Como Encontrar A Felicidade No Trabalho

Saiba como encontrar a felicidade no trabalho

“Um homem é um sucesso se se levanta de manhã e vai para a cama à noite, e no meio faz o que quer fazer” (Bob Dylan)

Eu vou, eu vou, para o trabalho agora eu vou!
Lá-lá, lá-lá, lá-lá, lá-lá. Eu vou, eu vou!

Quem não se lembra dos sete anões da história da Branca de Neve, cantarolando felizes a caminho do trabalho?

É essa a ideia! Se não tiver jeito para cantar pode procurar na sua trajetória profissional algo que o faça sentir bem e o motive a melhorar sempre, independentemente do ordenado que recebe. A isso chama-se procurar a felicidade, também no seu emprego.

Uma pesquisa da Universidade de Havard revelou que as pessoas que são felizes produzem 85% mais que as pessoas que não são felizes. E este é o motivo que o deve impelir, ainda hoje, a ajustar atitudes face ao seu emprego, até porque metade das horas em que está acordado (no mínimo) são passadas no trabalho, em reuniões, no escritório, em frente ao computador, a falar ao telefone, a conduzir, atrás de um balcão… Seja qual for a sua profissão, é sempre melhor procurar alegria no que faz do que render-se à tristeza e à preocupação.

É claro que este é um objetivo difícil porque pelo meio se interpõe o stress do dia-a-dia, dos negócios por fechar, dos prazos a apertar, das horas extra, dos colegas conflituosos e dos patrões arrogantes e autoritários. Mas em lugar de um ataque de nervos não lhe convém contar até dez, ler este artigo e tentar ser feliz?

felicidade no trabalho

Como Encontrar A Felicidade No Trabalho. Dicas para se sentir mais feliz no trabalho

1. De manhã, ao acordar

Levante-se imediatamente. Assim que o despertador toca, levante-se. Se fica na ronha não vai conseguir começar o dia de forma fresca e alerta.

Beba um copo de água com o estômago vazio. Traz benefícios para a saúde e serve para o despertar mais rapidamente.

Faça exercício. Nada como uma corrida de manhã cedo para o manter em forma e ajudar a recuperar energias.

Comece o dia com uma atividade que o faz feliz. Seja cinco minutos de brincadeira com o seu filho, seja um passeio com o cão, seja uma música, comece o dia com algo divertido.

Seja grato por mais um dia. Independentemente das contrariedades da vida, sente-se feliz por estar vivo, certo? Repita isso a si próprio ao acordar. Sinta-se grato por mais um dia.

2. Durante o dia de trabalho

Interrogue-se sobre o que o motiva para ir para o trabalho todos os dias. Mesmo que seja apenas pelo ordenado, já tem um motivo para se sentir feliz por mais um dia!

Seja empreendedor. Se empreender – na sua aceção mais simples – é solucionar um problema, mantenha essa postura ao longo do dia de trabalho e veja como isso pode ser vantajoso e agradável para si, para os seus colegas e para a administração da sua empresa.

Inspire-se em valores e crenças positivas. Dê um passo de cada vez, consciente de onde quer chegar. A felicidade estará lá, à sua espera.

Não trabalhe mais do que deve. A dedicação integral ao trabalho, pode muitas vezes ter um impacto negativo na sua vida e na vida da sua familía. Pode sentir-se melhor abrandando o ritmo de trabalho.

Hora da pausa. Há tanto que fazer que nem tem tempo para ir à casa de banho quanto mais para sair para almoçar? Dessa forma vai acumular stress e irritabilidade. Aproveite a hora de almoço para andar um pouco a pé, para estar com amigos ou fazer uma atividade de que gosta.

Postura correta. O próprio ato de se sentar direito dá-lhe energia e uma sensação de poder imediata. Vá treinando essa postura até a aperfeiçoar e veja como produz resultados!

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Adiar tarefas difíceis ou aborrecidas para quê? Quanto mais adiar mais difícil lhe vai parecer resolver determinado problema. E quanto mais depressa resolver esse problema ou essa tarefa pendente, mais depressa sentirá uma enorme sensação de alívio e de energias renovadas.

Lanchinhos saudáveis. Bem sabemos que os elevados níveis de stress podem ser combativos com um café, dois bolos e três chocolates mas ter a gaveta da secretária cheia de doces pode trazer-lhe uma felicidade instantânea a meio do dia de trabalho e em nada contribui para a sua saúde. Procure ter sempre consigo uma garrafa de água e alimentos leves e saudáveis capazes de lhe fornecer num ápice a energia para cumprir as suas tarefas.

3. No local de trabalho

Ambiente de trabalho. O espaço onde trabalha pode influenciar o seu estado de espírito e produtividade. Nesse sentido, tente manter a sua secretária limpa e organizada, use uma cadeira ergonómica, um auricular, um ecrã de tamanho e brilho apropriado, etc. Veja quais são as suas queixas mais comuns e procure solucioná-las o mais rapidamente possível, com ou sem a ajuda dos seus colegas e superiores hierárquicos.

Relações cordiais. Boas relações humanas, ou seja, que promovam um espírito de equipa, sem entrar em esquemas de competitividade e de intrigas, são dos primeiros passos para se sentir feliz e fazer feliz os outros.

Diga sim e diga não. No trabalho é preciso saber exatamente o que se está a dizer quando se diz que “sim”, mas também é preciso saber dizer que “não”. Dizer sistematicamente que “sim” pode trazer-lhe uma série de trabalho extra, responsabilidade acrescida, tarefas desconhecidas e um nível de stress elevado. Dizer que “não” pode-lhe trazer algum respeito mas também desconforto, despromoção e até despedimento. Já pensou no “talvez”? Opte por utilizar frases como “ligo-lhe ao final da tarde para lhe confirmar” ou “deixe-me consultar a minha agenda e já lhe digo alguma coisa” e assim terá tempo para refletir antes de responder que sim ou que não.

Apoie os colegas. Se conseguir cultivar uma boa relação com os seus colegas, ajudando-os ou conversando sobre os seus problemas, é mais feliz no local de trabalho.

Converse com os seus pares. Comunique sempre com os seus colegas e patrões. É preciso construir relações sólidas e transparentes, onde o diálogo impera para criar relações sólidas.      

Dê o seu melhor. Não coloque metas a si próprio. O tipo de ambição mais saudável é desejar que a sua empresa seja bem-sucedida e dar o seu melhor para que isso aconteça. Se conseguir ser promovido, ótimo. Se não conseguir, paciência. O seu objetivo é dar o seu melhor. E ponto.

Faça aquilo de que gosta. Se não gosta do que faz, dificilmente será feliz no trabalho. É claro que o emprego dos seus sonhos pode, por um motivo ou outro, não ser o seu mas se arrumar as botas, resignar-se e nada fazer para o procurar vai continuar infeliz. Tenha a coragem de decidir o que quer profissionalmente (mudar de área, abrir o seu próprio negócio, trabalhar a partir de casa, etc) e comece a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atingir esse objetivo.

Defina objetivos. Um profissional feliz define objetivos na sua carreira. Tenha em conta onde está, onde quer chegar e qual é o caminho que deve tomar para ser feliz.

Foque-se nos resultados. Se apresentar resultados no seu trabalho vai ser elogiado, reconhecido e isso faz a felicidade de qualquer pessoa.

Lide com os conflitos. A felicidade no trabalho pode necessitar apenas de um bom clima organizacional, com salário condizente com a posição, perspetivas de carreira, bons relacionamentos e forte sentido de trabalho em equipa. Saiba lidar bem com os conflitos (ou ter a habilidade de fugir deles) e sentir-se-á mais alegre e motivado. E isso reflete-se nos seus resultados.
Invista na sua carreira. A felicidade no trabalho está ligada à sua vontade de investir em si próprio: atualizar-se, fazer cursos profissionais, participar em seminários e palestras, etc.

Seja otimista. A ciência já demonstrou que ser otimista se reflete positivamente no nosso bem-estar. Se tiver ideias positivas e for otimista desde que se levanta até que se deita estará mais apto a resolver problemas e alcançar bons resultados. O otimismo ajuda-nos a resistir e a vencer as dificuldades.

4. Quando sai do trabalho

O trabalho fica no trabalho. Não leve trabalho para casa com frequência. Se
continuar as suas tarefas profissionais em casa não consegue descansar devidamente e, pior ainda, é obrigado a abdicar da sua vida pessoal e familiar. Descanse assim que chega a casa e aproveite para fazer as coisas que mais aprecia e estar com as pessoas que mais gosta que o trabalho não foge. Amanhã às 9 em ponto lá está ele à sua espera!

Print Friendly

About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *