Descubra as principais diferenças entre loja física e loja online
Nada como conhecer as principais diferenças entre loja física e loja virtual para decidir se é melhor criar um e-commerce ou abrir um ponto de venda na rua… ou ambos, porque não? É que tomando consciência das principais características destes dois modelos de negócio, o mais provável e acabar por apostar nas suas complementaridades para aumentar as receitas da sua empresa.
1. Diferenças entre loja física e loja virtual | Localização
É claro que a localização é a principal diferença entre loja física e loja virtual. A primeira está, como o nome indica, num espaço físico, numa rua ou centro comercial que traga benefícios (ou seja, clientes) para a empresa. A loja online, não está em lado nenhum, mas está em todo o lado ao mesmo tempo: mora na Internet e também tem um site ou uma plataforma de e-commerce para alcançar benefícios para a empresa, neste caso alcançar mais clientes devido à inexistência de barreiras físicas ou temporais, pois qualquer pessoa pode comprar de onde e quando bem entender.
2. Diferenças entre loja física e loja virtual | Custos
Em relação a custos, o aluguer ou compra de uma loja bem localizada é dispendioso (e isto sem falar da montagem, decoração e contratação de recursos humanos para a por a funcionar). Já o aluguer de uma plataforma de e-commerce é significativamente mais barato, mesmo que aposte na criação de uma loja virtual personalizada e diferenciada da concorrência, com tudo a que um cibernauta tem direito!
3. Diferenças entre loja física e loja virtual | Segurança
Uma das preocupações comuns a lojas físicas e lojas virtuais é a segurança dos clientes e do património da empresa. Porém, enquanto na loja física a maior preocupação é manter o stock em segurança, instalando alarmes e câmaras de vigilância, por exemplo, na loja online a principal preocupação é com os dados dos clientes, com potenciais fraudes nos cartões de crédito e débito. Daí que em lojas virtuais, seja necessário investir em certificados SSL e sistemas antifraude, entre outros mecanismos de prevenção.
Certificado SSL: o que é e como funciona?
4. Diferenças entre loja física e loja virtual | Vendas
Ambas, loja física e virtual, têm por objetivo vender produtos ou serviços, mas enquanto que é necessária uma equipa de vendedores (entre outros colaboradores) num ponto de venda físico, num e-commerce basta alguém que consiga fazer a gestão da plataforma: basicamente uma pessoa que saiba registar os produtos, receber as encomendas e expedi-las.
5. Diferenças entre loja física e loja virtual | Horário
A loja física tem obrigatoriamente de ter um horário de funcionamento, geralmente das 10h às 17h, mas a loja online, como funciona através da Internet, esta aberta 24h por dia, 7 dias por semana!
6. Diferenças entre loja física e loja virtual | Exposição
Outra diferença entre loja física e virtual é a forma como se expõe o produto/serviço. No primeiro modelo de negócio, os artigos são expostos na loja com maior proximidade com o cliente que pode olhar, apreciar, tocar e às vezes até experimentar antes de comprar. Numa loja online os artigos são exibidos através de fotografias de vários ângulos e vídeos, e também através das descrições técnicas com as suas características, como cores, materiais, tamanhos, formas de uso, etc.
7. Diferenças entre loja física e loja virtual | Stock
Uma loja física precisa de ter stock porque se se arriscar a esgotar o produto que o cliente deseja levar, arrisca-se a perder uma oportunidade para a concorrência. Na loja online, mais do que stock, o que é necessário é uma plataforma de gestão de stock automatizada que faça a contagem dos artigos e atualize os números em tempo real, para evitar indisponibilidade de mercadorias.
8. Diferenças entre loja física e loja virtual | Fluxo de caixa
Numa loja física existe uma caixa registadora, e isso é quanto basta para ser necessário um controlo de fluxo de caixa diário e rígido. Num e-commerce, basta saber quanto é que a empresa tem em caixa, quanto fatura e quanto gasta todos os dias, e sendo que com a integração de diferentes opções de pagamento é possível fazer esta gestão de fluxo de caixa através de um único software.
9. Diferenças entre loja física e loja virtual | Formas de pagamento
Em relação às formas de pagamento, nos dois modelos há diferentes opções para chegar aos desejos de diferentes tipos de clientes, mas na loja virtual pagar com dinheiro vivo não é possível, é sempre necessário recorrer e confiar num dos métodos de pagamento oferecido: de transferência bancária a PayPal.
10. Diferenças entre loja física e loja virtual | Atração de clientes
Uma boa localização aliada a uma montra bonita com os melhores produtos em destaque, é quanto basta para uma loja física atrair clientes, mas numa loja online é necessário recorrer a estratégias de marketing digital para divulgar os produtos/serviços e atrair os clientes: site, blog, redes sociais, email marketing, links patrocinados, etc.
11. Diferenças entre loja física e loja virtual | Relacionamento com os clientes
Numa loja física o relacionamento com os clientes é direto e pessoal. Na internet o processo de relacionamento é virtual e como não existe nenhum vendedor a perguntar “em que posso ajudar?” mal o cliente entra no site (se o fizer será de uma forma automática e indiferenciada via chat), é preciso investir em pontos de comunicação: email, telefone, chat de atendimento online e página de FAQs para esclarecimento imediato de perguntas frequentes, entre outros.
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