Tudo sobre empreendorismo digital: como criar um negócio online
Se para criar um negócio tradicional é necessário um grande investimento, para criar um negócio online não precisa de muito dinheiro nem sequer de uma estrutura física e uma equipa de colaboradores. Basicamente, uma boa ideia e um computador com acesso à Internet é tudo o que precisa para começar a vender o seu produto ou serviço!
O empreendorismo digital está a crescer a olhos vistos: os negócios na Internet são fáceis de encetar e manter, são escaláveis e apenas requerem um baixo investimento para serem, a seu tempo, altamente lucrativos. Portanto, essa sua ideia de criar um negócio online, à partida é uma boa ideia e tem pernas para nadar… se seguir estas etapas!
1. Como criar um negócio online | Descubra uma necessidade
Para criar um negócio online de sucesso, deve descobrir uma necessidade, ou seja, encontrar um produto ou serviço que seja necessário para determinado tipo de consumidor e que esteja em falta. Com algumas pesquisas na Internet consegue ficar a par de itens que resolvem as necessidades ou problemas dos consumidores e que pode vender na sua futura loja online.
De qualquer modo, verifique se esse produto ou serviço é vendável pela Internet (isso é imperativo!) e tem algo a ver com os seus interesses, gostos pessoais ou formação académica e profissional.
Conheça os melhores produtos para vender online!
2. Como criar um negócio online | Faça pesquisa de mercado
Depois de descobrir uma necessidade, confirme se há procura pesquisando na Internet pelas tendências de mercado e, claro, pelas empresas concorrentes: quais são os seus pontos fortes e fracos? É que mesmo que já existam várias lojas online a vender esse produto ou serviço, não há motivo para não encontrar um lugar para a sua marca, desde que tente encontrar também um diferencial, uma proposta de valor realmente atrativa.
3. Como criar um negócio online | Identifique a sua audiência
Identificar a sua audiência ou público-alvo é fundamental para conseguir implementar as estratégias de marketing digital corretas, aquelas que vão direitinhas às pessoas certas: as pessoas que têm interesse em comprar o seu produto ou serviço.
É verdade que com uma loja online consegue alcançar milhares de utilizadores ao mesmo tempo, estejam onde estiveram, mas para conseguir criar um negócio online de sucesso deve definir o grupo de consumidores que vão merecer os seus esforços de vendas para lhes adequar os seus conteúdos e fechar mais negócios em menos tempo!
4. Como criar um negócio online | Conheça a legislação para e-commerce
Pesquise sobre as normas e leis que regulam o e-commerce em Portugal, nomeadamente a lei do comércio eletrónico; proteção de dados e privacidade nas comunicações eletrónica; código do direito de autor; código da publicidade; lei dos preços ao consumidor, etc.
5. Como criar um negócio online | Crie uma empresa online
Crie uma empresa online usando para tal o Portal da Empresa que lhe permite constituir um negócio de forma rápida, simples e segura através da Internet.
6. Como criar um negócio online | Procure por um domínio e alojamento
Depois, deve procurar por um bom domínio e serviço de alojamento para o seu site ou loja online. No que toca ao domínio, pode escolher entre .com, .pt, .net, .org, etc, mas não deixe de usar um nome simples que faça referência direta à sua marca (omeunegócio.pt, por exemplo). Em relação ao alojamento, tenha em conta o limite do espaço, tráfego mensal, contas de email, bases de dados e outros recursos que possam influenciar diretamente o sucesso do seu negócio na Internet.
7. Como criar um negócio online | Construa uma loja online
Depois de adjudicado o domínio e alojamento, é hora de criar um site ou loja online de forma a poder dar todas as informações sobre a sua empresa e promover e vender o seu produto ou serviço. Neste ponto é importante refletir sobre o tipo de plataforma que precisa e, não tendo conhecimentos técnicos suficientes, delegar a uma agência de marketing digital a criação do site, pois este é o seu principal canal de venda e por isso deve oferecer uma boa experiência de utilização: responsividade, design limpo e fluido, conteúdos relevantes e otimizados com SEO (Search Engine Optimization), imagens de qualidade, mas também vídeos, áudios, formulários, carrinhos de compras, pagamento online e outras funcionalidades.
Portanto, nalguns casos criar uma loja online num modelo do-it-yourself que não exige grandes conhecimentos de programação e web design é quanto basta para começar a vender; mas noutros é aconselhável a criação de uma loja online exclusiva, concebida por uma agência de marketing digital. Tudo depende do seu tipo de negócio!
A este respeito, deixe-nos dizer que a PME possui vários planos para criação de lojas online. Clique aqui para os conhecer!
8. Como criar um negócio online | Aposte em estratégias de marketing digital
E por último, aposte ou continue a apostar em estratégias de marketing digital para aumentar continuamente a visibilidade, autoridade e credibilidade do seu negócio na Internet. No fundo, o marketing digital é o que vai fazer com que a sua empresa online venda, trazendo tráfego até ao seu site ou e-commerce através de conteúdos relevantes otimizados com SEO, links patrocinados ou campanhas no Google Ads e Facebook Ads, envio de email marketing, gestão de redes sociais, construção de landing pages e monitorização de resultados, entre outras ações que atraem potencias clientes, geram leads e potenciam as vendas.
Estes são os principais passos a dar no empreendorismo digital, mas se pretende abrir um e-commerce aconselhamo-lo a ler também o nosso artigo sobre os diferentes tipos de lojas virtuais… e a melhor forma de escolher a sua!
Uma resposta
Muito bom, é isso ai.
Gostei do post.
abraço.