Como evitar dívidas na sua empresa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma boa gestão de contas é fundamental para evitar dívidas na sua empresa. E deve ser feita já, quando ainda está longe de atingir o nível vermelho, porque se aguardar pelas primeiras dívidas, vai acabar por perder o controle das finanças, comprometer o desenvolvimento do seu negócio e ficar com uma imagem negativa no seu mercado de atuação. E aos poucos, começar a deixar de honrar compromissos profissionais, a contrair mais dívidas, a ter dificuldades em negociar com fornecedores e até a vislumbrar uma possibilidade de ir à falência. Não arrisque!

Algumas dicas para evitar dívidas na sua empresa

Basta um único deslize e… zás! A sua empresa começa a afundar-se em dívidas! Não aguarde pela alarmante notícia de que está com mais saídas de caixa do que entradas para atuar! Comece hoje mesmo a executar um bom planeamento financeiro para evitar dores de cabeça e manter a sua empresa a operar no azul… ou no verde esperança! Conheça as dicas!

1. Estabeleça metas

Em primeiro lugar, para evitar dívidas na sua empresa deve estabelecer metas para ficar com uma noção nítida dos objetivos do negócio e dos caminhos a seguir para reduzir custos ou aumentar a faturação, por exemplo. Quanto mais claras e tangíveis forem as suas metas a curto, médio e longo prazo para melhorar a situação financeira, menores serão as hipóteses de contrair dívidas. Além disso, as suas metas para evitar dívidas na sua empresa também podem incluir a expansão do negócio após os pagamentos em atraso!

2. Faça uma boa administração financeira

As metas não chegam para evitar dívidas na sua empresa! É necessária uma boa e atempada administração financeira para melhores tomadas de decisão a nível de controlo de contas, distribuição de prazos, negociação de dívidas, etc.

3. Reduza custos fixos e controle custos variáveis

Se a sua empresa tem dívidas ou está perto de começar a contrai-las, o melhor é mesmo reduzir custos fixos para dar um novo folego à vida financeira do negócio. Nesse sentido, observe com atenção os custos fixos da sua empresa e veja que tipo de despesas pode cortar ou reduzir: que tal renegociar a renda da sua loja? Mudar o plano de telecomunicações? Reduzir a fatura de eletricidade?
Ao mesmo tempo – e de forma a evitar dívidas na sua empresa – controle os custos variáveis pois estes podem ser facilmente reduzidos: diminuir o número de horas extra que os seus colaboradores fazem? Reduzir as comissões de vendas? Comprar apenas a matéria-prima que sabe que vai utilizar?

4. Tenha uma política de cobrança assertiva

Mesmo que a sua empresa ainda não esteja numa situação delicada, é conveniente delinear uma política de cobrança mais assertiva com contactos constantes para evitar dívidas por parte dos clientes ou cobranças difíceis de compras a prazo.

Clientes que não pagam – como prevenir?

5. Cobre o valor certo pelos seus produtos ou serviços

Por mais tentador que seja vender abaixo do preço de custo, essa estratégia só funciona com um bom planeamento financeiro com reservas para suplantar o prejuízo dessas vendas, pelo que o ideal para evitar dívidas na sua empresa, é mesmo cobrar um valor pelos seus produtos ou serviços que cubra os custos e as despesas e garanta algum lucro.

6. Controle sempre o fluxo de caixa

Como sabe, o fluxo de caixa revela todas as entradas e saídas da sua empresa num certo período e por isso se tiver esses números sempre controlados e atualizados, consegue aperceber-se atempadamente de algum desvio (ou seja, de alguma altura em que os valores das despesas começam a ser superiores aos das receitas) que possa levar a sua empresa a contrair dívidas. E assim tomar as decisões financeiras mais ajustadas e, claro, fazer a projeção das contas a pagar e a receber no futuro!

7. Contraia apenas empréstimos responsáveis

É natural que a dada altura, independentemente de estar a obter lucro ou não, precise mesmo de contrair um empréstimo bancário e não precisa de se agonizar por causa disso. Até pode ser uma forma de evitar dívidas na sua empresa, mas só se o crédito for contraído com responsabilidade e de acordo com uma decisão financeira realista e segura que indique o valor que pode pedir ao banco e como e onde o aplicar, segundo que método de pagamento, até que data e com que retorno. E dê especial atenção a este último ponto porque se o retorno desse crédito for inferior ao valor investido mais juros, a sua empresa vai entrar no vermelho!

8. Aprenda com os erros

Más decisões financeiras podem ter alguma utilidade no futuro. Uma das formas de evitar dívidas na sua empresa é aprender com os erros cometidos e não voltar a repetir maus procedimentos no seu processo de gestão financeira, nomeadamente decisões erradas ou precipitadas.

E agora que tomou nota das dicas para evitar dívidas na sua empresa e vai conseguir tomar as decisões financeiras certas, nos momentos mais adequados, clique aqui para ler também o nosso artigo sobre como reduzir as dívidas pessoais e familiares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como evitar dívidas na sua empresa

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.