Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Técnicas de Vendas: Dominar a Arte das Vendas, Um Guia para PMEs

Já imaginou transformar aquele potencial cliente num comprador fiel? Ou melhor, fazer com que ele volte sempre à sua loja, loja online ou física, e que alem disso traz os seus amigos e famíliares? Pois é, caro leitor, isso é o poder de dominar a arte das vendas! No artigo de hoje, vamos embarcar numa jornada divertida e informativa pelo fantástico mundo das técnicas de vendas, este artigo foi especialmente escrita para si, o gestor de pequenas e médias empresas (PMEs). Vamos lá? Vamos vender!

Entender o Processo de Vendas

Imagine que o processo de vendas é como um mapa do tesouro, onde cada etapa é uma pista que o leva mais perto do “X”, e o “X” marca o lugar do nosso tesouro: concretizar a venda! As etapas são simples, planear, abordar, comunicar, entrevistar, resolver quaisquer objeções, fechar e acompanhar. Dominar este mapa é crucial para o sucesso das vendas, é crucial para a sua PME. Afinal, sem vendas, até o melhor produto do mundo fica na prateleira, não é verdade? Vamos vender!

Planear e Preparar

Pense como se fosse um treinador de futebol, antes do jogo, você não vai direto para o campo, certo? Primeiro, cria um plano de ação, define a estratégia (ataque ou defesa?), os objetivos (como vai marcar os golos?), e as prioridades (quem é o adversário mais forte?). No mundo das vendas, é mais ou menos igual! Certo? Comece por mapear a carteira de clientes que tem. Use uma matriz de oportunidades para identificar os “jogadores-chave”. Estes são os clientes com maior potencial de compra ou fidelização.

A Abordagem Prévia

Antes de partir para a conquista, faça a sua lição de casa! A abordagem prévia é como estudar o terreno antes de uma expedição, ela evita gafes (imagina chamar o cliente por um nome errado?), a abordagem prévia ajuda a identificar novas oportunidades e mostra que você é um profissional competente. Use as redes sociais, o website do cliente, ou até mesmo uma conversa informal com um conhecido em comum. Estas são as suas “fontes de informação”. Com elas, você prepara um contacto inicial que vai deixar o cliente impressionado!

Comunicação

O primeiro contacto é como o primeiro encontro, você vai procurar causar uma boa impressão, certo? Então, vista-se bem (mesmo em vídeo calls!), sorria, e demonstre confiança. Mas lembre-se, ouvir é quase tão importante como falar. Ouça atentamente o seu futuro cliente. Isso cria confiança e ajuda a entender as suas reais necessidades. Use “captadores de atenção”, algo interessante sobre o seu produto ou serviço, uma história divertida relacionada com o contexto, e não se esqueça dos depoimentos de outros clientes satisfeitos. Nada vende mais do que um bom “word of mouth”!

A Entrevista

Agora, é a hora de vestir o chapéu simpático de Sherlock Holmes! A entrevista de vendas é a sua hora, é a hora de desvendar os mistérios do cliente. O que ele realmente quer? Quais são os seus critérios de compra? E o mais importante: qual é o motivo dominante para a compra? É aqui que entra o “processo das perguntas”. Faça perguntas inteligentes e ouça atentamente. É como um jogo de detetive: cada resposta é uma pista que o leva à solução perfeita para o cliente.

O primeiro contacto é como o primeiro encontro, você vai procurar causar uma boa impressão, certo?

Resolver Objeções

“Ah, mas isso é muito caro!” ou “Não tenho certeza se preciso disso agora.” Soa familiar? Não é!? São as famosas objeções. Não se assuste! Objeções são normais, até os clientes mais fáceis têm dúvidas. A chave é a sua atitude. Veja as objeções como oportunidades para esclarecer, informar e convencer. Leia os sinais do cliente, entenda o tipo de objeção (preço, timing, necessidade?) e aborde o tema com calma. Lembre-se: até o cliente mais difícil pode tornar-se o seu maior fã!

O Grande Finale

Chegou a hora do “grand finale”! O fecho é a parte onde você “pede o sim”. Há várias técnicas, a pergunta direta (“Então, fechamos o negócio?”), a opção alternativa (“Prefere o modelo A ou o B?”), ou até o “ponto de importância secundária” (“Já decidimos o produto, só falta escolher a cor, certo?”). Escolha a que melhor se encaixa na situação. E depois da venda? Acompanhar! Um telefonema, um e-mail, ou até um café. Mostre que você está interessado que tudo corra bem. Isso transforma clientes em fãs e fãs em embaixadores da sua marca.

Pense nisto, se cada etapa desse processo aumentar as suas hipoteses de venda em 10%, no final, você terá um aumento significativo! Não se trata apenas de números. É sobre construir relacionamentos. Neste sentido, deixo a pergunta, como pode aplicar estas técnicas na sua PME? Como pode tornar cada interação com um cliente mais significativa? E o mais importante, como pode fazer das vendas não apenas uma transação, mas uma experiência positiva para todos?

Para aprofundar o seu conhecimento neste mundo fascinante das vendas, recomendo o livro “SPIN Selling” de Neil Rackham. É um clássico que detalha técnicas de entrevista de vendas, especialmente útil para PMEs que vendem produtos ou serviços de alto valor.

recomendo o livro "SPIN Selling" de Neil Rackham

Obrigado pela leitura. Se gostou deste artigo, talvez gosto do meu artigo: Está Pronto para Embarcar na Aventura do Empreendedorismo? Boas leituras.

Até ao próximo artigo.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Técnicas de Vendas: Dominar a Arte das Vendas, Um Guia para PMEs
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.