Quais os elementos essenciais num site moderno

como fazer um site

Saiba quais são os elementos essenciais num site moderno

Gostava de aproveitar todo o potencial da Internet para expandir o seu negócio? Que tal começar por conhecer os elementos essenciais num site dos tempos modernos? O site é a sua morada na Internet, o local onde os utilizadores podem conhecer a sua empresa, descobrir os seus produtos e serviços e perceber em que medida podem resolver os seus problemas. Por isso, investir num site moderno – criando um site de raiz ou reformulando o site atual – é tudo o que precisa para gerar leads, aumentar conversões, ganhar notoriedade a ampliar oportunidades de negócio!

Responsividade, otimização SEO, conteúdos relevantes, URLs amigáveis, domínio próprio, carregamento rápido, design apelativo… eis alguns dos elementos essenciais num site que se queira bem-sucedido!

O processo de criação de sites é complexo, sim, por vezes exige ajuda especializada, mas garante sempre excelentes resultados, ou não estivessem os seus clientes na Internet tantas horas por dia, não é verdade? Por isso, continue a ler e saiba o que o seu site precisa de ter para vingar no digital.

Elementos essenciais num site | Domínio próprio

Ter um domínio próprio é fundamental para garantir uma presença online sólida à sua empresa e também para passar uma ideia de confiança e profissionalismo aos utilizadores.

Elementos essenciais num site | URLs amigáveis

URLs amigáveis, ou seja, URLs que os utilizadores compreendam fácil e rapidamente também são fundamentais num site, pelo menos num site que queira conquistar clientes e mecanismos de busca, pois esta estratégia também permite alcançar os melhores lugares nos resultados de pesquisa do Google.

Elementos essenciais num site | Alojamento web ajustado às necessidades

O alojamento serve para colocar o seu site online e guardar toda a sua informação, e por isso deve ser ajustado às necessidades da sua empresa e às expetativas dos utilizadores. O ideal é um alojamento web exclusivo, porque os alojamentos partilhados podem comprometer a velocidade de carregamento da sua página, exceto se o seu site não tiver muitos dados. Em todo o caso, o ideal é sempre aconselhar-se com uma empresa de alojamento antes de tomar uma decisão, sim?

Para mais informações, leia também o nosso artigo “Alojamento web: a morada do seu site”.

Elementos essenciais num site | Carregamento rápido

Com os utilizadores cada vez mais impacientes, convém ter um site rápido que carregue de forma célere. Por isso, prescinda de imagens pesadas e animações em flash, entre outros recursos que podem impedir o seu site de carregar rapidamente.

Elementos essenciais num site | Boa experiência de navegação

Se a experiência de navegação no seu site for boa, os visitantes ficam mais tempo por lá! Por isso, verifique se os utilizadores vão encontrar a informação que procuram de forma rápida e intuitiva e aposte também em menus e submenus para separar devidamente os conteúdos do seu site e num layout simples, mas com design atrativo e responsivo.

Elementos essenciais num site | Design responsivo

Muito importante é investir num site com design responsivo, ou seja, num site que se adapte automaticamente ao tamanho do ecrã do utilizador, até porque, como sabe, os acessos à Internet são feitos, cada vez mais, através de smartphones.

Elementos essenciais num site | Missão, visão, valores e história da empresa

Em relação aos conteúdos do seu site, efetivamente há alguns que não podem ficar de fora e vamos começar pelo mais óbvio: informação sobre a sua empresa. Apresente a missão, visão e valores da sua empresa, o seu diferencial face à concorrência, e no caso de ser uma empresa com alguns anos de atividade, fale do seu percurso.

Elementos essenciais num site | Informações sobre produtos ou serviços

Use também os menus e submenus necessários para falar dos seus produtos ou serviços, expondo com detalhe as suas características e benefícios, se necessário incluindo catálogos, manuais e até uma loja online, porque não?

