Como Encontrar A Felicidade No Trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como encontrar a felicidade no trabalho

“Um homem é um sucesso se se levanta de manhã e vai para a cama à noite, e no meio faz o que quer fazer” (Bob Dylan)

Eu vou, eu vou, para o trabalho agora eu vou!
Lá-lá, lá-lá, lá-lá, lá-lá. Eu vou, eu vou!

Quem não se lembra dos sete anões da história da Branca de Neve, cantarolando felizes a caminho do trabalho?

É essa a ideia! Se não tiver jeito para cantar pode procurar na sua trajetória profissional algo que o faça sentir bem e o motive a melhorar sempre, independentemente do ordenado que recebe. A isso chama-se procurar a felicidade, também no seu emprego.

Uma pesquisa da Universidade de Havard revelou que as pessoas que são felizes produzem 85% mais que as pessoas que não são felizes. E este é o motivo que o deve impelir, ainda hoje, a ajustar atitudes face ao seu emprego, até porque metade das horas em que está acordado (no mínimo) são passadas no trabalho, em reuniões, no escritório, em frente ao computador, a falar ao telefone, a conduzir, atrás de um balcão… Seja qual for a sua profissão, é sempre melhor procurar alegria no que faz do que render-se à tristeza e à preocupação.

É claro que este é um objetivo difícil porque pelo meio se interpõe o stress do dia-a-dia, dos negócios por fechar, dos prazos a apertar, das horas extra, dos colegas conflituosos e dos patrões arrogantes e autoritários. Mas em lugar de um ataque de nervos não lhe convém contar até dez, ler este artigo e tentar ser feliz?

felicidade no trabalho

Como Encontrar A Felicidade No Trabalho. Dicas para se sentir mais feliz no trabalho

1. De manhã, ao acordar

Levante-se imediatamente. Assim que o despertador toca, levante-se. Se fica na ronha não vai conseguir começar o dia de forma fresca e alerta.

Beba um copo de água com o estômago vazio. Traz benefícios para a saúde e serve para o despertar mais rapidamente.

Faça exercício. Nada como uma corrida de manhã cedo para o manter em forma e ajudar a recuperar energias.

Comece o dia com uma atividade que o faz feliz. Seja cinco minutos de brincadeira com o seu filho, seja um passeio com o cão, seja uma música, comece o dia com algo divertido.

Seja grato por mais um dia. Independentemente das contrariedades da vida, sente-se feliz por estar vivo, certo? Repita isso a si próprio ao acordar. Sinta-se grato por mais um dia.

2. Durante o dia de trabalho

Interrogue-se sobre o que o motiva para ir para o trabalho todos os dias. Mesmo que seja apenas pelo ordenado, já tem um motivo para se sentir feliz por mais um dia!

Seja empreendedor. Se empreender – na sua aceção mais simples – é solucionar um problema, mantenha essa postura ao longo do dia de trabalho e veja como isso pode ser vantajoso e agradável para si, para os seus colegas e para a administração da sua empresa.

Inspire-se em valores e crenças positivas. Dê um passo de cada vez, consciente de onde quer chegar. A felicidade estará lá, à sua espera.

Não trabalhe mais do que deve. A dedicação integral ao trabalho, pode muitas vezes ter um impacto negativo na sua vida e na vida da sua familía. Pode sentir-se melhor abrandando o ritmo de trabalho.

Hora da pausa. Há tanto que fazer que nem tem tempo para ir à casa de banho quanto mais para sair para almoçar? Dessa forma vai acumular stress e irritabilidade. Aproveite a hora de almoço para andar um pouco a pé, para estar com amigos ou fazer uma atividade de que gosta.

Postura correta. O próprio ato de se sentar direito dá-lhe energia e uma sensação de poder imediata. Vá treinando essa postura até a aperfeiçoar e veja como produz resultados!

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Adiar tarefas difíceis ou aborrecidas para quê? Quanto mais adiar mais difícil lhe vai parecer resolver determinado problema. E quanto mais depressa resolver esse problema ou essa tarefa pendente, mais depressa sentirá uma enorme sensação de alívio e de energias renovadas.

Lanchinhos saudáveis. Bem sabemos que os elevados níveis de stress podem ser combativos com um café, dois bolos e três chocolates mas ter a gaveta da secretária cheia de doces pode trazer-lhe uma felicidade instantânea a meio do dia de trabalho e em nada contribui para a sua saúde. Procure ter sempre consigo uma garrafa de água e alimentos leves e saudáveis capazes de lhe fornecer num ápice a energia para cumprir as suas tarefas.

