Quais As Vantagens De Fazer Um MBA?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba quais as vantagens de fazer um MBA. E as desvantagens.

Em meios empresariais esta é a questão que muitas vezes se ouve em surdina nas pausas: “Mas vale ou não a pena fazer um MBA?” A resposta não é unânime. Assim sendo, este artigo procura explorar as questões relacionadas com a importância dos Master of Business Administration, procurando detalhar criticamente os prós e os contras a fim de que seja você a decidir se vale a pena investir num MBA.

fazer MBA

Um MBA é um curso de especialização em gestão da administração que pode ser tirado em algumas universidades. Normalmente é um curso maioritariamente frequentado por quem já tem experiência profissional na área empresarial e/ou proveio de uma área relacionada (Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Contabilidade, Gestão).

O objetivo principal de um MBA é ensinar quem o frequenta a olhar para a sua área de atuação como um negócio e tirar dela o maior proveito possível, sendo analisadas técnicas e modelos de negócio, procurando um pensamento estratégico e coordenado face ao negócio. Importa ressalvar que este tipo de especialização não é complemento de correção às falhas da licenciatura que tirou ou do mestrado que deixou por acabar, ele constitui-se sim como um espaço dedicado exclusivamente à orientação e aplicação prática de conceitos a casos de estudo reais.

Uma das recomendações gerais prende-se com o facto de serem necessários pelo menos cinco anos de experiência de trabalho pois dessa forma poderá levar a realidade da empresa a debate e a servir como estudo de caso de forma a que o debate seja frutuoso para ambas as partes. Deste modo torna-se claro que um MBA não deve ser feito de ânimo leve, e que o seu retorno profissional deve ser avaliado criteriosamente, até porque este curso valoriza apenas a carreira quando o profissional sabe aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho.

Ainda assim do ponto de vista dos empregadores é unânime que quem se apresenta como um profissional com MBA no seu currículo tem vantagem face aos restantes por se considerar que quem se propõe a fazer uma especialização deste tipo, normalmente apresenta características de abertura à mudança e de adaptação a novos projetos, possuindo pouco medo de arriscar e de errar, devendo ser alguém seguro das suas decisões pois terá formação para as tomar em consciência.

Por outro lado e do ponto de vista dos candidatos é importante relembrar que um MBA apenas será um bom investimento caso o profissional procure tirar partido ao nível profissional daquilo que lá irá aprender.

À parte de ambas as visões e de modo geral, quem procura um MBA normalmente tem duas aspirações claras – conquistar conhecimento ao nível da gestão para subir na carreira em que se encontra ou então para mudar radicalmente de carreira.

Acontece atualmente verificar-se que a correria e o capitalismo geram na sociedade uma necessidade louca de terminar a faculdade e automaticamente inscrever-se num MBA, pois as pessoas são incitadas a obter um crescimento rápido nas empresas. Quando é esse o caso, nem tudo se perde, ainda que o investimento não seja valorizado em toda a sua extensão, o resultado será que o ganho se reflete em networking e contactos, mas não se refletirá necessariamente na aprendizagem técnica e na troca de experiências concretas, pois nessa fase o profissional ainda não tem bagagem suficiente para otimizar o conteúdo ministrado nas aulas, o que pode ser pouco produtivo e até mesmo frustrante.

Importa agora analisar outro fator de importância na decisão de fazer ou não fazer um MBA – a instituição. Tal e qual como na escolha das faculdades é difícil não se importar com o impacto que tem o “nome” da instituição escolhida, também aqui isso acontece e até acontece de uma forma muito mais pesada. Não querendo puxar brasa a nenhuma sardinha, neste âmbito o que há para dizer é a opinião das sondagens e estudos sobre o assunto, pelo que, de acordo com o Financial Times, ficamos a saber que o ranking das 10 melhores instituições em 2015 foi o seguinte:

Posição no rankingInstituiçãoPaís
1.ºTsinghua University / Insead
China/Singapura/EAU/França
2.ºKellogg / HKUST Business SchoolChina
3.ºTrium: HEC Paris / LSE / New York University: Stern
França/EUA/Reino Unido
4.ºColumbia / London Business School
EUA/Reino Unido
5.ºUCLA: Anderson / National University of Singapore
EUA/Singapura
6.ºWashington University: Olin
China
7.ºInseadFrança/Singapura/EAU
8.ºIE Business School
Espanha
9.ºUniversity of Oxford: Saïd
Reino Unido
10.ºNanyang Business School
Singapura

Fonte: Financial Times Executive MBA Ranking 2015

Por fim, abordemos aquilo que custa mais considerar – o custo. Um MBA é um curso de especialização que não é de todo barato. Como normalmente dura entre 18 e 24 meses as propinas podem sair muito caras independentemente da instituição que escolheu. Assim sendo, se não tiver imediatamente possibilidade para arcar com um custo tão elevado, o melhor mesmo é ponderar a necessidade de realizar este curso tendo sempre em vista a sua vida profissional.

De forma a encerrar e a resumir toda esta questão, nada melhor do que deixar listadas aquelas que parecem ser as listas mais comuns de prós e contras de fazer um MBA, que certamente o ajudarão a concluir com mais certeza a necessidade ou não de o fazer:

PrósContras
Desenvolvimento na carreira e capacidade para conseguir chegar a uma posição de maior responsabilidade, bem como ser visto como uma pessoa com valor acrescentadoCurso muito oneroso
Aumentar a rede de contactos e estabelecer novos conhecimentos empresariaisÉ preciso pelo menos 5 anos de experiência para que o curso seja frutuoso
Aplicar conhecimentos teóricos à práticaPerda de tempo para usufruto da vida pessoal
Ajudar a resolver problemas no seu trabalhoNão é tão interessante e eficaz como a aprendizagem decorrente da experiência
Pensar e desenvolver o seu próprio negócio (caso queira mudar de rumo)O profissional poderá ser visto como alguém com capacidade de comportar custos elevados e por isso ser descartados em alguns cargos para os quais se candidate
Aumentar o seu salário com base na sua formaçãoIncompatibilidade de horários com o trabalho pode levar à diminuição de produtividade e aparecimento de conflitos laborais

E pronto, agora que o tema foi abordado e a lista está feita, está à espera de quê para começar a criar o seu planeamento e a decidir finalmente se vai optar ou não por fazer um MBA. Decida sempre em consciência e lembre-se que a aprendizagem é feita durante toda a nossa vida, quer de forma formal quer de forma informal!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quais As Vantagens De Fazer Um MBA?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.