10 Dicas para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam

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Enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam

Muitas empresas procuram soluções milagrosas para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam quando a resposta é básica e eficaz e se reparte por 10 simples dicas. Conheça-as!

Há cada vez mais empresários a pesquisar por fórmulas para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam porque hoje em dia, dada a proliferação desta estratégia de marketing digital, muitos utilizadores de email associam o email marketing a lixo e muitas e boas campanhas empresarias (de facto) acabam por apodrecer nas caixas de Spam quando podiam estar a facultar aos seus potenciais recetores, informações relevantes. Não arrisque! A informação que preparou com carinho e dedicação para enviar à sua mailing list não pode ficar pelo caminho! Leias as nossas sugestões e aproveite ao máximo esta promissora estratégia de marketing digital que lhe vai permitir manter um relacionamento saudável e duradouro com o seu público-alvo. Já de seguida, 10 dicas para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam.

1. Mailing list de qualidade

Uma lista de contactos válida, constituída por emails de pessoas que mostraram interesse em receber informações sobre a sua empresa, é fundamental para que as suas mensagens não vão parar à caixa de Spam dos recetores. Além disso, com uma mailing list de qualidade, consegue aumentar o sucesso das suas estratégias de marketing digital, inclusive porque pode aproveitar para conhecer melhor os seus prospects e com eles relacionar-se de forma mais continua.

2. Campanhas, só para quem se inscreveu na sua lista!

É tentador pegar em todos os emails que detém (ou até pagar por uma mailing list) para aumentar o número de contactos, mas a verdade é que essa estratégia não só não surte efeito como pode manchar a reputação da sua empresa. Por isso, limite-se a enviar as suas campanhas de email marketing apenas para quem se registou nos seus formulários e/ou se inscreveu para receber a sua newsletter e outros materiais. Esta é uma forma de garantir que está a enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam. Acredite.

Conheça todas as vantagens do email marketing, aqui!

3. Dê sempre a opção de remoção de inscrição

E mesmo fazendo email marketing apenas para contactos registados, não se esqueça de fornecer a opção de remoção de inscrição (por exemplo: “clique aqui se não quiser receber mais a nossa newsletter”). É que a dada altura, os seus clientes e potenciais clientes podem deixar de ter interesse em receber informações da sua empresa e têm todo o direito de poderem desistir. Não insista porque isso além de não ajudar a enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam, pode afastar ainda mais esses consumidores que deixaram de ter interesse no seu produto ou serviço. Dê-lhes a opção de livre-arbítrio e lembre-se que outros interessados lhes sucederão.

4. “Limpe” regularmente a sua lista de contactos

Faça uma limpeza à sua mailing list regularmente para detetar emails inválidos ou com erros, mas também para analisar resultados, ver quem interage com as suas campanhas e quem não demonstra interesse. Os últimos contactos podem passar a inativos e serem copiados para outra base de dados que poderá usar numa ação de marketing digital de recuperação, por exemplo.

5. Planeie a frequência de envios de email marketing

Como tudo na vida… o que é demais, enjoa, não é verdade? Por isso pense numa frequência de envio de campanhas regular, mas que ao mesmo tempo não seja demasiado frequente. Claro que a calendarização do envio de email marketing também depende muito do tipo de negócio e público-alvo, mas em qualquer caso, uma frequência mais pequena tem maior probabilidade de gerar interesse no recetor, do que uma frequência mais alta que, em última análise, não o vai ajudar a enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam.

6. Use a linha do assunto para mostrar relevância

Use a linha do assunto do email para mostrar objetivamente porque está a enviar uma campanha, despertando a curiosidade dos seus leitores sem descurar o assunto principal nem fugir à verdade. Títulos diferentes e atraentes tem menos hipóteses de ir parar à caixa Spam. Não só o assunto, mas também todo o texto da campanha deve ser relevante e interessante para os leitores, de modo a que o seu produto ou serviço acabe por surgir naturalmente como a solução para uma das suas necessidades ou desejos.

Leia também o nosso artigo sobre como escrever bons títulos para o digital.

7. Equilibre texto, códigos e imagens no HTML

Outro dos fatores fundamentais para enviar email marketing sem ir parar à caixa de Spam é o equilíbrio entre textos, códigos e imagens. A ideia é deixar o HTML simples: evitar CSS (aquele mecanismo para adicionar estilo a um documento web) em arquivos externos e preferir CSS incorporado no HTML e usar templates leves. Insira também alt tags ou descrições em todas as imagens e coloque links para poder transportar o leitor para uma landing page, por exemplo, onde ele poderá obter mais informação sobre um assunto.

8. Prefira email marketing, não email comercial

Sendo possível, dê preferência a campanhas de email marketing com fraco cariz comercial porque hoje em dia, ninguém quer receber publicidade na caixa de email. Prefira informações úteis, conselhos, dicas, novidades, etc.

9. Evite emails muito pesados

Outra das causas para uma campanha ir parar a uma caixa de Spam é o peso. Evite o envio de emails com imagens muito pesadas. Desse modo também não obriga o leitor a esperar muito para ler a mensagem, acabando por desistir e passar à próxima. Uma sugestão para aumentar a facilidade de leitura é utilizar um design responsivo, ou seja, um design que se adapte automaticamente e rapidamente a todos os tamanhos de ecrã, esteja o utilizador a ver a campanha através de um smartphone, tablet ou desktop.

Se ficou interessado neste assunto, clique aqui e perceba porque é que a sua empresa deve ter um site responsivo.

10. Use um software de qualidade

E por fim, use um software de qualidade. Não há desculpas para não procurar por uma ferramenta especifica para envio de email marketing, pois existem várias disponíveis – e até gratuitas! – com uma excelente qualidade, como o Mailchimp, E-goi, Benchmark email e Sendinblue.

Através de uma ferramenta especifica para envio de email marketing consegue enviar as suas campanhas com total segurança, ter acesso a relatórios sobre interações (com taxas de abertura, cliques em links, conversões, etc), integrar contas em redes sociais, acompanhar as estatísticas do Google Analytics, preparar emails automáticos e avaliar o ROI (retorno sobre o investimento) entre outras vantagens.

Com estas dicas para enviar email marketing sem ir parar à caixa Spam, as hipóteses das suas campanhas acabarem nos caixotes de lixo dos leitores são mínimas e – melhor ainda! – as hipóteses de alcançar uma maior taxa de abertura e conversão… são enormes!

Mas antes de começar a colocar na prática estas dicas para enviar email marketing sem ir parar à caixa Spam, verifique as suas contas de email profissional. O seu negócio está a crescer e é possível que precise de associar contas de email ao domínio da sua empresa para enviar e receber emails. Clique aqui e selecione um dos nossos planos para emails empresariais.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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