Por que é que a velocidade do site é tão importante?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Afinal… por que é que a velocidade do site é tão importante?

O layout do seu site é importante. A arquitetura, conteúdo, otimização SEO também são itens fundamentais para atingir os seus objetivos de marketing digital. Mas a velocidade do site não pode, em momento algum, ser negligenciada porque além de ser um fator que os motores de busca têm em consideração na hora de listarem os melhores resultados aos utilizadores, também é um fator decisivo na hora de conquistar visitantes. É que, se o seu site demorar mais de 2 ou 3 segundos a abrir… lamentamos informar, mas o mais certo é ser abandonado. E com isso perde uma hipótese de fechar um negócio. Não arrisque!

Velocidade do site: o que é isso?

Genericamente, por velocidade do site entende-se o tempo que demora para carregar ou abrir. No fundo trata-se do período de tempo entre o clique e a visualização de certa página.

Para determinar a velocidade de um site é necessário analisar também outros aspetos, além do tempo que demora a carregar, nomeadamente o tempo de resposta do servidor (quanto tempo demora a disponibilizar a página) e o tempo de resposta do navegador (quanto tempo demora a exibir a página).

Por que é que a velocidade do site é tão importante?

Para começar, a velocidade do site é importante para não perder nenhum negócio e isso porque os utilizadores são cada vez mais impacientes e se um site não abrir rapidamente, não esperam e passam imediatamente à concorrência.

Mas a velocidade de um site também é fundamental para aumentar a notoriedade e autoridade de um negócio, pois os utilizadores associam a velocidade do site de uma empresa à qualidade dos seus produtos ou serviços: maior velocidade significa profissionalismo, eficiência e credibilidade… logo, maior qualidade!

E não é só! A velocidade de um site é um dos principais fatores de ranqueamento, ou seja, sites rápidos melhoram a experiência dos utilizadores e por isso são valorizados pelos robots dos mecanismos de busca, como o Google, e assim sendo, têm mais oportunidades de ocupar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa.

Como testar a velocidade do site da sua empresa?

Nada mais simples! Para testar a velocidade do site da sua empresa pode usar a ferramenta gratuita do Google, PageSpeed Insignts que dá uma nota de 0 a 100. É obvio que o seu site não precisa de ter nota máxima para garantir uma boa experiência de utilização e obter conversões, mas uma nota abaixo dos 50 no PageSpeed Insignts, é preocupante… E se quiser tirar teimas, pode testar o seu site noutra ferramenta gratuita, Pingdom Tools ou GTmetris, por exemplo, que além de avaliarem a rapidez do site, fazem sugestões para melhorar a velocidade, como nós vamos fazer de seguida!

Como melhorar a velocidade do site da sua empresa?

A velocidade do site da sua empresa pode estar a ser comprometida por vários fatores, do design ao alojamento, que têm de ser melhorados para obter uma melhor performance:

Serviço de alojamento

O serviço de alojamento contratado é determinante na velocidade do site e isso porque quanto mais tempo um servidor aguarda para responder a uma solicitação de um navegador, mais lento o tempo de carregamento da página. Por isso, invista num serviço de alojamento rápido e eficaz que disponibilize um servidor capaz de “aguentar” um elevado número de acessos em simultâneo. Se puder, invista num servidor dedicado, cujo serviço é exclusivo para um site, e que por isso tem mais recursos a nível de armazenamento de informação e processamento de dados.

Imagens pesadas

É possível que esteja a usar imagens e vídeos de grande qualidade que demoram muito a carregar e por isso há que recorrer a ferramentas de otimização de imagens para reduzir o tamanho, ou a alternativas, como gráficos, por exemplo, que apesar de serem bem mais leves, dão excelentes resultados (os utilizadores adoram-nos!).

Plugins em excesso

Os widgets e plugins são os meninos queridos de qualquer programador, mas a verdade é que em excesso afetam a velocidade do site e por isso o ideal é reduzi-los ao indispensável, até porque a regra agora é “menos é mais”. Nesse sentido, instale apenas aquilo que é realmente útil para os seus visitantes e que não compromete a experiência de utilização.

Revisão de código

Códigos que o visitante nem vê, mas que podem interferir no carregamento também devem ser revistos. A ideia aqui é manter o código limpo, retirar códigos desnecessários e deixar os arquivos mais leves. Por isso reveja, por exemplo, espaços em branco no HTML, JavaScript e arquivos CSS, entre outros. Se necessário, utilize um programa para compactar, mas não deixe de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tornar o site mais rápido!

Optar por um site da PME

Por fim, se escolher um dos sites PME com wordpress e sitebuilder integrado consegue garantir a máxima velocidade do site. Como proceder? É só clicar aqui e escolher o plano mais ajustado ao seu negócio e ao budget disponível!

E agora que sabe o que fazer para tornar o site mais rápido, clique aqui para conhecer os elementos essenciais num site moderno!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Por que é que a velocidade do site é tão importante?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.