Empresas sustentáveis: menos desperdício, mais receita

sustentável trabalho 1

Empresas sustentáveis: menos desperdício, mais receita

Mudanças de pensamento e comportamento em relação ao meio ambiente têm levado muitos negócios a adotarem boas práticas ecológicas para se transformarem em empresas sustentáveis capazes de reduzir o impacto negativo das suas atividades na natureza, aumentar a notoriedade da marca e, claro, maximizar os resultados comerciais. E a sua empresa?

O que são empresas sustentáveis?

Empresas sustentáveis são aquelas empresas que visam um prejuízo mínimo para o ambiente no decorrer das suas atividades, pois estão preocupadas com a crescente escassez de recursos naturais e com o impacto negativo das alterações climáticas. Algumas dessas empresas, além de terem como objetivo zelar pelo meio ambiente, ainda conseguem ter uma ação benéfica na defesa do planeta e no bem-estar da sua comunidade, fomentando o desenvolvimento sustentável da sociedade de modo a garantirem um futuro de qualidade às gerações vindouras.

Assim, para que a sua empresa se torne numa empresa sustentável é importante adotar políticas ambientais e se possível, também políticas sobre os direitos humanos, indo além do seu objetivo de gerar lucro: passando de uma economia linear (extrair, produzir e eliminar) para uma economia sustentável e circular (utilizar de forma eficiente os recursos).

O que é sustentabilidade empresarial?

Genericamente, sustentabilidade empresarial é o conjunto de práticas que uma empresa pode adotar para respeitar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade.

Porque é que o seu negócio se deve preocupar com a sustentabilidade empresarial?

Porque, independentemente da área de atuação e tamanho da sua empresa, deve fomentar a sustentabilidade empresarial para crescer de uma forma ecologicamente correta, sem agredir o meio ambiente nem comprometer as próximas gerações. E porque, além de respeitar o ambiente, o seu negócio deve-se preocupar com a sustentabilidade empresarial para melhorar a imagem da sua empresa junto aos consumidores que estão cada vez mais preocupados em adquirir produtos e serviços apenas a empresas sustentáveis.

Escolher entre o ambiente ou o lucro?

Nada disso! Não tem de escolher! Fica com o ambiente e o lucro. Empresas sustentáveis e amigas do ambiente, além de garantirem boas práticas ecológicas – ou precisamente por isso – conseguem que os seus processos sejam mais eficientes e desfrutem de princípios de sustentabilidade em todas as suas decisões de negócio. Além disso, desenvolvem produtos e serviços capazes de ir ao encontro das expetativas dos consumidores, cada vez mais interessados em comprar apenas a empresas verdes. Empresas sustentáveis também se envolvem mais facilmente com parceiros de negócio, fornecedores, colaboradores e comunidade em geral, porque adotam um comportamento ético transparente. E em consequência, reduzem custos operacionais e ainda aumentam a sua notoriedade e reputação!

Então as empresas sustentáveis não se limitam a preservar o ambiente?

Isso mesmo! As empresas sustentáveis mantêm o foco na redução dos seus impactos negativos sobre o ambiente, mas também implementam um sistema de gestão que lhes permite serem mais lucrativas com a adoção de processos ecológicos mais baratos que possibilitam excelentes resultados financeiros a médio/longo prazo.

Sabia que o consumidor pós-coronavírus privilegia empresas amigas do ambiente?

Exemplos de práticas de empresas sustentáveis que pode copiar para o seu negócio

Gostou do que leu e está com vontade de ter uma empresa sustentável para preservar o ambiente e, ao mesmo tempo, aumentar a autoridade e competitividade do seu negócio? Perfeito! É só adotar boas práticas de sustentabilidade empresarial, nomeadamente:

  • • Desenvolver ações de formação junto dos seus colaboradores para os sensibilizar para a necessidade de poupar o ambiente, economizando no papel, água e energia.
  • • Só imprimir documentos quando for mesmo necessário.
  • • Transformar folhas impressas em papel de rascunho.
  • • Usar, preferencialmente, papel reciclado.
  • • Preferir copos laváveis a copos descartáveis.
  • • Fechar as torneiras, quando não se está a precisar de água.
  • • Se for o caso, usar sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
  • • Não descartar esgotos ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
  • • Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro poluente.
  • • Desligar as luzes, quando não são necessárias.
  • • Adotar iluminação LED, mais económica e que não desperdiça a energia elétrica.
  • • Desligar todos os equipamentos da tomada em vez de os deixar em stand by, no final do dia.
  • • Dar preferência a equipamentos económicos que estejam dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia.
  • • Reciclar materiais em vez de descartar.
  • • Reutilizar sobras de matéria-prima.
  • • Utilizar fontes de energia renováveis nos processos de produção, como energia solar.
  • • Sempre que possível, preferir fontes alternativas de energia, as chamadas energias limpas, como é o caso da energia solar e eólica.
  • • Usar práticas de produção que garantam a total segurança dos colaboradores no local de trabalho.
  • • Escolher fornecedores que sejam, eles próprios, empresas verdes, com os mesmos valores sociais, económicos e ambientais que a sua empresa e que também apliquem as boas práticas de sustentabilidade empresarial.
  • • Informar os consumidores sobre as características e valores dos seus produtos/serviços.
  • • Implementar projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade.
  • • Respeitar a legislação ambiental em vigor.

Empresas sustentáveis contribuem para a melhoria das condições ambientais no planeta, reduzem custos de produção, melhoram a sua imagem e garantem a satisfação dos colaboradores. Junte-se a elas!

E agora saiba também como ser mais sustentável no seu trabalho!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário