Como atenuar a solidão em teletrabalho?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saiba como atenuar a solidão em teletrabalho?

Ninguém (no seu juízo perfeito) sente falta dos engarrafamentos de trânsito pela manhã, mas do contacto mais próximo com os colegas de trabalho, sim! Por isso, resolvemos apresentar algumas dicas simples para evitar ou atenuar a solidão em teletrabalho.

Antes da chegada da Covid-19, cerca de 25 milhões de europeus (10% da força de trabalho da União Europeia) trabalhavam remotamente (dados da Eurostat) e muito possivelmente já sentiam os efeitos negativos da solidão em teletrabalho. Mas agora, com a pandemia, a situação tende a piorar porque o trabalho remoto tem aumentado consideravelmente, já que foi a solução encontrada por muitas empresas para se manterem em atividade e ao mesmo tempo, garantirem o distanciamento social. Portanto, entre outros problemas, a solidão em teletrabalho tem afetado muitos portugueses de forma legítima, pois qualquer ser humano necessita de interação social, caso contrário pode desenvolver quadros de ansiedade e depressão e ver a sua qualidade de vida gravemente prejudicada. No entanto, por questões de saúde não será possível interagir da forma que se pretendia nos próximos tempos: há que pôr a saúde de todos em primeiro lugar… e seguir estas dicas para atenuar a solidão em teletrabalho!

1. Com música

Sabe, por experiência própria, que a música serve para descontrair, para acalmar, concentrar ou distrair, por isso… porque não havia de servir também para combater a solidão em teletrabalho? Portanto, ponha aí desse lado as suas músicas preferidas a tocar e aproveite para cantar uns trechos alto e bom som.

2. Com telefonemas

Telefonemas e videochamadas, seja para os seus colegas de trabalho, seja para familiares e amigos, são excelentes formas de socializar e ludibriar a solidão em trabalho remoto.

3. Com encontros online

Foram as novas tecnologias a potenciar esta nova forma de trabalhar, sozinho em casa, mas também podem ser as novas tecnologias a potenciar encontros online com colegas, para reuniões de trabalho que minimizem os efeitos da solidão em teletrabalho. E, claro, para reuniões entre amigos que podem devolver-lhe o ânimo, principalmente em momentos em que se sente mais sozinho.

4. Com a partilha de emoções

Fale sobre o assunto! A sua equipa também está a sentir os efeitos da solidão em teletrabalho e por isso não hesite em desabafar, despertar o espírito de camaradagem, criar ligações… e quem sabe levar o seu chefe a privilegiar as reuniões online logo pela manhã e ao final do dia, para se sentir (para se sentirem todos) mais acompanhados?

5. Com passeios

Saia todos os dias de casa para dar uma volta. Muitas vezes num passeio de 10 minutos encontra pessoas conhecidas com quem dar dois dedos de conversa, e isso é quanto basta para não sentir (tanto) os efeitos do isolamento em trabalho remoto.

6. Com exercício físico

Seja no ginásio e em conjunto com outras pessoas, seja em casa, sozinho, o exercício físico é importante para a sua saúde física e mental, principalmente agora que passa tanto tempo sentado. Por isso, trate de fazer algum tipo de ginástica, nem que seja uma caminhada diária, para manter a sua saúde (e elegância) em dia, mas também para combater algum indício de ansiedade ou depressão que se possa estar a instalar devido à solidão em trabalho remoto.

7. Com um passatempo

E que tal regressar a um velho passatempo para não sentir os efeitos da solidão em teletrabalho? Aproveite o facto de estar mais tempo em casa e recomece ou dedique-se a partir do zero a algo que já vinha a adiar por falta de tempo: leitura, crochê, desporto, pintura, jardinagem, culinária, bricolage… Ideias não faltam para escolher o seu hobby preferido para atenuar o isolamento em teletrabalho.

8. Com um animal de estimação

Se tem um animal de estimação, sabe do que vamos falar e pode passar diretamente à última dica, mas se não tem… considere adotar um cão ou um gato porque os donos de animais de estimação são – dizem vários estudos – pessoas mais felizes e menos propensas a depressões, com maior qualidade de vida e autoestima e consequentemente, como maior dificuldade em se sentirem sós.

9. Com o The Sound of Colleagues

E a última dica para combater a solidão em teletrabalho vai para a instalação do The Sound of Colleagues. Se não sabe do que se trata, passamos a explicar (mas não se ria!). O The Sound of Colleagues surgiu por brincadeira em abril durante o confinamento por causa da Covid-19 e é nada mais, nada menos que um site onde pode aceder (e meio milhão de pessoas já o fez!) para ficar a ouvir (enquanto trabalha em casa) o barulho característico de um escritório, aquele que o costumava acompanhar das 9 às 18 horas todos os dias: o telefone a tocar, os colegas a conversar, a máquina do café, a impressora, o som dos teclados e até a chuva a bater nas janelas! Genial, não é verdade?

E agora que lhe deixámos 9 ideias para combater a solidão em teletrabalho, tome nota da última e 10ª dica: aceite! A melhor forma de se manter são e satisfeito, é mesmo aceitar que as relações de trabalho mudaram para bem da saúde de todos, e nesse sentido conforme-se, pois durante mais algum tempo, os seus relacionamentos profissionais e sociais não serão os mesmos.

E leia também o nosso artigo “Teletrabalho: dicas para não perder o foco”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Como atenuar a solidão em teletrabalho?

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.