SEO para pesquisas por voz

SEO para pesquisas por voz

Dicas de SEO para pesquisas por voz

Vamos deixar-nos de rodeios e concordar desde já com o seguinte: a fala é e sempre foi a melhor forma de comunicar. Por isso, todas as dicas SEO para pesquisas por voz fazem sentido numa época em que existem excelentes assistentes virtuais dispostos a ajudar os utilizadores e a ajudar a sua empresa a aumentar a notoriedade na Internet, conquistar mais leads e obter conversões. E deste lado temos dito! Agora fica do seu lado ler este artigo e começar a otimizar o seu site para pesquisas por voz… hoje!

Pesquisas por voz? Agora também tenho de me preocupar com isso?

Tem, sim senhor! Com os consumidores modernos a usarem apenas a voz para pesquisarem constantemente por produtos e serviços, tem mesmo de se preocupar com a otimização SEO para pesquisas por voz. Claro que a pesquisa por escrito continua a imperar e é claro que as tecnologias de voz ainda causam alguma desconfiança nos portugueses, mas com estudos de marketing digital a apontarem para um aumento de 50% das pesquisas por voz ainda este ano… não pode ficar parado!

A pesquisa por voz é uma funcionalidade que serve para procurar por algo na Internet através da fala e não da escrita. Com esta ferramenta o utilizador usa o microfone do seu equipamento para comunicar rápida e comodamente com um assistente de fala e obter a informação que procura.

Ok, e como é que funcionam as pesquisas por voz?

Simples! O utilizador recorre a um assistente de voz (como o Google Home, Siri, Alexa…) e faz uma pergunta. Por exemplo: como otimizar o meu site para pesquisas por voz? Depois o algoritmo do assistente vasculha a Internet e dá-lhe a resposta que entendeu ser a melhor, sob a forma de uma lista de acordo com a semântica, intenção e contexto em que a pesquisa foi realizada. E considerando aquilo que o utilizador está à procura e porquê!

Claro que por detrás deste mecanismo que parece simples, estão muitos softwares que atendem a comandos falados e interagem com os demais equipamentos. Mas para o utilizador comum, efetuar uma pesquisa por voz no Google é tão simples quanto efetuar uma pesquisa por escrito (basta clicar no microfone e falar) e por isso, convém fazer no seu site a otimização SEO para pesquisas por voz. Não se esqueça de que, tal como as pesquisas por meio de dispositivos móveis já ultrapassam as pesquisas por computadores, também as pesquisas por voz vão acabar por ultrapassar as pesquisas por escrito. É que com o ritmo frenético da vida moderna, os consumidores acabam por dar preferência a soluções mais rápidas e eficientes para obter informações.

O que é SEO e como funciona? Clique aqui!

Convenceram-me! Agora preciso de conhecer as estratégias para a otimização de sites para pesquisas por voz

Muito bem. Se já encetou a otimização SEO para pesquisas por escrito, comece agora a pensar na voz. Sim, é verdade que o trabalho de otimização SEO parece interminável, mas que fazer? Se os seus clientes falam com os equipamentos, tem de lhes responder! E isso significa incluir no site da sua empresa informações SEO que permitam que o Google indexe o contexto em que o seu site apresenta respostas a questões que os utilizadores possam colocar, como “onde”, “como”, “quando” e porquê”. Por outras palavas, há que otimizar o seu site para pesquisas por voz através destas estratégias…

SEO para pesquisas por voz | Perguntas

Se otimizava o seu site com palavras e frases, agora tem de pensar em perguntas para ir ao encontro das pesquisas por voz. Claro que não pode deixar de usar as palavras-chave mais importantes para o seu negócio, mas em vez de “colégio privado Lisboa” prefira “quais os melhores colégios privados em Lisboa?” ou “quantos colégios privados existem em Lisboa?”, por exemplo. Se incluir as suas palavras-chave em perguntas, tem mais hipóteses de ver o seu site aparecer nos primeiros lugares das pesquisas por voz!

SEO para pesquisas por voz | Palavras-chave de cauda longa

E por falar em palavras-chave, use long tail keywords ou palavras-chave de cauda longa na otimização para pesquisa por voz, pois este tipo de pesquisa está associada a uma informação exata. Por exemplo, em vez de “reparação estores”, deve usar a long tail keyword: “onde encontrar um serviço de reparação de estores elétricos no Porto”.

SEO para pesquisas por voz | Linguagem clara e natural

Use uma linguagem clara e natural para otimizar para pesquisas por voz, de forma a ir ao encontro da forma simples como as pessoas falam, ou seja, de forma a imitar a conversação, no tom e nas palavras. Lembre-se que as pesquisas por voz não são feitas com “barbearia Setúbal”, mas sim com “onde posso encontrar um barbeiro em Setúbal”.

SEO para pesquisas por voz | Google My Business

E agora uma dica bem fácil e eficaz para otimizar um site para pesquisas por voz: inscrever a sua empresa no Google My Business que a vai posicionar geograficamente (localização no mapa, morada, telefone e horário) de forma a responder às pesquisas por voz dos utilizadores que usam o smartphones e procuram por algo perto de si ou que, pelo menos se possam interessar por algo perto de si.

SEO para pesquisas por voz | FAQs

Se o seu site não tem página FAQ com perguntas frequentes, está na hora de a criar, pois esta é uma excelente forma de otimizar para pesquisas por voz, precisamente porque usa perguntas e os utilizadores fazem as suas pesquisas por voz através de perguntas. E depois dê à sua página FAQ aquele aspeto de conversa informal e aproveite para incluir nas perguntas que os seus clientes fazem com mais frequência, as palavras-chave de cauda longa mais importantes para o seu negócio.

SEO para pesquisas por voz | Responsividade

E por fim, mas não menos importante, está a responsividade. Se o seu site ainda não é mobile friendly e não se adapta automaticamente a todos os tamanhos de ecrã dos equipamentos que os utilizadores possam usar, nem vale a pena pôr as dicas anteriores em prática! E isso porque o Google dá preferência a sites mobile friendly nos seus resultados de pesquisa, sites que se adaptam automaticamente em termos de legibilidade a todos os tamanhos de ecrãs (de desktops a smartphones). Ao mesmo tempo, como as pesquisas por voz são feitas maioritariamente em dispositivos móveis, se o seu site não oferecer uma boa experiência de utilização num smartphone… ninguém fica por lá muito tempo!

Bom, e agora já conhece uma aposta certeira para o seu marketing digital – SEO para pesquisas por voz – mas pode ficar a conhecer outras, lendo o nosso artigo “5 Tendências de marketing digital para 2020”.

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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