Conheça os melhores estratégias de link building
Melhorar a visibilidade da sua empresa, atrair a atenção do Google, aparecer nos primeiros resultados de pesquisa e conquistar mais visitantes para o seu site… Eis um sonho que pode tornar realidade se implementar algumas estratégias de link building!
O trabalho é moroso e complexo, mas alguém aí na sua empresa ou fora dela tem de o fazer, porque é fundamental investir em estratégias de link building para melhorar o SEO (Search Engine Optimization), alcançar resultados em marketing digital e não perder nem mais uma oportunidade de negócio! Por outras palavras… se quer conquistar os primeiríssimos lugares dos resultados de pesquisa do Google para determinada palavra-chave, tem de direcionar links internos e links externos para o seu site ou blog, e já lhe vamos explicar como e porquê!
O que é link building? E por que é que deve implementar estratégias de link building nas ações de marketing digital da sua empresa?
Link building é um conjunto de estratégias SEO que tem por objetivo criar uma rede de links para o seu site de forma direcionar tráfego orgânico e mostrar ao algoritmo do Google que é uma referência na sua área de atuação, e que por isso merece ocupar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa (SERP).
Os links de que falamos aqui podem ser links internos (nas suas páginas) ou links externos (de outros sites e blogs para o seu), mas as estratégias de link building estão geralmente associadas aos últimos, pois são estes os links qualificados que melhor revelam a popularidade e autoridade da sua empresa na Internet. E é essa, precisamente a maior das vantagens em implementar estratégias de link building: aumentar a reputação e visibilidade online e melhorar o ranqueamento das suas páginas para obter melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa, já que é a partir daqui que o Google encontra uma página e determina a sua autoridade de acordo com a quantidade e qualidade de links recebidos. Ainda assim, o objetivo primeiro destas estratégias SEO é – teria de ser! – melhorar a experiência de navegação dos utilizadores, levando-os a visitar outras páginas na web e a conhecer outros conteúdos relevantes. Sem se atingir este objetivo, não se chega a nenhum outro!
Quais as melhores estratégias de link building? E como as desenvolver de forma a ocupar os melhores lugares nos resultados de pesquisa?
1. Melhores estratégias de link building | Links internos e externos
Em primeiro lugar, o óbvio: deve colocar tanto links internos (de uma página do seu site para outra) como links externos (do seu site ou blog para outros sites e blogs de referência). O objetivo ao referir uma página externa é gerar reciprocidade, ou seja, esperar que esse site devolva a gentileza, colocando links (backlinks) para conteúdos da sua empresa e dando assim uma informação valiosa ao algoritmo do Google: a de que o seu site tem autoridade e relevância. Portanto, é uma questão de deitar mãos à obra e pesquisar por sites de qualidade que possa referenciar e que possam referenciar a sua empresa. Mas lembre-se de que os melhores parceiros (ou os melhores sites) para as suas estratégias SEO são aqueles que já conquistaram o Google. Aqueles que já são autoridades no mercado e que publicam conteúdos relevantes sobre a sua área de negócio.
2. Melhores estratégias de link building | Skyscraper
Na sua aposta em marketing de conteúdo, deve privilegiar conteúdos originais, mas apostar também em skyscraper, ou seja, na criação de conteúdos melhores ou mais completos sobre algo que já existe em vários sites e blogs na Internet. Para tal, deve identificar o ou os conteúdos que melhor se relacionam com as palavras-chave do seu negócio e depois desenvolver uma versão melhorada (atualizando, adicionando mais informação, estatísticas, imagens, etc). Uma versão melhorada que vai, seguramente, captar o interesse dos utilizadores que nas suas pesquisas usam as palavras-chave em causa. Esta estratégia ajuda a sua empresa a ganhar reputação e, claro, mais backlinks!
3. Melhores estratégias de link building | Conteúdos nas redes sociais
Possivelmente já está a partilhar os conteúdos do seu site e blog em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, mas se ainda não o faz, é hora de investir nesta estratégia de link building que vai aumentar a visibilidade da sua empresa, gerar mais partilhas e novas oportunidades de links externos. E para o Google, vai gerar interesse, pois um conteúdo que é muito partilhado, que recebe comentários e links de outros sites, só pode ser relevante e ter potencial para ser apresentado a mais utilizadores.
4. Melhores estratégias de link building | Conteúdos em vários formatos
Outra das técnicas de link building em que deve investir para merecer a atenção do Google é a produção de vários formatos para um só conteúdo. Isso significa, por exemplo, criar um artigo de blog sobre determinado tema e depois transformá-lo em infográfico, vídeo, podcasts, ebook, etc. Além de gerar mais conteúdo em menos tempo e com menos esforço, atrai vários tipos de utilizadores e aumenta a presença da sua empresa na web. E a possibilidade de ganhar mais backlinks, claro!
5. Melhores estratégias de link building | Guest post
Uma das estratégias de link building mais utilizadas em SEO é o chamado guest post, publicar artigos em blogs de outras empresas, como convidado. Este tipo de parceria, embora lhe pareça difícil à primeira vista, é bem viável se encontrar empresas relacionadas direta ou indiretamente com o produto ou serviço que vende, interessadas em trocar valor e aumentar a notoriedade: você escreve um artigo para um blog externo com um link a direcionar para determinada página da sua empresa… e o parceiro faz o mesmo! E neste contexto também pode aventurar-se a fazer co-marketing, ou seja, em unir-se a outra empresa para produzir materiais conjuntos, como ebooks, e promover ambos os negócios.
E agora que conhece e sabe como aplicar as melhores estratégias de link building para facilitar o ranqueamento do seu site ou blog, procure por um parceiro de marketing digital capaz de o ajudar a definir e implementar as melhores ações para o seu negócio. Um parceiro como a PME!