Aprenda a falar em público

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Aprenda tudo sobre como falar em público

A roer as unhas porque tem medo de falar em público? A andar de um lado para o outro porque as plateias o deixam nervoso? Com a boca seca só porque acabou de olhar para a audiência? Hum… Não é caso para tanto! Com ou sem medo de falar em público, se a dada altura essa situação se lhe apresentar em contexto profissional ou social, a solução é… olhar em frente, sorrir e prosseguir confiante, como se todos os dias liderasse palestras. Conheça as dicas para lá chegar!

Aprenda a falar em público para desenvolver com maior facilidade e eficiência atividades relacionadas com a sua vida académica, profissional, social e pessoal. Seja para liderar uma reunião, apresentar um projeto, dar uma palestra ou fazer um pequeno brinde em família, a arte de bem falar deve ser trabalhada continuamente para que consiga falar em público, atraindo uma audiência e passando de forma eficaz a mensagem que pretende.

Aprenda a falar em público | O que fazer antes da apresentação?

Antes da apresentação deve esforçar-se por conhecer bem o seu público, conhecer-se a si próprio, dominar o tema que vai abordar, ensaiar e organizar as ferramentas de suporte para falar em público.

1. Conheça seu público

É preciso, antes de mais, conhecer bem o seu público para lhe ajustar a comunicação: conteúdo, linguagem, estilo, tom de voz, ferramentas de suporte, etc. Por isso, comece por recolher todas as informações possíveis sobre as pessoas que o irão ouvir para montar o seu discurso em conformidade, e deixá-lo bem cativante!

2. Conheça-se a si próprio

O autoconhecimento é fundamental para se sentir à vontade a falar em público, para reduzir hipóteses de erro e imprevistos e crises de nervos e ansiedade que só poderiam arruinar a apresentação. Perceba quais são os seus pontos fortes em apresentações orais e maximize-os. Perceba quais são os seus pontos fracos e neutralize-os.

3. Conheça bem o tema

Parece óbvio, mas nunca é demais relembrar que deve dominar o tema da sua apresentação. Só assim poderá fazer uma comunicação eficaz, mostrar a sua autoridade no assunto e, claro, manter-se seguro enquanto fala para o seu público.

4. Ensaie

Mesmo que não tenha receio de falar em público, deve ensaiar o seu discurso para reforçar os seus pontos fortes e corrigir os seus pontos fracos. Pode fazer o ensaio sozinho a falar para o espelho ou frente à sua família e amigos, o que importa é treinar o máximo possível antes do dia X, melhorando o discurso e tom de voz e corrigindo gestos e posturas inadequadas de forma a passar maior credibilidade ao seu público.

5. Organize as ferramentas de suporte

E se está a pensar em usar ferramentas de suporte na sua apresentação oral (como slides), é melhor organizá-las com antecedência!

Aprenda a falar em público | O que fazer durante a apresentação?

Durante a apresentação, deve relaxar e respirar fundo antes de começar a falar. Olhar a sua audiência, calibrar a voz, começar com uma piada ou uma pergunta, seguir para um conteúdo bem organizado, interagir com o público, atender ao facto de que podem acontecer imprevistos e levar também em conta a sua linguagem corporal.

1. Relaxe

Relaxe e respire fundo durante uns momentos antes de começar a apresentação. Concentre-se apenas na sua respiração, no ar que entra e sai dos seus pulmões, e não deixe que a sua mente seja invadida por pensamentos negativos. Verá que ao fim de poucos minutos se sente mais tranquilo!

2. Olhe para a audiência

Mesmo que seja uma daquelas pessoas que tem dificuldade em falar em público, não pode fugir a esta dica: olhar para a audiência! É verdade que olhar para o chão pode deixá-lo mais confortável, mas é uma falta de respeito pelas pessoas que o estão a ouvir. Tome nota disso!

3. Calibre a voz

Não fale nem demasiado alto nem demasiado baixo durante a apresentação oral. Um tom de voz a meio termo (aliado a uma boa pronúncia e a uma fala clara) é o ideal para ser ouvido e compreendido pelo seu público. E fale com entoação, energia, alegria, porque a monotonia – quando se usa sempre o mesmo tom de voz baixo – é a primeira coisa a por de parte na hora de falar em público e despertar a atenção e o interesse das pessoas.

4. Comece com uma piada ou uma pergunta

Se não sabe por onde começar a falar em público, que tal uma piada ou uma pergunta para quebrar o gelo? Isso vai aliviar a pressão, ajudá-lo a descontrair e a descontrair a sua audiência.

5. Organize o conteúdo

Se vai falar em público sem recurso a slides – ou a outras ferramentas que o possam guiar durante o discurso – traga umas notas em papel com os tópicos sobre a forma como está alinhavada a apresentação… porque não deve confiar na memória! Mesmo que tenha decorado o texto, pode surgir um esquecimento que (caso não tenha jeito para falar de improviso e seguir rapidamente outra linha de raciocínio ou usar outras palavras) pode prejudicar a sua apresentação.

6. Interaja com o público

Sim, falar em público já é complicado quanto mais esforçar-se por interagir com as pessoas, não é verdade? Mas se quer agradar, tem mesmo de fazer perguntas à plateia, responder às perguntas que a plateia lhe coloca a si e, se possível, usar outros recursos interativos para cativar as pessoas.

7. Lembre-se que podem ocorrer imprevistos

Esteja preparado para contornar imprevistos que podem ocorrer por motivos diversos, seja porque faltou a energia e não pode ligar o computador, seja porque não conseguiu perder o medo de falar em público, seja porque se esqueceu do que ia a dizer, seja porque alguém na plateia colocou uma questão a que não soube responder… Por tudo isso, o ideal é preparar-se desde logo para momentos inesperados. Como? Aceitando que está no comando, mas tendo a humildade de admitir o seu esquecimento ou a sua falta de conhecimento nalguma matéria.

8. Tenha atenção à linguagem corporal

A boca mexe-se e emite sons, mas o corpo também fala! Precisamente por isso deve estar atento à sua linguagem corporal, evitando alguns gestos e posições que demonstram nervosismo e insegurança, como por exemplo: posição estática, andar de um lado para o outro, movimentos bruscos, mãos nos bolsos, braços cruzados, mexer no cabelo, etc.

Como vê, não é assim tão complicado perder o medo de falar em público. Mesmo que seja uma pessoa tímida, com estas dicas conseguirá desenvolver habilidades para encantar a sua audiência!

CTA
E agora que vai usar estas sugestões para perder o receio de falar em público em reuniões e outros compromissos profissionais, aproveite para ler também o nosso artigo com dicas para tornar as suas reuniões mais produtivas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Aprenda a falar em público

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.