Bem-vindo ao pme.pt

Apoio Digital para o Crescimento da Sua Empresa: Transforme a Sua Presença Online de Forma Fácil e Acessível

Melhores estratégias de link building

Conheça os melhores estratégias de link building

Melhorar a visibilidade da sua empresa, atrair a atenção do Google, aparecer nos primeiros resultados de pesquisa e conquistar mais visitantes para o seu site… Eis um sonho que pode tornar realidade se implementar algumas estratégias de link building!

O trabalho é moroso e complexo, mas alguém aí na sua empresa ou fora dela tem de o fazer, porque é fundamental investir em estratégias de link building para melhorar o SEO (Search Engine Optimization), alcançar resultados em marketing digital e não perder nem mais uma oportunidade de negócio! Por outras palavras… se quer conquistar os primeiríssimos lugares dos resultados de pesquisa do Google para determinada palavra-chave, tem de direcionar links internos e links externos para o seu site ou blog, e já lhe vamos explicar como e porquê!

O que é link building? E por que é que deve implementar estratégias de link building nas ações de marketing digital da sua empresa?

Link building é um conjunto de estratégias SEO que tem por objetivo criar uma rede de links para o seu site de forma direcionar tráfego orgânico e mostrar ao algoritmo do Google que é uma referência na sua área de atuação, e que por isso merece ocupar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa (SERP).

Os links de que falamos aqui podem ser links internos (nas suas páginas) ou links externos (de outros sites e blogs para o seu), mas as estratégias de link building estão geralmente associadas aos últimos, pois são estes os links qualificados que melhor revelam a popularidade e autoridade da sua empresa na Internet. E é essa, precisamente a maior das vantagens em implementar estratégias de link building: aumentar a reputação e visibilidade online e melhorar o ranqueamento das suas páginas para obter melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa, já que é a partir daqui que o Google encontra uma página e determina a sua autoridade de acordo com a quantidade e qualidade de links recebidos. Ainda assim, o objetivo primeiro destas estratégias SEO é – teria de ser! – melhorar a experiência de navegação dos utilizadores, levando-os a visitar outras páginas na web e a conhecer outros conteúdos relevantes. Sem se atingir este objetivo, não se chega a nenhum outro!

O que é SEO e como funciona?

Quais as melhores estratégias de link building? E como as desenvolver de forma a ocupar os melhores lugares nos resultados de pesquisa?

1. Melhores estratégias de link building | Links internos e externos

Em primeiro lugar, o óbvio: deve colocar tanto links internos (de uma página do seu site para outra) como links externos (do seu site ou blog para outros sites e blogs de referência). O objetivo ao referir uma página externa é gerar reciprocidade, ou seja, esperar que esse site devolva a gentileza, colocando links (backlinks) para conteúdos da sua empresa e dando assim uma informação valiosa ao algoritmo do Google: a de que o seu site tem autoridade e relevância. Portanto, é uma questão de deitar mãos à obra e pesquisar por sites de qualidade que possa referenciar e que possam referenciar a sua empresa. Mas lembre-se de que os melhores parceiros (ou os melhores sites) para as suas estratégias SEO são aqueles que já conquistaram o Google. Aqueles que já são autoridades no mercado e que publicam conteúdos relevantes sobre a sua área de negócio.

2. Melhores estratégias de link building | Skyscraper

Na sua aposta em marketing de conteúdo, deve privilegiar conteúdos originais, mas apostar também em skyscraper, ou seja, na criação de conteúdos melhores ou mais completos sobre algo que já existe em vários sites e blogs na Internet. Para tal, deve identificar o ou os conteúdos que melhor se relacionam com as palavras-chave do seu negócio e depois desenvolver uma versão melhorada (atualizando, adicionando mais informação, estatísticas, imagens, etc). Uma versão melhorada que vai, seguramente, captar o interesse dos utilizadores que nas suas pesquisas usam as palavras-chave em causa. Esta estratégia ajuda a sua empresa a ganhar reputação e, claro, mais backlinks!

