Vendas online: 7 Estratégias para aumentar oportunidades de negócio

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Vendas online: conhaça 7 estratégias para aumentar as oportunidades de negócio

O investimento inicial é pequeno, os recursos são mínimos, mas o alcance é gigantesco! Falamos da abertura de uma loja online, claro! Mas a questão é que a sua empresa não foi a primeira a aventurar-se na Internet e por isso há que aprender a destacar-se da concorrência para aumentar as vendas online e conseguir superar esta crise motivada pela Covid-19… de sorriso estampado no rosto!

Venha dai conhecer algumas estratégias para aumentar oportunidades de negócio que são praticamente obrigatórias no âmbito das vendas online!

1. Tenha uma excelente loja online

Nos dias de hoje não basta criar uma loja online, é preciso ter uma excelente loja online e isso significa investir num e-commerce atraente, organizado, claro e seguro. De outra forma os utilizadores sentem desconfiança e nem chegam a colocar produtos nos carrinhos de compras! Portanto, contacte uma empresa de marketing digital ou web design para poder exibir uma loja online com todas as funcionalidades necessárias para os utilizadores realizarem as suas compras e com todos os recursos necessários ao ranqueamento pelo Google, de forma a chegar aos melhores lugares nos resultados de pesquisa!
E de entre esses elementos que podem ajudá-lo a aumentar as vendas online, destacamos os seguintes:

Layout atraente

A sua loja online deve causar uma boa impressão para atrair os visitantes. Nesse sentido invista num layout moderno e “limpo”, com bons conteúdos e imagens de alta resolução… e sem muitos elementos gráficos que possam cansar os clientes!

Vários métodos de pagamento

Disponibilize vários métodos de pagamento para dar aos seus clientes liberdade para escolher o que preferem: pagamento multibanco, cartão de crédito, transferência bancária, PayPal, MB way, pagamento no ato da entrega, etc. Lembre-se que quantas mais opções de pagamento tiver, mais hipóteses de conquistar novos clientes!

Segurança

Tendo em conta que uma loja online é um local onde os clientes vão facultar dados pessoas para procederem a compras e pagamentos, é fundamental investir em segurança, por exemplo com certificados SSL.

Design responsivo

Com os utilizadores a acederem à Internet cada vez mais através de smartphones, o seu e-commerce deve ser responsivo, ou seja, ajustar-se automaticamente a qualquer tamanho de ecrã para proporcionar uma boa leitura e aumentar as vendas online.

Precisando de ajuda para criar uma excelente loja online, contacte a PME. Temos diferentes planos para e-commerce com todas as funcionalidades necessárias ao aumento das suas vendas online.

2. Faça marketing de conteúdo

Sem bons conteúdos e informações realmente relevantes para o seu público-alvo, não consegue melhorar a sua reputação na web nem aumentar o número de clientes. Logo, deve desenvolver e publicar textos e outros conteúdos que informem, ensinem e ajudem os visitantes a entender como os seus produtos ou serviços podem resolver os seus problemas específicos.  

3. Crie um blog

E por falar em bons conteúdos, porque não criar um blog para os publicar com regularidade? Um blog, acoplado ou não à sua loja online, vai permitir aumentar a sua autoridade no mercado de atuação e atrair mais leads ao longo do funil de vendas. Leads que mais tarde se poderão transformar em clientes e ajudá-lo a melhorar as vendas online.

4. Otimize com SEO

Usar técnicas SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para conseguir posicionar a sua loja online nos primeiros resultados de pesquisa de Google e melhorar as vendas online. De outra forma, os potenciais clientes não vão encontrar o seu negócio, não é verdade? Por isso deve aplicar técnicas SEO aos seus conteúdos. Como? Descobrindo as melhores palavras-chave, aquelas que se relacionam com a sua empresa e que são mais utilizadas pelos internautas nas suas pesquisas (no que toca a pesquisas sobre o seu produto/serviço); preenchendo title e meta description em cada página e também os atributos alt das imagens; otimizando URLs; colocando links internos e externos e, muito importante, garantindo a responsividade e velocidade de carregamento do seu e-commerce.

5. Recupere carrinhos de compras abandonados

Com cerca de 60% dos visitantes de um e-commerce a abandonarem os carrinhos de compras depois de lá colocarem produtos, para aumentar as suas vendas online, é natural que tenha de considerar algumas estratégias para recuperar carrinhos de compras. Comece por verificar se o processo de compra é rápido e claro, se os valores estão apresentados na unidade monetária do utilizador e se os custos de transporte não estão a aumentar o valor da compra. Se estiver tudo bem, verifique se está a disponibilizar diferentes opções de pagamento, bem como um serviço de apoio ao cliente pronto a esclarecer dúvidas, nomeadamente sobre trocas e devoluções. Podem existir outros motivos para o abandono de carrinhos de compras, sim, mas estes são os principais fatores que levam os visitantes a desistir.

6. Aproveite as redes sociais

Apesar de ter investido (ou estar a pensar investir) numa excelente loja online, não significa que abandone as redes sociais. Se os seus clientes andam por lá (seguramente que sim), a sua empresa também deve marcar presença, pelo menos nas plataformas preferidas do seu público-alvo. E fazendo o quê? Produzindo e publicando sistematicamente conteúdos interessantes e com links para a sua loja online, para conquistar cada vez mais clientes! E já agora, coloque na sua loja online botões de partilha para redes sociais, para que os visitantes, se assim o entenderem, possam mostrar os seus conteúdos aos amigos.

7. Trabalhe o pós-venda

E se pensa que as estratégias para aumentar as vendas online terminam no momento em que o cliente faz um pagamento, está enganado! O acompanhamento pós-venda é fundamental para fidelizar os clientes e desta forma aumentar as receitas da sua empresa, não só pela repetição de compra, mas porque um cliente satisfeito é o melhor promotor de uma marca, já que passa a palavra (e neste caso uma palavra simpática) aos seus conhecidos.

E repare que não é difícil traçar um plano de acompanhamento pós-venda para o seu e-commerce, basta fazer o envio de email marketing para obter feedback sobre a compra, para enviar ofertas, promoções, convites para eventos, notícias, artigos de blog, tutoriais sobre o produto adquirido, sugestões de cross-selling e up-selling para upgrade, etc.

E por falar em email marketing, leia também o nosso artigo com as melhores dicas para não ir parar à caixa Spam!

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