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Maiores erros de SEO

Maiores erros de SEO que podem estar a comprometer o ranqueamento da sua empresa

Se os resultados das suas estratégias SEO estão aquém das expetativas é provável que esteja a cometer um, alguns ou mesmos todos os maiores erros de SEO. Não é o único (longe disso!), mas pode ser dos primeiros (se ler este artigo!) a aprender com os erros e a garantir à sua empresa os melhores lugares nos resultados de pesquisa orgânicos do Google!

A posição do seu site na SERP (Search Engine Results Page) ou na página de resultados de pesquisa orgânicos (gratuitos) é fundamental para que possa aparecer a utilizadores que procuram pelo seu negócio, produto ou serviço, mas ainda não conhecem a sua empresa. E você sabe disso, até porque já pôs em marcha uma estratégia SEO (Search Engine Optimization)… só que os resultados parecem não fazer eco desse esforço nem jus aos conteúdos de elevada qualidade que está a produzir, não é verdade? Pois bem, para o ajudar resolvemos reunir aqueles que são considerados os maiores erros de SEO para que possa verificar se está a cometer algum, e depois retificá-lo!

O que é SEO e como funciona?

Maiores erros de SEO

Trabalhar SEO é indispensável para qualquer empresa que queira aumentar a sua visibilidade na Internet, mas com os motores de pesquisa, como o Google, a fazerem constantes atualizações aos seus algoritmos, por vezes fica complicado alcançar os melhores resultados. Por isso é necessário que se mantenha atento a alguns pontos cruciais que (e não é por acaso) costumam ser considerados os maiores erros de SEO das empresas e, claro, penalizados pelo Google. Conheça-os… e evite-os a todo o custo!

1. Erros de SEO | Conteúdo duplicado

O conteúdo duplicado é um dos maiores erros SEO e se não sabe do que estamos a falar, passamos a explicar: quando o seu site tem um conteúdo que também está noutro site ou até mesmo noutra página da sua empresa na Internet (por exemplo no blog) o que acontece é que o algoritmo do Google dá preferência à página onde esse conteúdo foi publicado em primeiro lugar. É por isso que todos os conteúdos do seu site devem ser únicos para melhorar a visibilidade online e reputação da sua empresa e, claro, para não correr o risco de ser acusado de plágio.
No entanto, e para piorar as coisas, também pode ter conteúdo duplicado de outra forma e sem se aperceber: quando tem uma URL com e sem o www (e os robots do Google entendem que são dois sites diferentes) ou quando tem uma página com http e https.

  • Verifique se tem páginas em duplicado usando ferramentas como o Siteliner ou Copyscape.

2. Erros de SEO | Títulos, subtítulos e descrições em duplicado

Além do texto em si, pode ter o título (meta title), a descrição (meta description) ou os subtítulos (headlines) em duplicado se, simplesmente, resolver repetir determinadas frases.

  • Neste caso o melhor é mesmo procurar por outras palavras-chave relevantes para o seu negócio e voltar a otimizar o conteúdo que está duplicado.

3. Erros de SEO | Número de palavras insuficiente

É verdade que cada texto deve ter o tamanho que merece, nem mais nem menos, mas atenção porque o Google não prioriza páginas com pouco conteúdo e por isso…

  • Convém publicar conteúdos com 1000 ou mais palavras.

4. Erros de SEO | Repetir excessivamente as palavras-chave

Se repetir de forma exagerada as suas palavras-chave, pode prejudicar a posição do seu site e passar das primeiras às últimas posições dos resultados de pesquisa! É que esta prática de repetir excessivamente as palavras-chave (keyword stuffing) é condenada pelo Google que a entende, claro está, como uma tentativa de manipular o seu trabalho. Portanto, siga as regras SEO que indicam que…

  • Uma densidade de 0,7/0,9% de repetição da palavra-chave principal pode ser o suficiente para conseguir posicionar um conteúdo corretamente na primeira página do Google.

5. Erros de SEO | Usar palavras-chave erradas

Pode estar a cometer um dos maiores erros SEO ao usar uma palavra-chave errada, ou seja, uma palavra-chave que não diz respeito ao seu negócio, produto ou serviço, e que por isso pode colocar o seu site em boas posições nos resultados de pesquisa… mas não para os utilizadores que estão interessados na sua empresa!

  • Use ferramentas de marketing de conteúdo para encontrar as palavras-chave mais relevantes para cada página.

6. Erros de SEO | URLs longas e confusas

Apesar de ser fácil de corrigir este problema das URLs longas e confusas, a verdade é que muitos sites ainda não se deram ao trabalho de tornar as suas URLs ou endereços das páginas (que estão com códigos e números) mais óbvias.

  • Não cometa o mesmo erro! Use URLs simples, intuitivas, curtas e com a palavra-chave mais importante da página incluída.

7. Erros de SEO | Falta de links internos e externos

Será que subestimou a otimização SEO através de links no site da sua empresa? Verifique porque a falta de links internos (de uma página do seu site para outra) e de links externos (de outro site para o seu) pode afetar a sua posição na SERP.

  • Faça a vontade ao algoritmo do Google, que considera mais importantes e mais credíveis os conteúdos que valorizam estratégias SEO on page com links internos e SEO off page com links externos.

8. Erros de SEO | Flash em demasia

Há uns anos, o recurso flash estava na moda e os web designers não prescindiam dele nas animações em sites. Mas a verdade é que, entretanto, o flash perdeu popularidade e, pior, começou a ser usado em demasia e a prejudicar a otimização SEO. Primeiro porque afeta o tempo de carregamento de um site. E segundo porque o algoritmo do Google não entende se tem a ver com a palavra-chave pesquisada pelos utilizadores… ou nem por isso!

  • O flash não é útil nem relevante. Diga-lhe adeus!

9. Erros de SEO | Inorar a responsividade

O Google coloca nos primeiros lugares dos seus resultados de pesquisa, páginas de sites que têm design responsivo (entre outros fatores), e isso porque o desempenho de um site em equipamentos com ecrãs de menores dimensões, como smartphones, é cada vez mais importante já que há cada vez mais pessoas a preferir utilizar o telefone para pesquisar na Internet.

  • Tome nota de que a facilidade de navegação, ou seja, a possibilidade dos seus conteúdos não perderem legibilidade, é fundamental em qualquer estratégia SEO.

10. Erros de SEO | Demorar para carregar

Mais de 3 segundos para abrir e os utilizadores perdem a paciência e desistem! Por isso os motores de busca verificam o tempo de carregamento dos sites e priorizam as páginas mais rápidas de forma a zelaram pela melhor experiência de navegação.

  • Use a ferramenta gratuita do Google, PageSpeed Insights, para testar o tempo de carregamento do seu site!

11. Erros de SEO | Não considerar pesquisas por voz

O número de pesquisas por voz está a crescer em todo o mundo. Logo, é um erro continuar a ignorar esta funcionalidade que serve para procurar por algo na Internet através da fala e não da escrita.

  • Existem várias formas de otimizar com SEO para pesquisas por voz, nomeadamente: usar perguntas e escrevê-las nos textos, usar palavras-chave de cauda longa e usar uma linguagem clara e natural.

Para mais informação sobre SEO para pesquisas por voz, clique aqui!

E agora que conhece os maiores erros SEO, verifique a otimização SEO dos seus conteúdos para não voltar a perder os primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google!

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