Como Aumentar As Vendas De Natal Pelo Facebook

Saiba como aumentar as vendas de natal pelo facebook

A época do Natal vende por si só – dentro e fora do Facebook – mas isso não invalida que dê um empurrãozinho às suas campanhas nas redes sociais para aumentar a faturação, não é verdade? Leia estas dicas, aproveite o potencial da Internet e promova as suas publicações da forma mais correta de modo a dar a conhecer os seus produtos/serviços, aumentar a visibilidade das suas campanhas de marketing… e consequentemente o número de clientes! Vamos a isso?

O ano de 2015 está a terminar mas ainda não é altura de se despedir. Pelo contrário, abrace o final do ano com emoção e entusiasmo, peça-lhe para se demorar porque mais dezembros houvesse mais a sua empresa vendia. Que bem que sabe este período de festa a quem tem algo para oferecer no mercado! Tem a sua loja física decorada a rigor? Pensou nalguns descontos? As campanhas de Natal também estão online? Ótimo. Mas já pensou nas estratégias para a sua página de Facebook? Se não o fez, ainda vai a tempo, não se preocupe. O importante é que decida aproveitar esta oportunidade de negócio e que siga todas ou algumas das dicas em baixo de modo a otimizar as publicações neste período no Facebook.

facebook natal

1. Estude os hábitos do seu público-alvo no Natal

A época do Natal convida a alterações de comportamentos também nas redes sociais. Verifique se o seu público-alvo passa mais ou menos tempo no Facebook no mês de novembro e – principalmente – no mês de dezembro. O facto de ser um período em que há feriados, férias escolares e pausas nas rotinas de trabalho pode (ou não) significar que as pessoas têm mais tempo para passar no Facebook. Alguns estudos indicam inclusive que é no trabalho e durante o horário de expediente que os consumidores mais utilizam o Facebook. Mas cada caso é um caso, pelo que deve começar por observar e avaliar o comportamento de seu público no Facebook para mudar a frequência de publicações na sua página de acordo com os dias e horas em que prevê mais movimento na rede.

2. Publique conteúdos específicos

Se o posicionamento da sua marca o permitir, não ignore o Natal. Pelo contrário, aproveite esta altura para publicar conteúdos simpáticos que vão de encontro às expetativas da maioria das pessoas, como a contagem decrescente para a noite de Natal ou um “postal” de Boas Festas.

Por outro lado, pode simplesmente aproveitar o lado nostálgico da época e falar sobre os bons velhos tempos a todas as pessoas que gostam de relembrar o passado. Publicações no Facebook que estejam orientadas pelo sentimento de nostalgia geram bastantes conversões desde que dirigidas à audiência apropriada, claro. Ou, em alternativa a este conteúdo específico, pode publicar campanhas com continuidade, do géneros “os 12 dias de…” Este tipo de campanha aumenta as hipóteses da sua publicação atingir mais pessoas, através de hashtags no Facebook. O número 12 pode ser substituído por outro mas se pretende manter as tradições cristãs, use-o porque é o número que remete aos 12 dias de Natal para trocar presentes: entre o dia 25 de dezembro e 6 de janeiro. Se tem alguma coisa para vender, nada como incentivar a vontade de distribuir presentes, e usar uma hashtag como #12diasdepresentes para promover a continuidade das suas publicações.

E por fim, se a sua empresa tiver um negócio que se ajuste, conte uma história de Natal ou peça aos seus clientes que contem uma. Quem não tem um episódio de Natal digno de partilha? A tia que insiste em oferecer peúgas; o bacalhau muito salgado, o presente trocado, o dia em que se esqueceram de comparecer à Missa do Galo, o Natal em que o cão comeu o peru… Deixe os seus clientes partilharem memórias entre eles e a sua empresa no Facebook. E mantenha-se atento: não basta incentivar as pessoas a escrever, tem de comentar esses textos para que as partilhas se multipliquem. Seja ativo e responda aos comentários! Isso é muito importante durante as festas de Natal porque as pessoas gostam de marcas que sejam festivas e sociais. E se tiver oportunidade, logo de seguida promova o ano 2016. Como? Com promessas de ano novo, por exemplo. É uma publicação pouco criativa, bem sabemos, mas se funciona por que não a usar? São tantas as pessoas que gostam de partilhar e discutir as suas promessas de ano novo! Motive-as a faze-lo na sua página empresarial do Facebook. Partilhe também os seus desejos comerciais e sociais para 2016 e, claro, comente os desejos dos outros para manter a conversa viva e aumentar as hipóteses de partilha. Se quiser aumentar ainda mais a parada pode premiar uma promessa. Por exemplo, “a promessa mais criativa ganha 50% de desconto na compra do produto X”. E se possível use competições com hashtags.

3. Anuncie novas campanhas

Aproveite o Natal para tirar partido da procura e anuncie promoções que possam chamar a atenção e interessar os seus clientes, por exemplo, 20% em desconto, oferta de um brinde na compra do produto X, durante dezembro o transporte é grátis na sua loja online, etc, etc.

4. Dê sugestões de presentes

As sugestões de presentes são uma forma simples e rápida de promover os seus próprios produtos no Natal. Além disso, as sugestões de presentes aumentam a confiança e aproximam os seus consumidores da sua marca, aumentando ao mesmo tempo a credibilidade da sua empresa.

5. Invista no serviço de apoio ao cliente

Na época do Natal, a sua página do Facebook terá de lidar com um aumento de visitas e consequentemente com um aumento de vendas que muitas vezes se relaciona com um aumento de reclamações. Por isso deve estar preparado para responder com eficiência e com a qualidade do costume a um aumento de pedidos e de entregas mas ao mesmo tempo deve alertar a sua equipa de apoio ao cliente para que esteja particularmente atenta a dúvidas e reclamações. Porque é natural que surjam, e mais natural ainda que sejam prontamente rececionadas e resolvidas.

6. Crie passatempos

Quem não gosta de um passatempo, mesmo quando não tem tempo? É por isso que passatempos do género “envie-nos uma fotografia”, “legende a imagem”, “escreva uma frase…” são fáceis de elaborar e de responder. Além disso, são particularmente efetivos neste período do ano porque não há nada melhor do que receber uma oferta numa época em que o dinheiro parece sempre pouco face às despesas. E para a sua empresa é fácil de implementar no Facebook.

Se preferir pode criar um passatempo com uma imagem sem ligação à sua área de negócio. Premeie, por exemplo, a legenda mais criativa de uma foto antiga em que se veja uma família a enfeitar a árvore de Natal. No meio do processo, não se esqueça de que é necessário um like para participar e que o prémio, obviamente, deve estar relacionado com a sua empresa. Poderá sentir-se tentado a oferecer algo que interesse a praticamente todos os consumidores mas não faça isso, porque apesar de gerar likes em abundância, não angaria clientes. É Natal mas não é preciso exagerar, sim?

7. Publique um álbum de Natal

Já pensou em difundir uma (boa) imagem da sua empresa através de um álbum de fotografias de Natal no Facebook? Podem ser imagens dos produtos com um gorro de Pai Natal, os colaboradores na festa da empresa, os patrões a distribuir lembranças, a árvore instalada na sala de receção… Há tanto para fotografar!

8. Analise os resultados

Analise sempre os resultados de cada publicação no Facebook, se possível comparando-os com os resultados que teve no ano passado. A cada ano que passa é suposto conseguir maximizar mais ainda as suas campanhas, pois já começa a perceber o que funciona e o que não funciona para o seu público-alvo e a comparar as suas estratégias com as dinâmicas da concorrência.

Estas são apenas algumas dicas de como chamar a atenção para as suas publicações no Facebook e de como promover a partilha de conteúdos durante a época do Natal. Outras formas de aumentar as vendas existirão, um pouco por todas as redes sociais. O importante é que esteja disposto a conhece-las e a aproveitá-las. Boas festas!

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About The Author

Sofia Santos

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação, exerce atualmente a atividade de Técnica de Marketing na PC.Clinic. Adora as estratégias online para difusão de marcas, produtos e serviços de empresas mas gosta mais ainda de as usar para ir ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores mais exigentes. Pelo meio não consegue largar a produção de conteúdos de qualquer género e em qualquer tipo de suporte. Para ela escrever é dançar com as letras. É brilhar, rodopiar, suar, cansar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar.

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