O Natal e a passagem de ano já lá vão! Por isso está mais do que na hora de se voltar a concentrar no seu negócio e adotar as melhores estratégias para conseguir um primeiro trimestre do ano mais produtivo. Sim, é verdade que não será uma tarefa fácil porque o primeiro trimestre do ano é, regra geral, o mais fraco em vendas e também porque neste ano em particular, há que juntar à habitual queda na faturação a crise económica motivada pela pandemia. Mas também não será assim tão difícil aceitar este desafio de apresentar um primeiro trimestre do ano mais produtivo! É uma questão de atender às nossas dicas…
Como tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo?
Em primeiro lugar, para tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo, há que renovar energias, munir-se de algum otimismo, de uma grande dose de paciência, perseverança, motivação e força de vontade. E depois é só implementar algumas ou mesmo todas as dicas para aumentar a produtividade na sua empresa no primeiro trimestre de 2021.
1. Faça um planeamento estratégico
O primeiro passo a dar para assegurar um primeiro trimestre do ano mais produtivo é na direção do planeamento estratégico. Na verdade, por esta altura esse plano já deveria estar concluído, mas mais vale tarde que nunca! O importante é conseguir determinar o conjunto de tarefas que a sua empresa deve desenvolver e concluir com resultados positivos num determinado período, para manter o seu negócio organizado e competitivo, para melhorar processos e conseguir atingir as suas metas sem se perder pelo caminho. No fundo, e resumidamente, deve responder às seguintes perguntas:
- Onde está a sua empresa?
- Para onde quer ir?
- Como vai lá chegar?
Se o seu plano estratégico indicar que precisa de investir mais em marketing digital, nomeadamente num site user friendly com um design moderno e todas as funcionalidades necessárias a uma boa experiência de utilização, contacte a PME. Temos vários planos para sites e lojas online!
2. Identifique o que não está a funcionar
Aproveite a altura em que está a traçar o plano estratégico, para identificar o que não está a funcionar na sua empresa. Por exemplo, quais são as atividades ou tarefas que não estão a ser bem feitas e porquê? Ou quais são os gastos supérfluos que podem ser evitados?
3. Agilize os processos mais importantes
E da mesma forma que identifica processos que não estão a funcionar, deve identificar os processos mais importantes da sua empresa para começar a investir mais neles. Por exemplo, se o seu marketing digital está a dar excelentes resultados, deve intensificar a aposta em artigos de blog ou em publicações regulares em redes sociais.
4. Livre-se do que não é importante
A menos que seja um super-homem com uma super-equipa, não vai ter tempo nem recursos para fazer tudo – absolutamente tudo – o que precisa de fazer para alavancar as vendas no seu negócio e ter um primeiro trimestre do ano mais produtivo. Por isso, foque-se no mais importante e coloque em segundo lugar processos de menor monta (ou terceirize-os).
5. Motive os seus colaboradores
E agora que o sentimos mais empenhado neste desafio de conseguir um primeiro trimestre do ano mais produtivo, vamos-lhe pedir que tente motivar também os seus colaboradores (com palavras de encorajamento, agradecimentos e/ou recompensas) para que trabalhem de forma mais eficiente e tornem a sua empresa mais produtiva.
6. Defina metas realistas e atingíveis
Para tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo também tem de se assegurar de que os seus colaboradores não vão ficar aflitos e desmotivados devido a uma sobrecarga de trabalho ou a prazos inatingíveis. E só consegue fazê-lo com a definição de metas realistas e atingíveis. Esta não é uma forma de arranjar objetivos menos ambiciosos, pelo contrário! É uma forma de aumentar a eficácia e consequentemente, a rentabilidade do seu negócio. E ainda assim, não basta criar metas realistas e segui-las! É preciso avaliar sistematicamente as etapas dos processos para confirmar se estão a surtir efeito ou se, pelo contrário, precisam de alterações ou ajustes para não falharem o objetivo final: um primeiro trimestre do ano mais produtivo!
7. Dê feedback
Mesmo com colaboradores motivados e metas realistas, é preciso dar feedback sobre cada tarefa e sugerir melhorias para cada trabalho, de modo a estimular a produtividade, por um lado, e a manter-se ao corrente do que se faz (quando e como) na sua empresa, por outro lado. E além de dar feedback, assegure-se de que as suas equipas também comunicam entre si (mesmo que estejam em trabalho remoto) para que todos se mantenham a par do estado dos processos na empresa e tenham acesso às mesmas informações.
8. Interaja mais com os seus clientes
Mesmo num ano complicado como será este ano de 2021, com cuidados redobrados a nível de segurança e saúde pública por conta da Covid-19, não deve negligenciar os relacionamentos com os clientes. Pelo contrário! Deve intensificá-los mais do que nunca para se distinguir da concorrência, conquistar mais clientes e manter os que já tem. Seja pela rapidez de atendimento, seja pela interação em redes sociais, seja pelo chat da sua loja online ou pelo envio de email marketing… o que importa é estabelecer e manter uma boa interação com os clientes!
9. Faça poupanças e pague as suas dívidas
Mantenha as finanças da sua empresa com rédea curta! Bem controladas e acauteladas com a redução de despesas mensais desnecessárias. E aproveite também o início do ano para saldar dívidas (se as tiver) de forma a não chegar ao vermelho… em vez de chegar a um primeiro trimestre do ano mais produtivo!
10. Torne a tecnologia na sua maior aliada
Não há desculpas! Independentemente da sua área de atuação, a sua empresa tem de ser o mais tecnológica possível para prosperar em 2021. Verifique se está a usar todos os recursos tecnológicos para otimizar os processos e a produtividade em geral, e forneça aos seus colaboradores todos os equipamentos e software necessário para pouparem tempo, aumentarem a produtividade e rentabilidade da empresa. Em particular, veja que processos pode automatizar para controlar de forma mais rápida, segura e fácil as atividades da sua empresa e evitar erros e retrabalho. Lembre-se que não obstante o investimento inicial poder ser elevado, o investimento em tecnologia, a médio e longo prazo, é sempre garantia de grande retorno.
11. Pense na sustentabilidade a longo prazo
E por fim, de modo a garantir um primeiro trimestre do ano mais produtivo e ao mesmo tempo assegurar a eficácia do seu negócio a longo prazo, o nosso conselho vai para a sustentabilidade. Prepare-se para aproveitar melhor os recursos na sua empresa, poupando o ambiente, poupando o negócio e apresentando-se ao seu mercado de atuação como uma empresa verde e sustentável, muito rentável e capaz de investir nas gerações futuras.
Leia também o nosso artigo “Empresas sustentáveis: menos desperdício, mais receitas”.