Quer tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Natal e a passagem de ano já lá vão! Por isso está mais do que na hora de se voltar a concentrar no seu negócio e adotar as melhores estratégias para conseguir um primeiro trimestre do ano mais produtivo. Sim, é verdade que não será uma tarefa fácil porque o primeiro trimestre do ano é, regra geral, o mais fraco em vendas e também porque neste ano em particular, há que juntar à habitual queda na faturação a crise económica motivada pela pandemia. Mas também não será assim tão difícil aceitar este desafio de apresentar um primeiro trimestre do ano mais produtivo! É uma questão de atender às nossas dicas…

Como tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo?

Em primeiro lugar, para tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo, há que renovar energias, munir-se de algum otimismo, de uma grande dose de paciência, perseverança, motivação e força de vontade. E depois é só implementar algumas ou mesmo todas as dicas para aumentar a produtividade na sua empresa no primeiro trimestre de 2021.

1. Faça um planeamento estratégico

O primeiro passo a dar para assegurar um primeiro trimestre do ano mais produtivo é na direção do planeamento estratégico. Na verdade, por esta altura esse plano já deveria estar concluído, mas mais vale tarde que nunca! O importante é conseguir determinar o conjunto de tarefas que a sua empresa deve desenvolver e concluir com resultados positivos num determinado período, para manter o seu negócio organizado e competitivo, para melhorar processos e conseguir atingir as suas metas sem se perder pelo caminho. No fundo, e resumidamente, deve responder às seguintes perguntas:

  • Onde está a sua empresa?
  • Para onde quer ir?
  • Como vai lá chegar?

Se o seu plano estratégico indicar que precisa de investir mais em marketing digital, nomeadamente num site user friendly com um design moderno e todas as funcionalidades necessárias a uma boa experiência de utilização, contacte a PME. Temos vários planos para sites e lojas online!

2. Identifique o que não está a funcionar

Aproveite a altura em que está a traçar o plano estratégico, para identificar o que não está a funcionar na sua empresa. Por exemplo, quais são as atividades ou tarefas que não estão a ser bem feitas e porquê? Ou quais são os gastos supérfluos que podem ser evitados?

3. Agilize os processos mais importantes

E da mesma forma que identifica processos que não estão a funcionar, deve identificar os processos mais importantes da sua empresa para começar a investir mais neles. Por exemplo, se o seu marketing digital está a dar excelentes resultados, deve intensificar a aposta em artigos de blog ou em publicações regulares em redes sociais.

4. Livre-se do que não é importante

A menos que seja um super-homem com uma super-equipa, não vai ter tempo nem recursos para fazer tudo – absolutamente tudo – o que precisa de fazer para alavancar as vendas no seu negócio e ter um primeiro trimestre do ano mais produtivo. Por isso, foque-se no mais importante e coloque em segundo lugar processos de menor monta (ou terceirize-os).

5. Motive os seus colaboradores

E agora que o sentimos mais empenhado neste desafio de conseguir um primeiro trimestre do ano mais produtivo, vamos-lhe pedir que tente motivar também os seus colaboradores (com palavras de encorajamento, agradecimentos e/ou recompensas) para que trabalhem de forma mais eficiente e tornem a sua empresa mais produtiva.

6. Defina metas realistas e atingíveis

Para tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo também tem de se assegurar de que os seus colaboradores não vão ficar aflitos e desmotivados devido a uma sobrecarga de trabalho ou a prazos inatingíveis. E só consegue fazê-lo com a definição de metas realistas e atingíveis. Esta não é uma forma de arranjar objetivos menos ambiciosos, pelo contrário! É uma forma de aumentar a eficácia e consequentemente, a rentabilidade do seu negócio. E ainda assim, não basta criar metas realistas e segui-las! É preciso avaliar sistematicamente as etapas dos processos para confirmar se estão a surtir efeito ou se, pelo contrário, precisam de alterações ou ajustes para não falharem o objetivo final: um primeiro trimestre do ano mais produtivo!

7. Dê feedback

Mesmo com colaboradores motivados e metas realistas, é preciso dar feedback sobre cada tarefa e sugerir melhorias para cada trabalho, de modo a estimular a produtividade, por um lado, e a manter-se ao corrente do que se faz (quando e como) na sua empresa, por outro lado. E além de dar feedback, assegure-se de que as suas equipas também comunicam entre si (mesmo que estejam em trabalho remoto) para que todos se mantenham a par do estado dos processos na empresa e tenham acesso às mesmas informações.

8. Interaja mais com os seus clientes

Mesmo num ano complicado como será este ano de 2021, com cuidados redobrados a nível de segurança e saúde pública por conta da Covid-19, não deve negligenciar os relacionamentos com os clientes. Pelo contrário! Deve intensificá-los mais do que nunca para se distinguir da concorrência, conquistar mais clientes e manter os que já tem. Seja pela rapidez de atendimento, seja pela interação em redes sociais, seja pelo chat da sua loja online ou pelo envio de email marketing… o que importa é estabelecer e manter uma boa interação com os clientes!

9. Faça poupanças e pague as suas dívidas

Mantenha as finanças da sua empresa com rédea curta! Bem controladas e acauteladas com a redução de despesas mensais desnecessárias. E aproveite também o início do ano para saldar dívidas (se as tiver) de forma a não chegar ao vermelho… em vez de chegar a um primeiro trimestre do ano mais produtivo!

10. Torne a tecnologia na sua maior aliada

Não há desculpas! Independentemente da sua área de atuação, a sua empresa tem de ser o mais tecnológica possível para prosperar em 2021. Verifique se está a usar todos os recursos tecnológicos para otimizar os processos e a produtividade em geral, e forneça aos seus colaboradores todos os equipamentos e software necessário para pouparem tempo, aumentarem a produtividade e rentabilidade da empresa. Em particular, veja que processos pode automatizar para controlar de forma mais rápida, segura e fácil as atividades da sua empresa e evitar erros e retrabalho. Lembre-se que não obstante o investimento inicial poder ser elevado, o investimento em tecnologia, a médio e longo prazo, é sempre garantia de grande retorno.

11. Pense na sustentabilidade a longo prazo

E por fim, de modo a garantir um primeiro trimestre do ano mais produtivo e ao mesmo tempo assegurar a eficácia do seu negócio a longo prazo, o nosso conselho vai para a sustentabilidade. Prepare-se para aproveitar melhor os recursos na sua empresa, poupando o ambiente, poupando o negócio e apresentando-se ao seu mercado de atuação como uma empresa verde e sustentável, muito rentável e capaz de investir nas gerações futuras.

Leia também o nosso artigo “Empresas sustentáveis: menos desperdício, mais receitas”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quer tornar o primeiro trimestre do ano mais produtivo?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.