Certificado SSL – o que é e como funciona

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Certificado SSL: para proteger o seu site de vírus e hackers

Era o fim do mundo em três atos se um hacker ficasse na posse de informações de pagamento de clientes que compram produtos na sua loja online, não era? Ou se o seu site fosse abaixo por causa de um vírus. Ou se informações confidenciais da sua marca passassem a domínio publico. Ou… Ou protege os seus dados com um certificado SSL e dorme descansado ou fica alerta!

Um certificado SSL é uma espécie de polícia da web que evita que uma ligação entre dois computadores seja violada. Por outra palavras, através de mecanismos próprios, zela para que entre um servidor onde guarda a informação do seu site e um computador que a ela quer aceder, haja uma comunicação segura e à prova de hackers, aumentando assim a confiança dos visitantes.

Se ainda não investiu em certificados SSL, este artigo é para si! Mantenha os seus dados pessoais e informações sensíveis em âmbito privado. Perceba o conceito de certificado SSL, conheça os seus diferentes tipos e escolha o mais indicado para a sua empresa… é que: mais vale prevenir que remediar!

Consulte-nos sobre a melhor forma de encriptar as comunicações entre o servidor web e os visitantes do seu site para proteger o seu site de vírus e hackers.

Certificado SSL | o que é?

Um certificado SSL (em inglês, Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança padrão que estabelece uma ligação encriptada entre um servidor web e um browser.

O SSL foi desenvolvido pela empresa Netscape em 1994 com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação seguro numa ligação entre dois computadores, mantendo os dados íntegros e inacessíveis a terceiros não autorizados. Como? Através do uso da criptografia que codifica os dados em trânsito e impede os hackers de os ler.

Mais informações sobre certificados SSL, aqui!

Certificado SSL | para que serve?

O certificado serve para impedir hackers e softwares maliciosos de lerem e/ou modificarem conteúdos transferidos entre computadores, incluindo dados sensíveis como números de cartões de crédito. Com um certificado SSL, os dados transmitidos entre servidor web e browsers permaneçam priCall-to-actionvados e por isso o recurso já é usado por milhões de sites, particularmente pelos que fazem transações online com os seus clientes.

Implementar Certificado SSL | como funciona?

Em primeiro lugar, para encetar o pedido de ligação segura via SSL, é preciso instalar no servidor uma chave privada que cria o certificado de autenticação do seu site. Só ela tem o poder de desencriptar as informações. Depois, é instalada a chave pública (codificada com a primeira) que permite que os visitantes do seu site comuniquem de forma segura, graças a mecanismos de encriptação das informações, o que é particularmente importante em sites onde há a necessidade de facultar dados pessoais e coordenadas bancárias. E está feito! É simples obter uma ligação segura!

Contacte-nos para implementação de certificados SSL.

Implementar Certificado SSL | porquê?

Porque não quer que ninguém lhe roube informação. Tão simples como isso! Mas um certificado SSL, além de combater vírus e cibercriminosos, também emite alertas sobre sites inseguros, evita que consumidores mais desconfiados deixem de efetuar uma compra num site e conquista a preferência dos motores de busca, como o Google, o que garante reputação… e tráfego orgânico!

Qual o Certificado SSL mais indicado para o seu site?

Depende. O tipo de site e o orçamento disponível para investir nesta certificação podem condicionar a escolha. Contudo, regra geral os certificados com validação do domínio são suficientes para sites com pouca informação; os certificados com validação da organização são indicados para sites com informação sensível e os certificados com validação extensa são aconselhados a lojas virtuais.

Continue a ler e conheça melhor os diferentes tipos de certificado SSL!

Diferentes tipos de certificado SSL

Existem vários tipos de certificados SSL, com diferentes validações e níveis de proteção. Descubra qual é o melhor para a sua empresa!

Certificados SSL com validação do domínio

Os certificados SSL com validação do domínio são os mais baratos, fáceis e rápidos de obter, e isso porque no processo de emissão do certificado basta validar se determinado domínio é propriedade de quem solicitou o certificado.

A segurança do acesso https é fornecida por qualquer certificado SSL, incluindo os certificados SSL que validam apenas o domínio, por isso um utilizador que entre num site protegido com um certificado SSL com validação do domínio, sabe que a comunicação entre o browser e o servidor web é encriptada e segura. Além da proteção https para o visitante, o dono do site sabe que o mesmo não será penalizado pelo Google, como acontece aos sites que não oferecem navegação segura e encriptada.

Certificados SSL com validação da organização

Os certificados SSL com validação da organização, para além da encriptação dos certificados SSL com validação do domínio, permitem aos sites que os utilizam, exibir um selo de segurança e aos utilizadores, visualizar informação sobre a organização que explora comercialmente o site. No fundo, trata-se de uma fonte de confiança adicional que prova que o site em causa tem uma certificação validada por uma terceira entidade credível e independente. E isso é particularmente importante em sites comerciais.

Certificados SSL com validação extensa

Os certificados SSL com validação extensa desfrutam de uma segurança máxima e de um reconhecimento imediato desse nível de segurança de excelência, por parte dos visitantes.

A PME fornece estes três tipos de certificações SSL. Clique aqui e escolha a melhor forma de proteger o site da sua empresa.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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