Saiba como encontrar os melhores digital influencers para a sua marca
Os melhores digital influencers para a sua empresa são aqueles que vão ampliar o nome da sua marca e gerar mais vendas, mas a questão é saber como encontrar essas personalidades mais ajustadas ao seu negócio na imensidão que é a Internet, entre os milhões de perfis em redes sociais…
A credibilidade, reputação e alcance de muitas figuras públicas em redes sociais está a ser cada vez mais aproveitada por empresas para aumentar o ROI, mas nem sempre é fácil chegar aos melhores digital influencers para a sua marca: pessoas com um perfil que combina com o negócio e que estão dispostas a promover os seus produtos/serviços aos seus seguidores, levando-os a partilhar desse gosto e interesse.
7 Dicas para encontrar os melhores digital influencers para a sua marca
Bom, antes de passarmos às sugestões para descobrir os melhores digital influencers para a sua marca, convém explicar o que são influenciadores digitais e o que podem fazer pela sua empresa. Pois bem, digital influencers ou influenciadores digitais são pessoas, normalmente figuras públicas, que possuem um grupo numeroso e fiel de seguidores nas redes sociais, disposto a interagir com os seus conteúdos. Essas figuras, devido à sua notoriedade, reputação, conhecimento ou simples relação com os utilizadores, exercem grande capacidade de persuasão e influência na tomada de decisão de compra, e por isso são tão importantes na estratégia de marketing digital da sua empresa! Trazem-lhe a sua própria audiência, oferecem a sua imagem de marca, humanizam o seu produto ou serviço, influenciam a opinião do público e, claro, geram vendas!
E agora que percebeu a ideia por detrás do investimento em ações de marketing de influência, é hora de tomar nota das formas para encontrar os melhores digital influencers para a sua marca.
1. Ferramentas
Existem várias ferramentas disponíveis no mercado, gratuitas ou pagas, que pode usar para encontrar os melhores digital influencers para a sua empresa, ou seja, plataformas que fazem uma pesquisa automática para descobrir se o conteúdo e o público de determinado influenciador é (ou não é) adequado ao seu negócio e, claro, apresentar-lhe esses resultados.
Essas plataformas para encontrar influenciadores digitais (Influency.me, Celebryts, Klear, BuzzSumo, Brand24, etc) têm milhares de registos e por isso não será difícil encontrar a personalidade mais indicada para as suas campanhas de marketing digital. E pode pesquisar por sexo, idade, rede social, alcance, palavras-chave, empresas com que já colaborou, etc.
2. Google
Também pode procurar por influenciadores digitais no Google através de pesquisas especificas para encontrar personalidades que falam de determinados assuntos, inclusive usando o Google Trends que mostra as palavras-chave e os temas mais pesquisas nos últimos tempos.
3. Redes sociais
Em alternativa ao Google ou de forma a complementar a pesquisa no Google, que tal tentar identificar os melhores digital influencers para a sua marca nas próprias redes sociais? Faça-o através de pesquisas no campo de pesquisa e em grupos específicos do Facebook ou mesmo através de hashtags no Instagram e no Twitter para descobrir quem são as pessoas que estão a falar de temas que interessam ao seu negócio.
Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube: qual a melhor rede social para o seu negócio?
4. Interação
E depois de selecionar um ou alguns digital influencers que lhe parecem ajustados ao seu negócio, verifique o seu nível e tipo de interação com os seguidores, ou seja, a forma como conseguem que os seus fãs interajam com os conteúdos que partilham. É que a capacidade de influenciar está diretamente ligada à capacidade de gerar interação e criar relacionamentos positivos e duradouros. É isso é bem mais importante do que um número muito elevado de seguidores, pois o que a sua empresa deseja é que o público do digital influencer reaja às campanhas de marketing digital, não é verdade?
5. Credibilidade
A credibilidade dos influenciadores digitais é outro ponto a ter em atenção na medida em que só uma pessoa que seja vista pelo seu público como credível, consegue passar a mensagem e induzir à ação, motivando para a compra. Ora, a análise do conteúdo produzido e publicado em redes sociais pelo digital influencer pode auxiliá-lo nessa tarefa de determinar se a pessoa é confiável para os seus seguidores. Se você descobrir que essa personalidade, por exemplo, foi o rosto de muitas campanhas para diferentes marcas de forma pouco criteriosa, acredite que o público também já o descobriu e por isso já não está a acatar as suas recomendações!
6. Frequência
Com que frequência é que o digital influencer que tem mente, publica conteúdos? Se o seu perfil revela que não publica – ou pelo menos não tem publicado – conteúdos de forma consistente, é natural que esteja a perder a fidelidade dos seguidores e esse é um sinal inequívoco de que não deve investir nessa personalidade.
7. Perfil
Já identificou os melhores influenciadores digitais para o seu negócio? Ótimo! Agora entre em contacto com eles e peça-lhes para experimentarem o seu produto ou serviço antes de chegarem a um acordo. É que, independentemente do número de seguidores, alcance, credibilidade, frequência e qualidade das publicações, lembre-se sempre que os melhores digital influencers são aqueles que têm o perfil indicado para embaixadores da sua marca, ou seja, são aqueles que têm ou podem vi a ter uma relação sincera com o seu produto ou serviço.
E para concluir, lembre-se de que mesmo os melhores digital influencers para a sua marca não fazem magia sozinhos! A magia só acontece quando a sua equipa de marketing digital e gestão de redes sociais está preparada para aumentar a procura e potenciar as vendas, monitorizando constantemente os resultados e ajustando estratégias (se necessário) para não falar os objetivos.
Uma resposta
Entre as ferramentas disponíveis no mercado para encontrar influenciadores, faltou mencionar a Airfluencers 😉