as suas publicações no Instagram ganhem muitas interações.

24. Mantenha-se informado sobre os assuntos mais falados no Instagram

Não se sente a gozar os resultados por muito tempo! O Instagram está constantemente a desenvolver formas inovadoras de interagir com o aplicativo. Mantenha-se informado sobre essas atualizações para que possa utilizá-las para o Instagram da sua empresa.

E agora pegue numa câmara fotográfica (ou encontre alguém que o faça por si), e toque a disparar. Verá como a tarefa de alimentar com imagens interessantes e de qualidade o seu canal no Instagram, pode ter resultados positivos e consequências diretas no aumento das vendas dos seus produtos e serviços!

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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1 Comment

  1. Tomás Marinho dos Santos

    Boa tarde
    Gostaria de saber se me conseguia responder a uma questão:
    Existe alguma relação entre seguidores/preço para product placement em instagrams privados de pessoas? Existe uma tabela de referencia? Pergunto isto porque estou a começar o meu próprio negócio em Portugal e precisava que raparigas e rapazes com muitos seguidores fizessem publicidade à minha App e não sei quanto lhes devo oferecer com base no número de seguidores que têm.
    Aproveito para dizer que este post foi me muito útil e deu-me dicas muito práticas que irei certamente usar no instagram da minha empresa.
    Desde já agradeço a disponibilidade

    Com os melhores cumprimentos

    Tomás Marinho dos Santos

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