Quais os elementos essenciais num site moderno

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba quais são os elementos essenciais num site moderno

Gostava de aproveitar todo o potencial da Internet para expandir o seu negócio? Que tal começar por conhecer os elementos essenciais num site dos tempos modernos? O site é a sua morada na Internet, o local onde os utilizadores podem conhecer a sua empresa, descobrir os seus produtos e serviços e perceber em que medida podem resolver os seus problemas. Por isso, investir num site moderno – criando um site de raiz ou reformulando o site atual – é tudo o que precisa para gerar leads, aumentar conversões, ganhar notoriedade a ampliar oportunidades de negócio!

Responsividade, otimização SEO, conteúdos relevantes, URLs amigáveis, domínio próprio, carregamento rápido, design apelativo… eis alguns dos elementos essenciais num site que se queira bem-sucedido!

O processo de criação de sites é complexo, sim, por vezes exige ajuda especializada, mas garante sempre excelentes resultados, ou não estivessem os seus clientes na Internet tantas horas por dia, não é verdade? Por isso, continue a ler e saiba o que o seu site precisa de ter para vingar no digital.

Elementos essenciais num site | Domínio próprio

Ter um domínio próprio é fundamental para garantir uma presença online sólida à sua empresa e também para passar uma ideia de confiança e profissionalismo aos utilizadores.

Elementos essenciais num site | URLs amigáveis

URLs amigáveis, ou seja, URLs que os utilizadores compreendam fácil e rapidamente também são fundamentais num site, pelo menos num site que queira conquistar clientes e mecanismos de busca, pois esta estratégia também permite alcançar os melhores lugares nos resultados de pesquisa do Google.

Elementos essenciais num site | Alojamento web ajustado às necessidades

O alojamento serve para colocar o seu site online e guardar toda a sua informação, e por isso deve ser ajustado às necessidades da sua empresa e às expetativas dos utilizadores. O ideal é um alojamento web exclusivo, porque os alojamentos partilhados podem comprometer a velocidade de carregamento da sua página, exceto se o seu site não tiver muitos dados. Em todo o caso, o ideal é sempre aconselhar-se com uma empresa de alojamento antes de tomar uma decisão, sim?

Para mais informações, leia também o nosso artigo “Alojamento web: a morada do seu site”.

Elementos essenciais num site | Carregamento rápido

Com os utilizadores cada vez mais impacientes, convém ter um site rápido que carregue de forma célere. Por isso, prescinda de imagens pesadas e animações em flash, entre outros recursos que podem impedir o seu site de carregar rapidamente.

Elementos essenciais num site | Boa experiência de navegação

Se a experiência de navegação no seu site for boa, os visitantes ficam mais tempo por lá! Por isso, verifique se os utilizadores vão encontrar a informação que procuram de forma rápida e intuitiva e aposte também em menus e submenus para separar devidamente os conteúdos do seu site e num layout simples, mas com design atrativo e responsivo.

Elementos essenciais num site | Design responsivo

Muito importante é investir num site com design responsivo, ou seja, num site que se adapte automaticamente ao tamanho do ecrã do utilizador, até porque, como sabe, os acessos à Internet são feitos, cada vez mais, através de smartphones.

Elementos essenciais num site | Missão, visão, valores e história da empresa

Em relação aos conteúdos do seu site, efetivamente há alguns que não podem ficar de fora e vamos começar pelo mais óbvio: informação sobre a sua empresa. Apresente a missão, visão e valores da sua empresa, o seu diferencial face à concorrência, e no caso de ser uma empresa com alguns anos de atividade, fale do seu percurso.

Elementos essenciais num site | Informações sobre produtos ou serviços

Use também os menus e submenus necessários para falar dos seus produtos ou serviços, expondo com detalhe as suas características e benefícios, se necessário incluindo catálogos, manuais e até uma loja online, porque não?

