Como se destacar da concorrência neste regresso às aulas

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Saiba como se destacar da concorrência neste regresso às aulas

Estamos a viver um período atípico. A vislumbrar um novo ano letivo 2020/2021 de máscara de proteção no rosto e a procurar por soluções que nos facilitem a vida e ajudem a ultrapassar esta fase de insegurança. Mas uma coisa é certa: a vida continua! E prova disso é o facto da sua empresa já estar a procurar por dicas para se destacar da concorrência neste regresso às aulas. E faz muito bem porque esta maratona de compra de livros, cadernos, lápis, canetas e mochilas (entre outros materiais) está preste a começar e não deve poupar esforços para ficar… em primeiro lugar no top de vendas!

Como se destacar da concorrência neste regresso às aulas

Qualquer regresso às aulas é o momento ideal para inovar e implementar novas estratégias de marketing, mas este em especial, é fundamental para a sua empresa ganhar fôlego e alavancar as vendas depois de tantos meses a definhar devido à pandemia, não é verdade? Pois bem, vamos apontar-lhe de seguida algumas dicas para por em curso um plano de ação e comunicação eficaz para se destacar da concorrência neste regresso às aulas e chegar às pessoas certas com as soluções que melhor vão ao encontro das suas necessidades e expetativas.

Atenda aos desejos e necessidades dos seus clientes

No topo da lista de sugestões para se destacar da concorrência neste regresso às aulas, estão os interesses e as necessidades dos seus clientes e é por isso que deve atender aos seus desejos antes de encetar campanhas e outro tipo de comunicações. E nesse sentido deve-se lembrar que o consumidor pós-pandemia está mais exigente e seletivo e por isso prefere abordagens mais claras e personalizadas.

Com o confinamento é natural que o seu público tenha adotado maiores hábitos de pesquisa na Internet e deve aproveitar isso em prol do seu negócio, apostando em informações objetivas e consistentes sobre a sua oferta e se possível em soluções de qualidade a preços mais simpáticos (porque a economia pessoal e empresarial ainda está muito abalada).

Aposte no digital

Escusado será dizer que para evitar o contágio da Covid-19, não foi apenas a quantidade de pesquisas na Internet que aumentou. Aumentou também a compra online ou pelo menos a tomada de decisão de compra, levando pessoas que nem eram grandes adeptas das novas tecnologias a procurarem por respostas para produtos e serviços na Internet. E é por isso que deve adotar as seguintes estratégias de marketing a nível do digital:

Leia também o nosso artigo “Marketing digital para principiantes: passo-a-passo para impulsionar o seu negócio”.

Redes sociais

É bem possível que os seus clientes estejam presentes em alguma ou algumas redes sociais, pelo que deve aproveitar esses canais para comunicar a sua oferta, estreitar laços com os utilizadores, aumentar a notoriedade da sua empresa e a imagem da sua marca e atrair novos clientes. É hora de apostar na publicação frequente de conteúdos relacionados com o regresso às aulas e de responder atempadamente aos comentários e dúvidas dos utilizadores!

Vendas online

Se tem uma loja online, prepare-a para o regresso às aulas e se ainda não vende pela Internet, considere fazê-lo agora porque os seus clientes estão interessados em adquirir os produtos necessários para o regresso às aulas com maior comodidade e segurança. Acredite nisso!

Precisando de ajuda para criar uma loja online, consulte-nos!

Marketing de conteúdo

O regresso às aulas também pede uma aposta mais forte em marketing de conteúdo, ou seja, em artigos otimizados com SEO (que falem de soluções para os “problemas” dos seus clientes) e, por exemplo, sejam publicados no seu blog de forma a serem capazes de gerar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Esta é uma excelente técnica para aumentar a visibilidade da sua empresa de modo orgânico (grátis) e por consequência, aumentar o número de visitas ao seu site ou loja online.

Email marketing

Faça o envio de campanhas de regresso às aulas por email marketing porque esta ainda é das melhores ferramentas para captar a atenção de potencias clientes e gerar leads para o seu negócio. Além disso, pode aproveitar as várias automatizações disponíveis para fazer o envio de email marketing personalizado (com o nome do contacto) e garantir uma maior percentagem de abertura de mensagens!

Mesmo que venda online, todas estas estratégias de marketing digital para se destacar da concorrência neste regresso às aulas, também podem ser usadas para gerar tráfego para os seus pontos de venda físicos. Aliás, a Internet é o melhor sítio para divulgar e promover lojas, usando inclusive a possibilidade de otimizar com SEO local para aconselhar os utilizadores a visitarem um ponto de venda perto de si (literalmente). Lembre-se de que com a geolocalização em smartphones, os utilizadores são facilmente direcionados para determinados espaços que vendem os produtos/serviços que estão a pesquisar!

Invista em publicidade online

Havendo budget disponível, invista em links patrocinados ou campanhas de publicidade online para divulgar os seus produtos e serviços e conseguir-se destacar da concorrência neste regresso às aulas. O Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo, são excelentes para mostrar a sua oferta a um público previamente segmentando, permitindo-lhe chegar às pessoas certas sem grandes esforços a nível de investimento.

Lance algumas novidades

O regresso às aulas, como o nome indica, é um período de renovação e por isso a altura ideal para lançar algumas novidades em lugar de insistir em vender mais do mesmo. Entre diferentes funcionalidades, novas gamas ou produtos inovadores, procure por algo de diferente para conquistar mais clientes e fidelizar aqueles que já conquistou noutros anos letivos.

Faça descontos

Tendo em conta a crise económica que a pandemia gerou, se quiser vender mais neste regresso às aulas deve considerar algum tipo de desconto ou promoção e aproveitar para escoar o stock acumulado e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades dos clientes que estão a passar por um mau período financeiro (que piorou com os gastos inerentes às férias de verão).

Fique atento à concorrência

E por fim, não se consegue destacar da concorrência neste regresso às aulas se não estiver atento ao que as outras empresas estão a fazer online e offline. Verifique a forma como comunicam, os canais usados e as estratégias de marketing adotadas para aumentarem as vendas. Recolha os melhores exemplos e implemente-os no seu negócio!

Destacar-se dos concorrentes no regresso às aulas não é fácil. Parece que todos vendem o mesmo, ao mesmo preço e pelos mesmos canais. Mas a verdade é que se usar uma boa estratégia de marketing, consegue (com bons conteúdos, com portes grátis, descontos, vendas online, serviços e produtos de qualidade…) ficar uns passos à frente!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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