Marketing digital para principiantes: Passo a passo para impulsionar o seu negócio

tendências de marketing digital para 2020

Marketing digital para principiantes: Passo a passo para impulsionar o seu negócio

Se resolveu promover os seus produtos ou serviços na Internet, mas não sabe como nem por onde começar, leia as nossas dicas de marketing digital para principiantes e aumente a visibilidade do seu negócio!

Não importa porque motivo só agora se interessou por estratégias de marketing digital para principiantes. Talvez tenha aberto a sua empresa recentemente ou criado uma loja virtual durante a pandemia ou, simplesmente, talvez tenha finalmente tomado a decisão, depois de alguns anos a operar offline, de promover o seu negócio na Internet. O que importa é que neste momento tem consciência da importância do digital e está preparado para aplicar estratégias de marketing para impulsionar as vendas! É possível que consiga implementá-las sozinho ou com a ajuda da sua equipa, sem recorrer a uma empresa de marketing digital. Mas se não tiver os conhecimentos necessários para se aventurar na Internet, procure por um parceiro, mas não deixe de cumprir com as dicas de marketing digital para principiantes que vamos enumerar de seguida!

1. Marketing digital para principiantes | Identifique o seu público-alvo

A primeira das dicas de marketing digital para principiantes é identificar o seu público-alvo ou as pessoas que poderão estar interessadas no seu produto ou serviço, e isso porque tem de saber o que realmente desejam para melhor posicionar a sua oferta na Internet.

Mesmo que já tenha o seu público-alvo offline definido, deve construir agora uma nova base de clientes e prospects para poder relacionar-se com essas pessoas no digital através de diferentes estratégias de marketing. O ideal, para começar, é delimitar um grupo específico, usando a Internet, nomeadamente as redes sociais, para conhecer melhor os seus diferentes públicos: sexo, idade, estado civil, localização, classe social, profissão, estilo de vida, interesses, necessidades, etc.

Lembre-se de que uma boa pesquisa sobre os seus clientes e futuros clientes vai indicar-lhe como é que o seu produto ou serviço vai ser recebido, quem se interessará por ele, e que preço estará disposto a pagar.

2. Marketing digital para principiantes | Crie a sua persona

Conforme for conhecendo melhor o seu público-alvo, vai conseguindo recolher informações sobre a sua persona, ou seja, sobre o cliente ideal da sua empresa. Trata-se de uma personagem imaginária que representa o perfil da pessoa que compra o seu produto/serviço, e que é criada, precisamente, através da análise, pesquisa e observação dos clientes habituais.

Só depois de criar a persona é que pode passar às próximas dicas e começar a desenvolver conteúdo relevante para a atrair e converter leads em clientes!

Mais informações sobre como criar a persona da sua empresa, aqui!

3. Marketing digital para principiantes | Defina os seus objetivos

E agora é tempo de definir os seus objetivos de marketing digital que devem estar sempre relacionados com as necessidades da sua empresa. Conquistar leads? Gerar tráfego para o seu site? Aumentar a notoriedade da sua empresa? Obter conversões? Atrair novos clientes? Impulsionar as vendas? Lançar uma loja virtual? Fidelizar clientes? Enfim, são vários os objetivos que pode traçar e que pode implementar através de diferentes canais e estratégias de marketing digital.

4. Marketing digital para principiantes | Analise a concorrência

Depois, faça uma análise de mercado para perceber quem são os seus concorrentes diretos e indiretos e para saber o que andam a fazer a nível de marketing digital. Não para os imitar, mas sim para procurar por referências e até por erros a evitar. A pesquisa sobre o mercado ajuda-o a entender os hábitos da concorrência e do público na Internet e permite-lhe compreender quais as estratégias de marketing digital que poderão ser bem-sucedidas.

