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Quer aumentar a interação em redes sociais?

Pretende aumentar a interação em redes sociais?

Se quer mais likes, mais comentários, mais pedidos de informação, mais partilhas, mais visitas no seu site ou loja online… tem mesmo de dar prioridade a estratégias para aumentar a interação em redes sociais, pois de outra forma acaba por não ver um retorno do seu investimento, a nível de tempo e dinheiro, em social media.

O interesse e o envolvimento dos seguidores com os conteúdos que a sua empresa vai publicando nas redes sociais mostra que as pessoas confiam na sua marca e recomendam os seus produtos ou serviços, e isso a seu tempo também garante um aumento de vendas, mas como? Como aumentar a interação em redes sociais? Como sobressair, quando os utilizadores têm de dividir a sua atenção e o seu tempo por tantos e tantos posts? Bom, de facto é fácil reunir meia dúzia de likes, mas já não é assim tão fácil incentivar comentários e partilhas e manter essa interação positiva ao longo do tempo. Precisamente por isso, reunimos aqui algumas dicas sobre como aumentar a interação em redes sociais!

Porque é tão importante aumentar a interação em redes sociais?

Antes de lhe dizermos porque é tão importante aumentar a interação em redes sociais, gostávamos de explicar o que se entende por interação ou engajamento, pois a interação, ao contrário do que muitas empresas pensam, não se resume ao número de likes num post. A interação é o envolvimento que pode fomentar entre a sua empresa e o seu público, e isso só se consegue ver através dos comentários e das partilhas voluntárias e espontâneas. Portanto, é importante aumentar a interação em redes sociais para provar aos consumidores que tem uma marca humanizada e interessada em conhecer a opinião do seu público e em resolver os seus problemas. Dessa forma consegue…

  • Divulgar os seus produtos e serviços.
  • Aumentar o tráfego para o seu site, blog, loja online ou landing page.
  • Atrair novos clientes.
  • Manter os clientes que já conquistou.
  • Destacar-se no meio da concorrência.
  • Melhorar o atendimento ao cliente.
  • Aumentar as vendas.

Aproveite para conhecer também as sete etapas para uma boa gestão de redes sociais.

Como aumentar a interação em redes sociais?

Agora que já percebeu porque é importante aumentar a interação em redes sociais, prepare-se para tomar nota das nossas dicas para encetar e manter relações positivas com os seus clientes e potenciais clientes no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn, entre outras redes sociais.

1. Publique conteúdo de qualidade

As redes sociais são canais mais descontraídos para passar mensagens institucionais, mas isso não significa que possa negligenciar a qualidade dos seus posts. Em primeiro lugar porque se os conteúdos não forem realmente relevantes para o seu público, não suscitam nem likes, nem comentários, nem partilhas. E em segundo lugar, se os conteúdos não tiverem qualidade, não conseguem passar uma imagem de profissionalismo sobre a sua empresa, produtos ou serviços.
Portanto, desenvolva e publique regularmente conteúdos relevantes para o seu público-alvo, capazes de aumentar interações por falarem na sua linguagem, sobre os seus “problemas” e por apresentarem soluções eficientes, destacando o seu negócio entre tantos outros negócios que existem na Internet.

2. Aposte em conteúdos mais visuais

Tendo em conta que os utilizadores das redes sociais preferem conteúdos mais visuais, a próxima dica vai para a produção de conteúdos com fotos com boa definição, GIFs, infográficos, banners e, claro vídeos e lives… e tudo quanto possa usar para divulgar os seus produtos ou serviços de uma forma mais divertida e descontraída, e assim aumentar a interação em redes sociais!

Clique aqui para conhecer melhor a estratégia de vídeo marketing.

3. Personalize o conteúdo

É mais fácil publicar uma só mensagem para todos e em todas as redes sociais onde a sua empresa está a marcar presença, mas essa estratégia tem os dias contados. Lembre-se que a sua audiência é constituída por pessoas diferentes que se encontram em diferentes fases do funil de vendas e publique conteúdos para todas elas e tendo em conta as características de cada rede social. Isso porque, cada rede social tem o seu público especifico e seria contraproducente publicar no Facebook o mesmo conteúdo do LinkedIn, ou no Instagram o mesmo conteúdo do Youtube. Por exemplo…

  • Pode investir em vídeos no Facebook, já que é esse o formato preferido dos internautas e já que o Facebook é a maior rede social do mundo. Um tutorial que mostre como resolver um problema vem sempre a calhar e gera imensas interações: como trocar o ecrã do seu smartphone, como escolher uma bicicleta elétrica, como fazer bolo de cenoura com chocolate, etc. Seja o que for, se resolver um problema a um utilizador, a probabilidade de esse conteúdo ser comentado e partilhado, multiplica-se!
  • Pode usar hashtags no Instagram para viralizar conteúdos e conferir uma identidade ao seu negócio ou usar as Insta Stories para a partilha de fotos e vídeos em tempo real. Por exemplo, mostrar o processo de fabrico do seu produto ou o lançamento de um novo serviço, são excelentes formas de aumentar a interação em redes sociais.
  • Pode usar o LinkedIn para encontrar os melhores profissionais ou estabelecer contatos profissionais com clientes e parceiros de negócio, nomeadamente através da participação em grupos, de forma a criar uma relação com outros utilizadores e levá-los a acompanharem os seus posts (que no LinkedIn têm sempre mais rigor e profissionalismo, já que se trata de uma rede social virada para o networking).

4. Seja o primeiro a interagir!

Não vale a pena publicar conteúdos relevantes e diferenciados se depois virar costas e não der o exemplo. Seja o primeiro a fomentar o diálogo! À mínima hipótese, interaja com os utilizadores. Como?

  • Comentando posts e partilhando conteúdos de diferentes utilizadores (incluindo empresas), sempre que fizer sentido.
  • Respondendo com rapidez e simpatia aos comentários e perguntas dos utilizadores, nem que seja com um emoji sorridente, porque isso contribui muito para a lembrança da sua marca.
  • Respondendo a reclamações e aproveitando a oportunidade para resolver o problema e melhorar a perceção desse consumidor sobre a sua empresa.
  • Colocando perguntas aos seus seguidores: o que acha? Como classifica? Qual a sua opinião sobre…?
  • Iniciando conversas por mensagem privada, sempre que se justifique.
  • Fazendo um atendimento de primeira linha humanizado e individualizado, respondendo a dúvidas dos seus seguidores, agilizando a resolução de problemas, ajudando na tomada de decisão e mesmo no processo de compra.

No fundo, se apresentar aos seus clientes conteúdos que revelam que se interessa e se preocupa com eles, consegue aumentar a interação em redes sociais, aumentando também o número de leads a curto prazo, conquistando mais clientes a médio prazo e criando lealdade a longo prazo.

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