Principais diferenças entre loja física e loja online

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Descubra as principais diferenças entre loja física e loja online

Nada como conhecer as principais diferenças entre loja física e loja virtual para decidir se é melhor criar um e-commerce ou abrir um ponto de venda na rua… ou ambos, porque não? É que tomando consciência das principais características destes dois modelos de negócio, o mais provável e acabar por apostar nas suas complementaridades para aumentar as receitas da sua empresa.

1. Diferenças entre loja física e loja virtual | Localização

É claro que a localização é a principal diferença entre loja física e loja virtual. A primeira está, como o nome indica, num espaço físico, numa rua ou centro comercial que traga benefícios (ou seja, clientes) para a empresa. A loja online, não está em lado nenhum, mas está em todo o lado ao mesmo tempo: mora na Internet e também tem um site ou uma plataforma de e-commerce para alcançar benefícios para a empresa, neste caso alcançar mais clientes devido à inexistência de barreiras físicas ou temporais, pois qualquer pessoa pode comprar de onde e quando bem entender.

2. Diferenças entre loja física e loja virtual | Custos

Em relação a custos, o aluguer ou compra de uma loja bem localizada é dispendioso (e isto sem falar da montagem, decoração e contratação de recursos humanos para a por a funcionar). Já o aluguer de uma plataforma de e-commerce é significativamente mais barato, mesmo que aposte na criação de uma loja virtual personalizada e diferenciada da concorrência, com tudo a que um cibernauta tem direito!

3. Diferenças entre loja física e loja virtual | Segurança

Uma das preocupações comuns a lojas físicas e lojas virtuais é a segurança dos clientes e do património da empresa. Porém, enquanto na loja física a maior preocupação é manter o stock em segurança, instalando alarmes e câmaras de vigilância, por exemplo, na loja online a principal preocupação é com os dados dos clientes, com potenciais fraudes nos cartões de crédito e débito. Daí que em lojas virtuais, seja necessário investir em certificados SSL e sistemas antifraude, entre outros mecanismos de prevenção.

Certificado SSL: o que é e como funciona?

4. Diferenças entre loja física e loja virtual | Vendas

Ambas, loja física e virtual, têm por objetivo vender produtos ou serviços, mas enquanto que é necessária uma equipa de vendedores (entre outros colaboradores) num ponto de venda físico, num e-commerce basta alguém que consiga fazer a gestão da plataforma: basicamente uma pessoa que saiba registar os produtos, receber as encomendas e expedi-las.

5. Diferenças entre loja física e loja virtual | Horário

A loja física tem obrigatoriamente de ter um horário de funcionamento, geralmente das 10h às 17h, mas a loja online, como funciona através da Internet, esta aberta 24h por dia, 7 dias por semana!

6. Diferenças entre loja física e loja virtual | Exposição

Outra diferença entre loja física e virtual é a forma como se expõe o produto/serviço. No primeiro modelo de negócio, os artigos são expostos na loja com maior proximidade com o cliente que pode olhar, apreciar, tocar e às vezes até experimentar antes de comprar. Numa loja online os artigos são exibidos através de fotografias de vários ângulos e vídeos, e também através das descrições técnicas com as suas características, como cores, materiais, tamanhos, formas de uso, etc.

7. Diferenças entre loja física e loja virtual | Stock

Uma loja física precisa de ter stock porque se se arriscar a esgotar o produto que o cliente deseja levar, arrisca-se a perder uma oportunidade para a concorrência. Na loja online, mais do que stock, o que é necessário é uma plataforma de gestão de stock automatizada que faça a contagem dos artigos e atualize os números em tempo real, para evitar indisponibilidade de mercadorias.

8. Diferenças entre loja física e loja virtual | Fluxo de caixa

Numa loja física existe uma caixa registadora, e isso é quanto basta para ser necessário um controlo de fluxo de caixa diário e rígido. Num e-commerce, basta saber quanto é que a empresa tem em caixa, quanto fatura e quanto gasta todos os dias, e sendo que com a integração de diferentes opções de pagamento é possível fazer esta gestão de fluxo de caixa através de um único software.

9. Diferenças entre loja física e loja virtual | Formas de pagamento

Em relação às formas de pagamento, nos dois modelos há diferentes opções para chegar aos desejos de diferentes tipos de clientes, mas na loja virtual pagar com dinheiro vivo não é possível, é sempre necessário recorrer e confiar num dos métodos de pagamento oferecido: de transferência bancária a PayPal.

10. Diferenças entre loja física e loja virtual | Atração de clientes

Uma boa localização aliada a uma montra bonita com os melhores produtos em destaque, é quanto basta para uma loja física atrair clientes, mas numa loja online é necessário recorrer a estratégias de marketing digital para divulgar os produtos/serviços e atrair os clientes: site, blog, redes sociais, email marketing, links patrocinados, etc.

11. Diferenças entre loja física e loja virtual | Relacionamento com os clientes

Numa loja física o relacionamento com os clientes é direto e pessoal. Na internet o processo de relacionamento é virtual e como não existe nenhum vendedor a perguntar “em que posso ajudar?” mal o cliente entra no site (se o fizer será de uma forma automática e indiferenciada via chat), é preciso investir em pontos de comunicação: email, telefone, chat de atendimento online e página de FAQs para esclarecimento imediato de perguntas frequentes, entre outros.

Querendo criar uma loja virtual, contacte a PME. Temos planos com automatização de diversos processos para que possa atuar de forma consistente no digital.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Principais diferenças entre loja física e loja online

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.