5. Marketing digital para principiantes | Invista em marketing de conteúdo

Com o seu público-alvo e com os seus objetivos de marketing digital definidos, pode passar então à produção de conteúdo, seja para trazer mais visitantes ao seu site, aumentar as vendas na loja online ou simplesmente gerar leads e conversões. Porém, para atingir os seus objetivos, os conteúdos têm de ter qualidade e interesse que baste para o seu público-alvo. No fundo, deve dar a essas pessoas as respostas que procuram, sem tentar vender numa primeira abordagem, pois o objetivo do marketing de conteúdo é encetar e manter uma relação positiva e duradora com uma audiência através de textos de sites, artigos de blog, posts em redes sociais, vídeos, podcasts, infográficos, etc. Conteúdo esse que, independentemente do formato e canal onde é publicado, acabará por impulsionar a compra, depois de despertar o interesse, melhorar a perceção que as pessoas têm da sua empresa, encetar um relacionamento, gerar tráfego para o site, incentivar conversões, atrair novos clientes e, claro, fidelizar os que já tem.

Mais informações sobre como escrever marketing de conteúdo, aqui!

6. Marketing digital para principiantes | Escolha os melhores canais de comunicação

Ter um site próprio é obrigatório, mas a partir dai pode considerar ter um blog, perfis em diferentes redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, etc. E o segredo para descobrir em que canais deve estar presente, não está guardado a sete chaves! É simples! Basta conhecer bem o seu público-alvo para perceber por onde ele anda e que plataformas costuma visitar, porque empreender esforços na publicação de vídeos no YouTube, por exemplo, quando a sua audiência não sai do Facebook… não é rentável.

7. Marketing digital para principiantes | Otimize com SEO

Os conteúdos não chegam para atrair mais consumidores e promover o seu site ou loja virtual. É preciso que estejam otimizados com estratégias SEO (Search Engine Optimization) para que os motores de busca, como o Google, os apresentem aos utilizadores quando eles pesquisam pelos seus produtos ou serviços, usando as suas palavras-chave. Dito de outra forma, com otimização SEO as suas páginas vão aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google e dessa forma consegue aumentar o tráfego orgânico para o seu site ou loja virtual!

Portanto, mãos à obra! Pesquise já pelas palavras-chave ou termos que melhor se relacionam com a sua empresa e o seu produto e inclua-os nos seus diferentes tipos de conteúdos!

Mais informações sobre o que é SEO, aqui!

8. Marketing digital para principiantes | Meça os resultados

Monitorizar para acompanhar os resultados gerados pelas suas estratégias de marketing digital é algo de que não se pode esquecer porque de outra forma não sabe se as suas ações estão a dar resultados positivos e a atingir os seus objetivos ou se, pelo contrário, precisam de ser melhoradas ou mesmos substituídas por outras. E é por isso que o marketing digital é tão fantástico! Permite-lhe tomar decisões com base em números, ou seja, ter acesso a indicadores que lhe dão informações em tempo real sobre o comportamento dos consumidores: quantas pessoas entraram no seu site, quanto tempo permaneceram, quantas páginas visitaram, etc.

E por fim, caso ainda não tenha um site ou loja virtual para promover e vender os seus produtos ou serviços, aceite uma última dica sobre marketing digital para principiantes: clique aqui e conheça os planos da PME para sites faça você mesmo!

Sobre Sofia Santos
Sofia Santos
Para ela escrever é dançar, rodopiar, suar, cansar, brilhar, aprender, rir e sonhar. Ir e voltar sem sair do lugar!

Licenciada, pós-graduada e mestre em Comunicação.

Certificada em Content Marketing e Inbound Marketing pela HubSpot Academy.

Lançou o projeto Conteúdo & Manteúdo - de produção profissional de conteúdos para web – com a missão de melhorar o posicionamento da informação dos negócios nos motores de pesquisa, atrair um público-alvo específico, aumentar o número de acessos e partilhas, fidelizar leitores, ampliar a visibilidade e autoridade das empresas e, claro, conquistar clientes e torná-los clientes fiéis!

No fundo o seu objetivo é redigir artigos que possam interessar e oferecer soluções para os problemas dos clientes… dos seus clientes!
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