Elementos essenciais num site | Informações de contato

Se quer conquistar clientes através do seu site, tem de colocar de forma bem visível os contactos da empresa (morada, telefone, email, etc). Caso contrário, como é que os utilizadores poderiam falar consigo? E considere também a implementação de formulários de contato porque são excelentes formas de incentivar os visitantes a entrarem em contacto.

Elementos essenciais num site | Chat

Na senda dos contactos, a implementação de um chat no seu site é sempre uma excelente ideia para permitir aos visitantes entrarem em contacto em tempo real para tirarem dúvidas.

Elementos essenciais num site | Blog

O blog é a melhor forma de melhorar a sua presença na Internet. É claro que serve para gerar leads (dando informações pertinentes aos seus clientes e potenciais clientes) e serve para se revelar uma autoridade na sua área de atuação, mas serve também para melhorar e ampliar a presença da sua empresa no ambiente online porque o blog permite uma excelente otimização SEO (sobre a qual falaremos já de seguida) fundamental para conquistar o interesse dos motores de busca.

Estratégias para escrever bons artigos para blogs.

Elementos essenciais num site | Otimização SEO

Ora bem, a otimização SEO (Search Engine Optimization) para mecanismos de busca ajuda-o a melhorar a posição do seu site. Como? Através da definição e utilização de palavras-chave relevantes para o seu negócio e que o seu público-alvo costume escrever quando pesquisa por algo no Google. Mas também através do preenchimento de tags e metatags nas diferentes páginas do seu site e blog de forma a ocupar as primeiras posições no Google.

Elementos essenciais num site | Conteúdos relevantes

Mas mesmo que faça otimização SEO no seu site, se não investir na produção de conteúdos relevantes e exclusivos, que deem respostas aos problemas dos utilizadores, não consegue conquistar mais clientes – independentemente da fase dentro do funil de vendas em que estejam – nem consegue ganhar notoriedade no mercado em que atua.

Conheça as 6 etapas para criar conteúdos de qualidade para o seu site!

Elementos essenciais num site | Botões para redes sociais

É bem possível que o seu público-alvo tenham perfis em diferentes redes sociais. Verifique em quais e crie também um perfil empresarial nessas plataformas, alimentado com conteúdos relevantes e partilháveis, claro, e depois coloque os botões para redes sociais no seu site: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube… de modo a que os utilizadores possam acompanhar a sua empresa também nos social media e não hesitem em partilhar os seus conteúdos e difundir a sua marca.

Elementos essenciais num site | Integração com Google Analytics

Outra integração que não deve esquecer é com o Google Analytics. Porquê? Porque o Google Analytics é talvez a melhor ferramenta gratuita para monitorizar as entradas no seu site e fornecer-lhe informação muito valiosa para o seu marketing digital, sobre número de visitas, páginas consultadas, tempo de permanência, fonte de tráfego, etc. É a partir destes dados que, mais tarde, vai conseguir transformar visitantes em leads e leads em clientes!

Elementos essenciais num site | Atualização fácil e rápida

Muitas vezes, o facto de um site excelente ter uma atualização complicada, pode levar os gestores a adiarem ou até a evitarem atualizações, tornando-o obsoleto com o tempo. Por isso, deve apostar numa plataforma que garanta uma atualização fácil de modo a que o seu departamento de marketing possa tratar do assunto com autonomia e eficácia.

Elementos essenciais num site | Ajuda de uma empresa de criação de sites

Se não tiver uma estrutura técnica e humana capaz de dar resposta a todas estas dicas sobre os principais elementos num site, deve pedir a ajuda de uma empresa de criação de sites que possa assegurar resultados. Lembre-se que os profissionais especializados destas agências (programadores, copywriters, gestores de redes sociais, designers, etc) conhecem todos os elementos que acabámos de listar e sabem como tirar proveito deles a favor da sua empresa.

A PME é uma das empresas de criação de sites com a qual pode estabelecer uma parceria para criar e desenvolver a sua plataforma de acordo com as tendências de mercado e as dicas apontadas neste artigo.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
Deixe um Comentário