Uma boa gestão de contas é fundamental para evitar dívidas na sua empresa. E deve ser feita já, quando ainda está longe de atingir o nível vermelho, porque se aguardar pelas primeiras dívidas, vai acabar por perder o controle das finanças, comprometer o desenvolvimento do seu negócio e ficar com uma imagem negativa no seu mercado de atuação. E aos poucos, começar a deixar de honrar compromissos profissionais, a contrair mais dívidas, a ter dificuldades em negociar com fornecedores e até a vislumbrar uma possibilidade de ir à falência. Não arrisque!
Algumas dicas para evitar dívidas na sua empresa
Basta um único deslize e… zás! A sua empresa começa a afundar-se em dívidas! Não aguarde pela alarmante notícia de que está com mais saídas de caixa do que entradas para atuar! Comece hoje mesmo a executar um bom planeamento financeiro para evitar dores de cabeça e manter a sua empresa a operar no azul… ou no verde esperança! Conheça as dicas!
1. Estabeleça metas
Em primeiro lugar, para evitar dívidas na sua empresa deve estabelecer metas para ficar com uma noção nítida dos objetivos do negócio e dos caminhos a seguir para reduzir custos ou aumentar a faturação, por exemplo. Quanto mais claras e tangíveis forem as suas metas a curto, médio e longo prazo para melhorar a situação financeira, menores serão as hipóteses de contrair dívidas. Além disso, as suas metas para evitar dívidas na sua empresa também podem incluir a expansão do negócio após os pagamentos em atraso!
2. Faça uma boa administração financeira
As metas não chegam para evitar dívidas na sua empresa! É necessária uma boa e atempada administração financeira para melhores tomadas de decisão a nível de controlo de contas, distribuição de prazos, negociação de dívidas, etc.
3. Reduza custos fixos e controle custos variáveis
Se a sua empresa tem dívidas ou está perto de começar a contrai-las, o melhor é mesmo reduzir custos fixos para dar um novo folego à vida financeira do negócio. Nesse sentido, observe com atenção os custos fixos da sua empresa e veja que tipo de despesas pode cortar ou reduzir: que tal renegociar a renda da sua loja? Mudar o plano de telecomunicações? Reduzir a fatura de eletricidade?
Ao mesmo tempo – e de forma a evitar dívidas na sua empresa – controle os custos variáveis pois estes podem ser facilmente reduzidos: diminuir o número de horas extra que os seus colaboradores fazem? Reduzir as comissões de vendas? Comprar apenas a matéria-prima que sabe que vai utilizar?
4. Tenha uma política de cobrança assertiva
Mesmo que a sua empresa ainda não esteja numa situação delicada, é conveniente delinear uma política de cobrança mais assertiva com contactos constantes para evitar dívidas por parte dos clientes ou cobranças difíceis de compras a prazo.
Clientes que não pagam – como prevenir?
5. Cobre o valor certo pelos seus produtos ou serviços
Por mais tentador que seja vender abaixo do preço de custo, essa estratégia só funciona com um bom planeamento financeiro com reservas para suplantar o prejuízo dessas vendas, pelo que o ideal para evitar dívidas na sua empresa, é mesmo cobrar um valor pelos seus produtos ou serviços que cubra os custos e as despesas e garanta algum lucro.
6. Controle sempre o fluxo de caixa
Como sabe, o fluxo de caixa revela todas as entradas e saídas da sua empresa num certo período e por isso se tiver esses números sempre controlados e atualizados, consegue aperceber-se atempadamente de algum desvio (ou seja, de alguma altura em que os valores das despesas começam a ser superiores aos das receitas) que possa levar a sua empresa a contrair dívidas. E assim tomar as decisões financeiras mais ajustadas e, claro, fazer a projeção das contas a pagar e a receber no futuro!
7. Contraia apenas empréstimos responsáveis
É natural que a dada altura, independentemente de estar a obter lucro ou não, precise mesmo de contrair um empréstimo bancário e não precisa de se agonizar por causa disso. Até pode ser uma forma de evitar dívidas na sua empresa, mas só se o crédito for contraído com responsabilidade e de acordo com uma decisão financeira realista e segura que indique o valor que pode pedir ao banco e como e onde o aplicar, segundo que método de pagamento, até que data e com que retorno. E dê especial atenção a este último ponto porque se o retorno desse crédito for inferior ao valor investido mais juros, a sua empresa vai entrar no vermelho!
8. Aprenda com os erros
Más decisões financeiras podem ter alguma utilidade no futuro. Uma das formas de evitar dívidas na sua empresa é aprender com os erros cometidos e não voltar a repetir maus procedimentos no seu processo de gestão financeira, nomeadamente decisões erradas ou precipitadas.
E agora que tomou nota das dicas para evitar dívidas na sua empresa e vai conseguir tomar as decisões financeiras certas, nos momentos mais adequados, clique aqui para ler também o nosso artigo sobre como reduzir as dívidas pessoais e familiares.