Quer aumentar a interação em redes sociais?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Pretende aumentar a interação em redes sociais?

Se quer mais likes, mais comentários, mais pedidos de informação, mais partilhas, mais visitas no seu site ou loja online… tem mesmo de dar prioridade a estratégias para aumentar a interação em redes sociais, pois de outra forma acaba por não ver um retorno do seu investimento, a nível de tempo e dinheiro, em social media.

O interesse e o envolvimento dos seguidores com os conteúdos que a sua empresa vai publicando nas redes sociais mostra que as pessoas confiam na sua marca e recomendam os seus produtos ou serviços, e isso a seu tempo também garante um aumento de vendas, mas como? Como aumentar a interação em redes sociais? Como sobressair, quando os utilizadores têm de dividir a sua atenção e o seu tempo por tantos e tantos posts? Bom, de facto é fácil reunir meia dúzia de likes, mas já não é assim tão fácil incentivar comentários e partilhas e manter essa interação positiva ao longo do tempo. Precisamente por isso, reunimos aqui algumas dicas sobre como aumentar a interação em redes sociais!

Porque é tão importante aumentar a interação em redes sociais?

Antes de lhe dizermos porque é tão importante aumentar a interação em redes sociais, gostávamos de explicar o que se entende por interação ou engajamento, pois a interação, ao contrário do que muitas empresas pensam, não se resume ao número de likes num post. A interação é o envolvimento que pode fomentar entre a sua empresa e o seu público, e isso só se consegue ver através dos comentários e das partilhas voluntárias e espontâneas. Portanto, é importante aumentar a interação em redes sociais para provar aos consumidores que tem uma marca humanizada e interessada em conhecer a opinião do seu público e em resolver os seus problemas. Dessa forma consegue…

  • Divulgar os seus produtos e serviços.
  • Aumentar o tráfego para o seu site, blog, loja online ou landing page.
  • Atrair novos clientes.
  • Manter os clientes que já conquistou.
  • Destacar-se no meio da concorrência.
  • Melhorar o atendimento ao cliente.
  • Aumentar as vendas.

Aproveite para conhecer também as sete etapas para uma boa gestão de redes sociais.

Como aumentar a interação em redes sociais?
Agora que já percebeu porque é importante aumentar a interação em redes sociais, prepare-se para tomar nota das nossas dicas para encetar e manter relações positivas com os seus clientes e potenciais clientes no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn, entre outras redes sociais.

1. Publique conteúdo de qualidade

As redes sociais são canais mais descontraídos para passar mensagens institucionais, mas isso não significa que possa negligenciar a qualidade dos seus posts. Em primeiro lugar porque se os conteúdos não forem realmente relevantes para o seu público, não suscitam nem likes, nem comentários, nem partilhas. E em segundo lugar, se os conteúdos não tiverem qualidade, não conseguem passar uma imagem de profissionalismo sobre a sua empresa, produtos ou serviços.
Portanto, desenvolva e publique regularmente conteúdos relevantes para o seu público-alvo, capazes de aumentar interações por falarem na sua linguagem, sobre os seus “problemas” e por apresentarem soluções eficientes, destacando o seu negócio entre tantos outros negócios que existem na Internet.

2. Aposte em conteúdos mais visuais

Tendo em conta que os utilizadores das redes sociais preferem conteúdos mais visuais, a próxima dica vai para a produção de conteúdos com fotos com boa definição, GIFs, infográficos, banners e, claro vídeos e lives… e tudo quanto possa usar para divulgar os seus produtos ou serviços de uma forma mais divertida e descontraída, e assim aumentar a interação em redes sociais!

Clique aqui para conhecer melhor a estratégia de vídeo marketing.

3. Personalize o conteúdo

É mais fácil publicar uma só mensagem para todos e em todas as redes sociais onde a sua empresa está a marcar presença, mas essa estratégia tem os dias contados. Lembre-se que a sua audiência é constituída por pessoas diferentes que se encontram em diferentes fases do funil de vendas e publique conteúdos para todas elas e tendo em conta as características de cada rede social. Isso porque, cada rede social tem o seu público especifico e seria contraproducente publicar no Facebook o mesmo conteúdo do LinkedIn, ou no Instagram o mesmo conteúdo do Youtube. Por exemplo…

  • Pode investir em vídeos no Facebook, já que é esse o formato preferido dos internautas e já que o Facebook é a maior rede social do mundo. Um tutorial que mostre como resolver um problema vem sempre a calhar e gera imensas interações: como trocar o ecrã do seu smartphone, como escolher uma bicicleta elétrica, como fazer bolo de cenoura com chocolate, etc. Seja o que for, se resolver um problema a um utilizador, a probabilidade de esse conteúdo ser comentado e partilhado, multiplica-se!
  • Pode usar hashtags no Instagram para viralizar conteúdos e conferir uma identidade ao seu negócio ou usar as Insta Stories para a partilha de fotos e vídeos em tempo real. Por exemplo, mostrar o processo de fabrico do seu produto ou o lançamento de um novo serviço, são excelentes formas de aumentar a interação em redes sociais.
  • Pode usar o LinkedIn para encontrar os melhores profissionais ou estabelecer contatos profissionais com clientes e parceiros de negócio, nomeadamente através da participação em grupos, de forma a criar uma relação com outros utilizadores e levá-los a acompanharem os seus posts (que no LinkedIn têm sempre mais rigor e profissionalismo, já que se trata de uma rede social virada para o networking).

4. Seja o primeiro a interagir!

Não vale a pena publicar conteúdos relevantes e diferenciados se depois virar costas e não der o exemplo. Seja o primeiro a fomentar o diálogo! À mínima hipótese, interaja com os utilizadores. Como?

  • Comentando posts e partilhando conteúdos de diferentes utilizadores (incluindo empresas), sempre que fizer sentido.
  • Respondendo com rapidez e simpatia aos comentários e perguntas dos utilizadores, nem que seja com um emoji sorridente, porque isso contribui muito para a lembrança da sua marca.
  • Respondendo a reclamações e aproveitando a oportunidade para resolver o problema e melhorar a perceção desse consumidor sobre a sua empresa.
  • Colocando perguntas aos seus seguidores: o que acha? Como classifica? Qual a sua opinião sobre…?
  • Iniciando conversas por mensagem privada, sempre que se justifique.
  • Fazendo um atendimento de primeira linha humanizado e individualizado, respondendo a dúvidas dos seus seguidores, agilizando a resolução de problemas, ajudando na tomada de decisão e mesmo no processo de compra.

No fundo, se apresentar aos seus clientes conteúdos que revelam que se interessa e se preocupa com eles, consegue aumentar a interação em redes sociais, aumentando também o número de leads a curto prazo, conquistando mais clientes a médio prazo e criando lealdade a longo prazo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quer aumentar a interação em redes sociais?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.