3. No local de trabalho

Ambiente de trabalho. O espaço onde trabalha pode influenciar o seu estado de espírito e produtividade. Nesse sentido, tente manter a sua secretária limpa e organizada, use uma cadeira ergonómica, um auricular, um ecrã de tamanho e brilho apropriado, etc. Veja quais são as suas queixas mais comuns e procure solucioná-las o mais rapidamente possível, com ou sem a ajuda dos seus colegas e superiores hierárquicos.

Relações cordiais. Boas relações humanas, ou seja, que promovam um espírito de equipa, sem entrar em esquemas de competitividade e de intrigas, são dos primeiros passos para se sentir feliz e fazer feliz os outros.

Diga sim e diga não. No trabalho é preciso saber exatamente o que se está a dizer quando se diz que “sim”, mas também é preciso saber dizer que “não”. Dizer sistematicamente que “sim” pode trazer-lhe uma série de trabalho extra, responsabilidade acrescida, tarefas desconhecidas e um nível de stress elevado. Dizer que “não” pode-lhe trazer algum respeito mas também desconforto, despromoção e até despedimento. Já pensou no “talvez”? Opte por utilizar frases como “ligo-lhe ao final da tarde para lhe confirmar” ou “deixe-me consultar a minha agenda e já lhe digo alguma coisa” e assim terá tempo para refletir antes de responder que sim ou que não.

Apoie os colegas. Se conseguir cultivar uma boa relação com os seus colegas, ajudando-os ou conversando sobre os seus problemas, é mais feliz no local de trabalho.

Converse com os seus pares. Comunique sempre com os seus colegas e patrões. É preciso construir relações sólidas e transparentes, onde o diálogo impera para criar relações sólidas.      

Dê o seu melhor. Não coloque metas a si próprio. O tipo de ambição mais saudável é desejar que a sua empresa seja bem-sucedida e dar o seu melhor para que isso aconteça. Se conseguir ser promovido, ótimo. Se não conseguir, paciência. O seu objetivo é dar o seu melhor. E ponto.

Faça aquilo de que gosta. Se não gosta do que faz, dificilmente será feliz no trabalho. É claro que o emprego dos seus sonhos pode, por um motivo ou outro, não ser o seu mas se arrumar as botas, resignar-se e nada fazer para o procurar vai continuar infeliz. Tenha a coragem de decidir o que quer profissionalmente (mudar de área, abrir o seu próprio negócio, trabalhar a partir de casa, etc) e comece a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atingir esse objetivo.

Defina objetivos. Um profissional feliz define objetivos na sua carreira. Tenha em conta onde está, onde quer chegar e qual é o caminho que deve tomar para ser feliz.

Foque-se nos resultados. Se apresentar resultados no seu trabalho vai ser elogiado, reconhecido e isso faz a felicidade de qualquer pessoa.

Lide com os conflitos. A felicidade no trabalho pode necessitar apenas de um bom clima organizacional, com salário condizente com a posição, perspetivas de carreira, bons relacionamentos e forte sentido de trabalho em equipa. Saiba lidar bem com os conflitos (ou ter a habilidade de fugir deles) e sentir-se-á mais alegre e motivado. E isso reflete-se nos seus resultados.
Invista na sua carreira. A felicidade no trabalho está ligada à sua vontade de investir em si próprio: atualizar-se, fazer cursos profissionais, participar em seminários e palestras, etc.

Seja otimista. A ciência já demonstrou que ser otimista se reflete positivamente no nosso bem-estar. Se tiver ideias positivas e for otimista desde que se levanta até que se deita estará mais apto a resolver problemas e alcançar bons resultados. O otimismo ajuda-nos a resistir e a vencer as dificuldades.

4. Quando sai do trabalho

O trabalho fica no trabalho. Não leve trabalho para casa com frequência. Se
continuar as suas tarefas profissionais em casa não consegue descansar devidamente e, pior ainda, é obrigado a abdicar da sua vida pessoal e familiar. Descanse assim que chega a casa e aproveite para fazer as coisas que mais aprecia e estar com as pessoas que mais gosta que o trabalho não foge. Amanhã às 9 em ponto lá está ele à sua espera!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como Encontrar A Felicidade No Trabalho

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.