Saiba como atenuar a solidão em teletrabalho?
Ninguém (no seu juízo perfeito) sente falta dos engarrafamentos de trânsito pela manhã, mas do contacto mais próximo com os colegas de trabalho, sim! Por isso, resolvemos apresentar algumas dicas simples para evitar ou atenuar a solidão em teletrabalho.
Antes da chegada da Covid-19, cerca de 25 milhões de europeus (10% da força de trabalho da União Europeia) trabalhavam remotamente (dados da Eurostat) e muito possivelmente já sentiam os efeitos negativos da solidão em teletrabalho. Mas agora, com a pandemia, a situação tende a piorar porque o trabalho remoto tem aumentado consideravelmente, já que foi a solução encontrada por muitas empresas para se manterem em atividade e ao mesmo tempo, garantirem o distanciamento social. Portanto, entre outros problemas, a solidão em teletrabalho tem afetado muitos portugueses de forma legítima, pois qualquer ser humano necessita de interação social, caso contrário pode desenvolver quadros de ansiedade e depressão e ver a sua qualidade de vida gravemente prejudicada. No entanto, por questões de saúde não será possível interagir da forma que se pretendia nos próximos tempos: há que pôr a saúde de todos em primeiro lugar… e seguir estas dicas para atenuar a solidão em teletrabalho!
1. Com música
Sabe, por experiência própria, que a música serve para descontrair, para acalmar, concentrar ou distrair, por isso… porque não havia de servir também para combater a solidão em teletrabalho? Portanto, ponha aí desse lado as suas músicas preferidas a tocar e aproveite para cantar uns trechos alto e bom som.
2. Com telefonemas
Telefonemas e videochamadas, seja para os seus colegas de trabalho, seja para familiares e amigos, são excelentes formas de socializar e ludibriar a solidão em trabalho remoto.
3. Com encontros online
Foram as novas tecnologias a potenciar esta nova forma de trabalhar, sozinho em casa, mas também podem ser as novas tecnologias a potenciar encontros online com colegas, para reuniões de trabalho que minimizem os efeitos da solidão em teletrabalho. E, claro, para reuniões entre amigos que podem devolver-lhe o ânimo, principalmente em momentos em que se sente mais sozinho.
4. Com a partilha de emoções
Fale sobre o assunto! A sua equipa também está a sentir os efeitos da solidão em teletrabalho e por isso não hesite em desabafar, despertar o espírito de camaradagem, criar ligações… e quem sabe levar o seu chefe a privilegiar as reuniões online logo pela manhã e ao final do dia, para se sentir (para se sentirem todos) mais acompanhados?
5. Com passeios
Saia todos os dias de casa para dar uma volta. Muitas vezes num passeio de 10 minutos encontra pessoas conhecidas com quem dar dois dedos de conversa, e isso é quanto basta para não sentir (tanto) os efeitos do isolamento em trabalho remoto.
6. Com exercício físico
Seja no ginásio e em conjunto com outras pessoas, seja em casa, sozinho, o exercício físico é importante para a sua saúde física e mental, principalmente agora que passa tanto tempo sentado. Por isso, trate de fazer algum tipo de ginástica, nem que seja uma caminhada diária, para manter a sua saúde (e elegância) em dia, mas também para combater algum indício de ansiedade ou depressão que se possa estar a instalar devido à solidão em trabalho remoto.
7. Com um passatempo
E que tal regressar a um velho passatempo para não sentir os efeitos da solidão em teletrabalho? Aproveite o facto de estar mais tempo em casa e recomece ou dedique-se a partir do zero a algo que já vinha a adiar por falta de tempo: leitura, crochê, desporto, pintura, jardinagem, culinária, bricolage… Ideias não faltam para escolher o seu hobby preferido para atenuar o isolamento em teletrabalho.
8. Com um animal de estimação
Se tem um animal de estimação, sabe do que vamos falar e pode passar diretamente à última dica, mas se não tem… considere adotar um cão ou um gato porque os donos de animais de estimação são – dizem vários estudos – pessoas mais felizes e menos propensas a depressões, com maior qualidade de vida e autoestima e consequentemente, como maior dificuldade em se sentirem sós.
9. Com o The Sound of Colleagues
E a última dica para combater a solidão em teletrabalho vai para a instalação do The Sound of Colleagues. Se não sabe do que se trata, passamos a explicar (mas não se ria!). O The Sound of Colleagues surgiu por brincadeira em abril durante o confinamento por causa da Covid-19 e é nada mais, nada menos que um site onde pode aceder (e meio milhão de pessoas já o fez!) para ficar a ouvir (enquanto trabalha em casa) o barulho característico de um escritório, aquele que o costumava acompanhar das 9 às 18 horas todos os dias: o telefone a tocar, os colegas a conversar, a máquina do café, a impressora, o som dos teclados e até a chuva a bater nas janelas! Genial, não é verdade?
E agora que lhe deixámos 9 ideias para combater a solidão em teletrabalho, tome nota da última e 10ª dica: aceite! A melhor forma de se manter são e satisfeito, é mesmo aceitar que as relações de trabalho mudaram para bem da saúde de todos, e nesse sentido conforme-se, pois durante mais algum tempo, os seus relacionamentos profissionais e sociais não serão os mesmos.
E leia também o nosso artigo “Teletrabalho: dicas para não perder o foco”.