Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Principais diferenças entre loja física e loja online

Descubra as principais diferenças entre loja física e loja online

Nada como conhecer as principais diferenças entre loja física e loja virtual para decidir se é melhor criar um e-commerce ou abrir um ponto de venda na rua… ou ambos, porque não? É que tomando consciência das principais características destes dois modelos de negócio, o mais provável e acabar por apostar nas suas complementaridades para aumentar as receitas da sua empresa.

1. Diferenças entre loja física e loja virtual | Localização

É claro que a localização é a principal diferença entre loja física e loja virtual. A primeira está, como o nome indica, num espaço físico, numa rua ou centro comercial que traga benefícios (ou seja, clientes) para a empresa. A loja online, não está em lado nenhum, mas está em todo o lado ao mesmo tempo: mora na Internet e também tem um site ou uma plataforma de e-commerce para alcançar benefícios para a empresa, neste caso alcançar mais clientes devido à inexistência de barreiras físicas ou temporais, pois qualquer pessoa pode comprar de onde e quando bem entender.

2. Diferenças entre loja física e loja virtual | Custos

Em relação a custos, o aluguer ou compra de uma loja bem localizada é dispendioso (e isto sem falar da montagem, decoração e contratação de recursos humanos para a por a funcionar). Já o aluguer de uma plataforma de e-commerce é significativamente mais barato, mesmo que aposte na criação de uma loja virtual personalizada e diferenciada da concorrência, com tudo a que um cibernauta tem direito!

3. Diferenças entre loja física e loja virtual | Segurança

Uma das preocupações comuns a lojas físicas e lojas virtuais é a segurança dos clientes e do património da empresa. Porém, enquanto na loja física a maior preocupação é manter o stock em segurança, instalando alarmes e câmaras de vigilância, por exemplo, na loja online a principal preocupação é com os dados dos clientes, com potenciais fraudes nos cartões de crédito e débito. Daí que em lojas virtuais, seja necessário investir em certificados SSL e sistemas antifraude, entre outros mecanismos de prevenção.

Certificado SSL: o que é e como funciona?

4. Diferenças entre loja física e loja virtual | Vendas

Ambas, loja física e virtual, têm por objetivo vender produtos ou serviços, mas enquanto que é necessária uma equipa de vendedores (entre outros colaboradores) num ponto de venda físico, num e-commerce basta alguém que consiga fazer a gestão da plataforma: basicamente uma pessoa que saiba registar os produtos, receber as encomendas e expedi-las.

5. Diferenças entre loja física e loja virtual | Horário

A loja física tem obrigatoriamente de ter um horário de funcionamento, geralmente das 10h às 17h, mas a loja online, como funciona através da Internet, esta aberta 24h por dia, 7 dias por semana!

6. Diferenças entre loja física e loja virtual | Exposição

Outra diferença entre loja física e virtual é a forma como se expõe o produto/serviço. No primeiro modelo de negócio, os artigos são expostos na loja com maior proximidade com o cliente que pode olhar, apreciar, tocar e às vezes até experimentar antes de comprar. Numa loja online os artigos são exibidos através de fotografias de vários ângulos e vídeos, e também através das descrições técnicas com as suas características, como cores, materiais, tamanhos, formas de uso, etc.

7. Diferenças entre loja física e loja virtual | Stock

Uma loja física precisa de ter stock porque se se arriscar a esgotar o produto que o cliente deseja levar, arrisca-se a perder uma oportunidade para a concorrência. Na loja online, mais do que stock, o que é necessário é uma plataforma de gestão de stock automatizada que faça a contagem dos artigos e atualize os números em tempo real, para evitar indisponibilidade de mercadorias.

8. Diferenças entre loja física e loja virtual | Fluxo de caixa

Numa loja física existe uma caixa registadora, e isso é quanto basta para ser necessário um controlo de fluxo de caixa diário e rígido. Num e-commerce, basta saber quanto é que a empresa tem em caixa, quanto fatura e quanto gasta todos os dias, e sendo que com a integração de diferentes opções de pagamento é possível fazer esta gestão de fluxo de caixa através de um único software.

9. Diferenças entre loja física e loja virtual | Formas de pagamento

Em relação às formas de pagamento, nos dois modelos há diferentes opções para chegar aos desejos de diferentes tipos de clientes, mas na loja virtual pagar com dinheiro vivo não é possível, é sempre necessário recorrer e confiar num dos métodos de pagamento oferecido: de transferência bancária a PayPal.

10. Diferenças entre loja física e loja virtual | Atração de clientes

Uma boa localização aliada a uma montra bonita com os melhores produtos em destaque, é quanto basta para uma loja física atrair clientes, mas numa loja online é necessário recorrer a estratégias de marketing digital para divulgar os produtos/serviços e atrair os clientes: site, blog, redes sociais, email marketing, links patrocinados, etc.

11. Diferenças entre loja física e loja virtual | Relacionamento com os clientes

Numa loja física o relacionamento com os clientes é direto e pessoal. Na internet o processo de relacionamento é virtual e como não existe nenhum vendedor a perguntar “em que posso ajudar?” mal o cliente entra no site (se o fizer será de uma forma automática e indiferenciada via chat), é preciso investir em pontos de comunicação: email, telefone, chat de atendimento online e página de FAQs para esclarecimento imediato de perguntas frequentes, entre outros.

Querendo criar uma loja virtual, contacte a PME. Temos planos com automatização de diversos processos para que possa atuar de forma consistente no digital.

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

cPanel - O Guia Definitivo

Explore o poder do cPanel com nosso guia definitivo! Descubra como esta ferramenta intuitiva pode transformar a gestão do seu alojamento web, simplificando tarefas complexas e melhorando a eficiência. Ideal para PMEs e qualquer utilizador.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Principais diferenças entre loja física e loja online
Todos os recursos que os emails e o site da sua empresa precisam para ter sucesso.

Proteja o Seu Website WordPress com a Nossa Manutenção Especializada

3 em 1 Europa

O Plano Europa Black Friday é a sua oportunidade de fazer
o seu negócio descolar no mercado europeu!

Criar Site
Criar Site
Criamos o seu site numa poderosa ferramenta de vendas! Saiba mais!
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.