3. Melhores estratégias de link building | Conteúdos nas redes sociais

Possivelmente já está a partilhar os conteúdos do seu site e blog em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, mas se ainda não o faz, é hora de investir nesta estratégia de link building que vai aumentar a visibilidade da sua empresa, gerar mais partilhas e novas oportunidades de links externos. E para o Google, vai gerar interesse, pois um conteúdo que é muito partilhado, que recebe comentários e links de outros sites, só pode ser relevante e ter potencial para ser apresentado a mais utilizadores.

4. Melhores estratégias de link building | Conteúdos em vários formatos

Outra das técnicas de link building em que deve investir para merecer a atenção do Google é a produção de vários formatos para um só conteúdo. Isso significa, por exemplo, criar um artigo de blog sobre determinado tema e depois transformá-lo em infográfico, vídeo, podcasts, ebook, etc. Além de gerar mais conteúdo em menos tempo e com menos esforço, atrai vários tipos de utilizadores e aumenta a presença da sua empresa na web. E a possibilidade de ganhar mais backlinks, claro!

5. Melhores estratégias de link building | Guest post

Uma das estratégias de link building mais utilizadas em SEO é o chamado guest post, publicar artigos em blogs de outras empresas, como convidado. Este tipo de parceria, embora lhe pareça difícil à primeira vista, é bem viável se encontrar empresas relacionadas direta ou indiretamente com o produto ou serviço que vende, interessadas em trocar valor e aumentar a notoriedade: você escreve um artigo para um blog externo com um link a direcionar para determinada página da sua empresa… e o parceiro faz o mesmo! E neste contexto também pode aventurar-se a fazer co-marketing, ou seja, em unir-se a outra empresa para produzir materiais conjuntos, como ebooks, e promover ambos os negócios.

E agora que conhece e sabe como aplicar as melhores estratégias de link building para facilitar o ranqueamento do seu site ou blog, procure por um parceiro de marketing digital capaz de o ajudar a definir e implementar as melhores ações para o seu negócio. Um parceiro como a PME!

Newsletter

Fique por Dentro das Novidades, Subscreva a Nossa Newsletter! E o melhor de tudo? É gratuito! Basta inserir seu e-mail no campo abaixo e clicar em "Subscrever". É rápido, fácil e seguro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAIS ARTIGOS

Como Criar um Plano de Negócios

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ele serve como um mapa abrangente, orientando os empreendedores e proprietários de empresas em todas as etapas do processo.

Segredos do Search Engine Marketing

Neste artigo vamos explorar os fundamentos do Search Engine Marketing (SEM), as suas vertentes, tendências emergentes e a importância dos motores de busca no processo de tomada de decisão do consumidor.

A Evolução e Importância do SEO

A presença online sólida é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, com bilhões de pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca como o Google, otimizar a visibilidade e os rankings dos nossos websites tornou-se uma prioridade estratégica e de sobrevivência.

Como Criar um Website Profissional para a Sua Empresa

O mundo ligado à Internet exige que as empresas tenham uma presença online forte. Um website profissional é a pedra angular para estabelecer a sua identidade de marca, comunicar com os clientes e vender produtos e / ou serviços online.

Cibersegurança: 10 Medidas Recomendadas para PMEs

Como podem as pequenas e médias empresas garantir que os funcionários estão devidamente formados nos fundamentos da cibersegurança?

Ransomware: A Ameaça Ciberlucrativa

O que é o Ransomware? É um tipo malware insidioso que encripta os dados das vítimas, tornando-os inacessíveis até que um resgate seja pago.

Gestão e Resolução de Conflitos nas Pequenas e Médias Empresas

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, especialmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), onde as interações pessoais são mais próximas e intensas.

Conduzir Reuniões de Sucesso

Neste artigo vamos tentar resumir as melhores práticas para conduzir reuniões produtivas e envolventes, desde o planeamento até ao follow-up.

Conteúdo
Melhores estratégias de link building
pme.pt Portal PME

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.