Elementos essenciais num site | Informações de contato

Se quer conquistar clientes através do seu site, tem de colocar de forma bem visível os contactos da empresa (morada, telefone, email, etc). Caso contrário, como é que os utilizadores poderiam falar consigo? E considere também a implementação de formulários de contato porque são excelentes formas de incentivar os visitantes a entrarem em contacto.

Elementos essenciais num site | Chat

Na senda dos contactos, a implementação de um chat no seu site é sempre uma excelente ideia para permitir aos visitantes entrarem em contacto em tempo real para tirarem dúvidas.

Elementos essenciais num site | Blog

O blog é a melhor forma de melhorar a sua presença na Internet. É claro que serve para gerar leads (dando informações pertinentes aos seus clientes e potenciais clientes) e serve para se revelar uma autoridade na sua área de atuação, mas serve também para melhorar e ampliar a presença da sua empresa no ambiente online porque o blog permite uma excelente otimização SEO (sobre a qual falaremos já de seguida) fundamental para conquistar o interesse dos motores de busca.

Estratégias para escrever bons artigos para blogs.

Elementos essenciais num site | Otimização SEO

Ora bem, a otimização SEO (Search Engine Optimization) para mecanismos de busca ajuda-o a melhorar a posição do seu site. Como? Através da definição e utilização de palavras-chave relevantes para o seu negócio e que o seu público-alvo costume escrever quando pesquisa por algo no Google. Mas também através do preenchimento de tags e metatags nas diferentes páginas do seu site e blog de forma a ocupar as primeiras posições no Google.

Elementos essenciais num site | Conteúdos relevantes

Mas mesmo que faça otimização SEO no seu site, se não investir na produção de conteúdos relevantes e exclusivos, que deem respostas aos problemas dos utilizadores, não consegue conquistar mais clientes – independentemente da fase dentro do funil de vendas em que estejam – nem consegue ganhar notoriedade no mercado em que atua.

Conheça as 6 etapas para criar conteúdos de qualidade para o seu site!

Elementos essenciais num site | Botões para redes sociais

É bem possível que o seu público-alvo tenham perfis em diferentes redes sociais. Verifique em quais e crie também um perfil empresarial nessas plataformas, alimentado com conteúdos relevantes e partilháveis, claro, e depois coloque os botões para redes sociais no seu site: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube… de modo a que os utilizadores possam acompanhar a sua empresa também nos social media e não hesitem em partilhar os seus conteúdos e difundir a sua marca.

Elementos essenciais num site | Integração com Google Analytics

Outra integração que não deve esquecer é com o Google Analytics. Porquê? Porque o Google Analytics é talvez a melhor ferramenta gratuita para monitorizar as entradas no seu site e fornecer-lhe informação muito valiosa para o seu marketing digital, sobre número de visitas, páginas consultadas, tempo de permanência, fonte de tráfego, etc. É a partir destes dados que, mais tarde, vai conseguir transformar visitantes em leads e leads em clientes!

Elementos essenciais num site | Atualização fácil e rápida

Muitas vezes, o facto de um site excelente ter uma atualização complicada, pode levar os gestores a adiarem ou até a evitarem atualizações, tornando-o obsoleto com o tempo. Por isso, deve apostar numa plataforma que garanta uma atualização fácil de modo a que o seu departamento de marketing possa tratar do assunto com autonomia e eficácia.

Elementos essenciais num site | Ajuda de uma empresa de criação de sites

Se não tiver uma estrutura técnica e humana capaz de dar resposta a todas estas dicas sobre os principais elementos num site, deve pedir a ajuda de uma empresa de criação de sites que possa assegurar resultados. Lembre-se que os profissionais especializados destas agências (programadores, copywriters, gestores de redes sociais, designers, etc) conhecem todos os elementos que acabámos de listar e sabem como tirar proveito deles a favor da sua empresa.

A PME é uma das empresas de criação de sites com a qual pode estabelecer uma parceria para criar e desenvolver a sua plataforma de acordo com as tendências de mercado e as dicas apontadas neste artigo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Quais os elementos essenciais num site moderno

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.