7 Etapas Para Uma Boa Gestão De Redes Sociais

gestão redes sociais

Se as redes socais existem, têm a cada dia que passa mais perfis e parecem encantar a esmagadora maioria dos consumidores, por que não as aproveitar a favor do seu negócio? Como canal de comunicação com os seus clientes e meio de divulgação e promoção da sua marca e dos seus produtos/serviços? Claro que se ainda não tem perfis empresarias Internet a fora, está um pouco atrasado, mas nada que não se consiga remediar. Conheça as etapas que deve seguir para fazer uma boa gestão de redes sociais.

Muitas empresas entendem que a gestão de redes sociais significa colocar posts no Facebook, Instagram e LinkedIn. Mas a verdade é que é muito mais do que isso! A gestão de redes sociais envolve diversas etapas que vão desde a planificação e definição da estratégia de social media ao posicionamento, calendarização de publicações, partilha de conteúdos e medição de resultados. Para que todas as etapas sejam executadas de acordo com os objetivos da sua empresa e também com os interesses do público-alvo que pretendem atingir, convém que não descure a importância desta tarefa de marketing digital, pois ela traz muitos benefícios para qualquer negócio!

Vamos começar? Leia este artigo sobre as etapas a seguir em direção a uma boa gestão de redes sociais e fique preparado para entrar (ou reentrar em grande estilo) no maravilhoso mundo do social media com uma estratégia definida, o que é uma mais valia para a sua performance online. Veja como é fácil!

Etapa 1

Conhecer o seu público-alvo

Antes de começar a colocar textos, imagens e vídeos nas redes sociais, como se não houvesse amanhã, pare e reflita no seguinte: uma comunicação eficaz em social media não é aquela que se destaca pela sua frequência de publicação, mas aquela que chega, de facto, aos potenciais consumidores. E isso só vai acontecer se conhecer as características (gostos, desejos, necessidades e problemas) do seu público-alvo. Nesse sentido, para uma boa gestão de redes sociais é aconselhável que crie uma persona ou buyer persona, sendo que em marketing digital, persona é um perfil que representa o cliente ideal ou cliente-tipo de uma empresa, perfil esse que é criado e definido para ajudar o negócio a compreender melhor quem é o cliente e o que é que ele precisa. E não falamos só de conteúdos, mas também da ou das redes sociais onde a sua empresa deve marcar presença, pois apesar do Facebook ser a maior rede social do mundo, quem sabe se o seu público-alvo não prefere o Instagram, por exemplo?

Antes de prosseguir com a leitura deste artigo sobre a boa gestão de redes sociais, clique aqui e saiba como começar a comunicar no Facebook.

Etapa 2

Estudar a concorrência

Convém fazer algumas pesquisas de mercado para entender como é que a sua concorrência está a utilizar as redes sociais: o que publica, em que redes sociais o faz, que tipo de campanhas usa, como que frequência, como se relaciona com os seguidores, como lida com comentários negativos, etc. Estas informações são importantes para compreender o mercado, conhecer os pontos fortes e fracos da concorrência e saber o que ela tem feito para conquistar o público consumidor no meio online. E, claro, tudo aquilo que vir que funciona bem, pode tentar implementar também nas suas redes.

Etapa 3

Definir objetivos

Bom, e agora que conhece o comportamento do seu público-alvo e estudou a performance da concorrência, defina o ou os objetivos para social media da sua empresa. Aumentar a percentagem de leads? Estreitar relações com clientes? Maximizar as vendas? Transformar consumidores em seguidores? Divulgar o nome da sua marca? Ganhar notoriedade? Gerar tráfego para o site? Eis alguns dos objetivos de marketing digital que podem estar na génese da sua decisão em criar perfis em redes sociais. A questão é escolher, de entre eles, qual o objetivo principal para lhe adequar as publicações, principalmente no início da estratégia.
Ter o seu negócio em redes sociais é importante, sim, mas se não tiver um objetivo preciso, não faz uma boa gestão de redes sociais nem alcança resultados.

Etapa 4

Usar diferentes tipos de publicação

Agora que estudou a concorrência e conhece os interesses do seu público-alvo consegue definir melhor o tipo de publicação que essas pessoas preferem, não é verdade? Ora, há consumidores que reagem melhor a vídeos, outros a fotografias, outros a textos, outros a GIFs, outros a campanhas, outros a conteúdos relacionados com datas comemorativas, outros a eventos… pelo que deve dar prioridade ao tipo de material que mais atrai as pessoas com quem pretende interagir ou mesmo dar atenção a diferentes formatos para chegar a diferentes parcelas da sua audiência com o mesmo assunto. Só assim consegue uma boa gestão de redes sociais.

Passatempos nas redes sociais… por que não?

Etapa 5

Comunicar com frequência

Não é fácil apontar uma frequência exata para publicar conteúdos em redes sociais porque isso depende da rede em si e dos tipos de publicação. Em todo o caso, é comumente aceite que no Facebook se deve fazer uma publicação por dia e no Twitter, 3/5, por exemplo. No entanto, como está a começar ou a melhorar a sua gestão de redes sociais aqui a dica é estabelecer um número fixo de publicações com o qual se sinta confortável e depois, gradualmente, ir aumentando a frequência até conseguir um post genérico por dia nas suas redes socais e um conteúdo adequado à geração de leads por semana, a título de exemplo. E vá trabalhando em horários e dias de semana diferentes até chegar à hora e ao dia em que mais pessoas estão online e recetivas aos seus conteúdos. Seja como for, o mais importante numa boa gestão de redes sociais é manter a sua presença online e ir fazendo publicações relevantes para o seu público.

Etapa 6

Criar um calendário editorial

Conheceu a fundo o seu público-alvo, estudou a concorrência, definiu objetivos e estabeleceu qual o tipo de publicação e frequência? Perfeito! Agora é hora de elaborar um pequeno plano de comunicação ou calendário editorial para melhorar a sua performance digital e fazer uma boa gestão de redes sociais.
Seja semanal, mensal ou mesmo anual, o que importa é ter um guião para acompanhar a sua rotina de publicação de conteúdos nas redes sociais, com indicação do formato da peça, data de publicação e objetivo de marketing digital, entre outros itens.

Etapa 7

Analisar os resultados

Felizmente que a maior parte das redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter…) possuem ferramentas que podem ajudar as empresas a recolher dados sobre as suas publicações para fazerem uma análise da performance. Nessa análise convém perceber em primeiro lugar se os conteúdos chegaram a uma boa percentagem do seu público-alvo, mas também que tipo de post teve mais visualizações, a que horas do dia recebeu mais likes e comentários, etc. Depois de medir os resultados, consegue perceber se está no caminho certo ou se tem de proceder a algumas alterações no calendário editorial.

Já agora aproveite para ler o nosso artigo sobre como medir resultados de marketing online, clicando aqui!

E por fim, deve voltar à etapa número 1 para uma boa gestão de redes sociais, repetir… e assim sucessivamente, pois na era digital as mudanças ocorrem a velocidade alucinante e há que conseguir acompanhá-las!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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